Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Seus comportamentos falam!!!

Olá girls!!

Meninas, ontem comprei algumas revistas sobre maternidade, como sempre faço, mas ao ler não achei nadinha interessante! Afff...fiquei desapontada viu!
Dai hoje, entrei no site Pais e Filhos e li uma matéria que achei muito interessante, onde ressalta a importância e o grau de influência que os comportamentos dos pais atingem seus filhos. Claro que todos nós sabemos: não brigar na frente dos filhos, não gritar..etc...Mas as informações foram além desses clichês!


"As crianças seguem exemplos antes mesmo de compreenderem a comunicação verbal", explica Elizabeth Lombardo, psicóloga em Wexford, Pensilvânia.


E é verdade gente. Muito mais do que dizer o que nossos filhos devem fazer, devemos mostrar através de ações, o que realmente é correto fazer.
Mencionam que a qualidade do relacionamento dos pais e com os próprios filhos influenciam na saúde mental da criança.

Na matéria eles elencam alguns comportamentos dos pais que são fundamentais para o desenvolvimento saudável do seu filho, tanto físico, psíquico quanto social. Vejam!


AFETO  - o carinho e toda a tenção que os pais dedicam os seus filhos é importante, mas é imprescindível que essa relação se inicie no casal. "A relação dos pais é um campo de treinamento para as crianças" - Revista Pais e Filhos

"Não demonstre afeto com seu cônjuge apenas quando ele fez alguma coisa para te deixar feliz. As crianças precisam receber a mensagem de que ninguém tem de ser perfeito para ser amado."
Uau...que LIÇÃO!


PARTILHE AS RESPONSABILIDADES -  quando os pais dividem a responsabilidade dos afazeres domésticos, as crianças aprendem ser algo benéfico para família e que ela também pode contribuir. Crianças criadas neste esquema familiar, tem menos probabilidade de desobedecerem a professores ou de se tornarem deprimidas ou rebeldes.

Quando eu era criança, sendo eu a única mulher, e mais velha de 4 filhos,rsrsrs, sempre ajudei minha mãe em casa, mas não gostava quando meus irmãos não me ajudavam...rs. Aos poucos, me lembro que minha mãe os-colocavam para lavar a garagem, dar banho no cachorro, guardar o material escolar na escrivaninha...rs e hoje vejo que o senso de colaboração dos meus irmãos faz parte da vida deles, tanto em casa, com os amigos, no trabalho, como na sociedade! Valeu a pena!


RESERVE UM TEMPO PARA VOCÊS - "É preciso esforço para manter os amigos, amantes e parceiros". Já falamos muito aqui no blog, que as mamães devem prestar atenção em si mesma, se valorizar, e aos poucos incluir na rotina da nova família, os momentos a sós, que fortalecerá ainda mais o elo entre vocês.

Essa preocupação de estar com seu marido, requer dedicação, e além de valorizar seu casamento e seu amor por ele, produz a sensação de união e proteção de toda família, e seus filhos te admirarão e provavelmente repetirá a dose na fase adulta. Pense nisso!!!


LUTE JUSTAMENTE - Um estudo recente publicado no The Journal of Child Psychology and Psychiatry concluiu que, se a discussão for justa e civilizada, você não tem de tê-la por trás de portas fechadas.

 "Sob certas circunstâncias, as crianças são beneficiadas ao verem seus pais discordarem", diz o co-autor do estudo Patrick Davies, professor de psicologia na Universidade de Rochester, em Nova York.

Olha só que incrível. As discussões dos pais podem ser bastante úteis na vida da criança. Se na discussão houver argumentos fundamentados e os dois chegarem num acordo comum, isso demostrará ao filho que por meio de uma discussão é possível ter a solução dos problemas.

Quando você fizer isso direito, estará reforçando o conceito de amor incondicional, mostrando que você pode argumentar e ainda assim tudo ficará bem.


Destaca o valor do diálogo, e ressalta que as pessoas não tem os mesmos pensamentos sempre e que é normal a manifestação divergente, no entanto a pessoa poderá manifestar sua opinião, e será valorizada do mesmo jeito, mesmo discordando da opinião do outro. Eu acho um grande aprendizado a ser transmitido aos nosso filhos!

Adorei saber um pouco mais sobre essa "primeira sociedade" que é a família e fico tensa quanto a introdução da educação de um filho, que deve ser bem complicada. Estar atento ao que faz, pois alguém que está ao seu lado, está aprendendo tudo sobre o mundo com você.


Que hoje possamos observar nossos comportamentos, refletirmos e se necessário adaptarmos para termos uma vida mais agradável conosco e com os outros, e para sermos bons exemplos aos nossos filhos!!

Beijinhos!

4 comentários:

  1. Amiga que ótima matéria!!
    Por isso que adoro seu blog, tem muitas coisas uteis!!!
    Amei amei...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Amei o post... fez-me reflectir bastante sobre a minha infancia, sobre a minha relação com o meu marido...
    Sempre tive noção de como a relação entre os pais é super importante pra educação da criança ms foi muitoo bom relembrar e ainda aprender um pouco mais.
    Logo vou mostrar este post ao meu marido, afinal de contas vams ser pais os dois, né?! =)

    beijinho gandii

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Você está hiper animada pra ter baby hein? HAHA, daqui a pouco começo a atormentar meu marido, haha...
    Tem sorteio no meu blog.
    Beijos*

    ResponderExcluir
  4. nossa mega interessante isso Ju!
    Adoramos!!
    beijinhos!

    ResponderExcluir