Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Literatura amiga



" Um dia frio, um bom lugar para ler um livro...."

Não somente em um dia frio, mas creio que todos os dias são ótimas oportunidades para uma boa leitura, não é mesmo?
Livros além de nos informar a respeito de algo, tem o poder de nos entreter sem muitos esforços, o que eu adoro!

Na gravidez, a gestante fica muito sensível a tudo, principalmente na 1ª gestação, sente-se insegura por todas as mudanças que estão ocorrendo nela tanto fisicamente quanto psicologicamente. E as dúvidas que invadem sua mente, se o bebê será saudável, se pode fazer isso ou aquilo, de como será cuidar de um recém-nascido, como identificar o choro de fome, frio, como dar banho, enfim, muitos temores dominam a mamãe assim que descobre a gravidez, e existem livros que orientam e dão dicas importantes para lidar com tudo isso, de forma saudável e tranquila.

Como vocês sabem, eu engravidei esse ano e a gravidez foi interrompida na 9ª semana de gestação. Mas neste período, eu senti todos esses temores e uma grande amiga minha meu presenteou com um livro que sanou muitas dúvidas que estava tendo. O livro chama-se Gravidez & Parto.

Então, achei interessante elencar alguns livros existentes no mercado, que são considerados úteis e de fácil linguagem, para trazer informações necessárias tanto para a gestante, quanto para a "tentante" e até mesmo para quem já está lidando com os desafios da maternidade.

1. A VIDA DO BEBE – Pediatra Dr. Rinaldo De Lamare autor deste livro, que apresenta informacões básicas sobre as mais recentes descobertas em várias áreas relacionadas a vida do bebê, utilizando uma linguagem direta e acessível. Interessante, pois ele aborda tanto os cuidados com o bebê, como explicações para várias doenças contraidas por crianças e ainda informa sobre o diagnóstico.


2. O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO – livro esclarece para a futura mamãe os passos que ela passará e informações importantes deste período, como escolha do médico, o tratamento pré-natal, exercícios, métodos de parto, sexo, entre outros.


3. SUA GRAVIDEZ, SEMANA A SEMANA – escrito por um médico, o livro vai de encontro com as necessidades e expectativas da mamãe, com informações detalhadas e precisas.


4. A BÍBLIA DA GRAVIDEZ – aborda todos os aspectos da gravidez, do parto e da maternidade/paternidade, ou seja, todos as informações para a gestante entender e orientar a fase que está vivendo, e depois do parto, informações de como cuidar do seu recém-nascido.
5. PARABÉNS - VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA – Livro do famoso ginecologista Dr. José Bento, esclarece as dúvidas de tudo o que acontece com a grávida e com seu bebê. ( Adoro o linguagem deste médico)


6. GRÁVIDA COM ESTILO - Autora dará dicas de como se vestir e ajuda a montar o estilo das grávidas, para eventos formais ou mesmo ocasiões casuais.


7. TOTALMENTE GRÁVIDA - Repleto de ilustrações e textos engraçados, retratando as fases da gestante de forma bem humorada.


8. FIQUE EM FORMA DEPOIS DA GRAVIDEZ – dá dicas que ajuda a mamãe a recuperar a forma, apresentando conselhos de exercícios e atividades que poderá fazer em casa, quando seu bebê der uma folguinha.

E vocês, conhecem algum desses livros? Algém tem alguma dica de livros interessantes para gestante ou mesmo para ajudar as mamães a cuidarem dos seus filhos?
Vou adorar ler as indicações de vocês, e anotar no meu caderninho..rs!

Beijinhos á todas

5 comentários:

  1. Olá Ju, que lindo... Agora eu sei porque você ama tanto falar sobre esse assunto. Vou anotar o nome do livro... Bom fds! Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Olá..Ju..sempre leio seu blog, mas nem sempre comento. Como desta vez o assunto me interessou muito mais...Pois em breve entrarei para o rol das treinantes e quero me informar de tudo...Deste universo da maternidade.
    Então deixo aqui minha dica, que acabei de ler semana passada.
    a) Livro - Quero Mesmo Ser Mãe? - Maristela Tesseroli - Renata Freitas - Valéria Forner
    Um livro fino e muito interessante com depoimentos.

    b) Livro - Onde Vende o Manual? - Graziella Moretto
    Um livro de uma atriz, muito interessante que conta a experiência dela como tentante e agora mãe. Bem divertido.


    Então essas são minhas dicas.
    Abraços
    Núbia

    ResponderExcluir
  3. Ju, dos livros que vc citou eu li a biblia da gravidez,mas já tem alguns anos e ano passado quando fiquei grávida meu marido me deu "o que esperar quando vc está esperando", eu comecei a ler,pq ia de acordo com a evolução d aminha gravidez...mas qdo perdi o nenê eu não quis nada q me lembrasse aquela gestação, o livro está socado na estante do escritorio, quem sabe mais tarde,qdo o Miguel estiver pra nascer eu volte a ler,neh...
    No momento estou lendo os segredos da encantadora de bebês,e estou gostando bastante.
    Bjim procê,tah!!!

    ResponderExcluir
  4. Jú, seguem meus cometários sobre os livros:
    1. Eu tive, mas troquei por outro. Ele é bem extenso e pouco didático, e mesmo atualizado tem umas dicas que estão ultrapassadas.
    2. Tenho o O que esperar até o Primeiro Ano, é bom, didático.
    3. AMOOOO, tive ele durante minha gestação e vale a pena!!!
    5. Ganhei este, é simplificado, mais o n. 3 é melhor.
    8. Me interessei por este, vou comprar da próxima vez.
    Hoje comprei o da Tracy Hogg, Encantadora de Bebês. Houvi muitas mães falarem nele e resolvi conferir.
    Tem também o Filhos - Da Gravidez Aos 2 Anos De Idade que é bem didático e serve para a gravidez também.
    Boa leitura!

    ResponderExcluir