Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Momentos que fazem toda diferença!



Olá meninas!!!

Como já vimos à comunicação com o bebê se inicia dentro do útero, onde reage á vários estímulos de fora, como cheiro, sabor, som e tudo o que a mãe sente neste momento, o feto começa a identificar. Por exemplo, se a mãe realiza uma atividade relaxante, o feto processa essa informação como uma sensação de bem-estar, certo?

Pois bem!! Depois, o bebê vive nos seus primeiros momentos de vida, a comunicação não-verbal com a mãe que é seu único vínculo reconhecido até o momento.


INTERESSANTE: Quando a relação mãe-filho for positiva, ele terá um “senso de segurança e auto-confiança” que o acompanharão pelo resto da vida!!!


Após vários estudos, há um consenso entre os especialistas, que a período que a criança mais precisa da mãe são nos primeiros 2 anos, e os mais intensos, sem dúvida são os primeiros 6 meses. Quem concorda ai levanta a mão!! rs

É muito importante os 2 primeiros momentos vividos por seu filho:

- Amamentação: determina o seu relacionamento com a mamãe, e posteriormente determinará a forma que irá se relacionar com as pessoas. ( Interessante ein meninas)

- Controle do xixi: “primeira norma social” que a mamãe impõe para a criança. (falaremos logo)


O médico Erik Erikson – parceiro de Freud, dividiu o desenvolvimento da criança em 8 fases, e ele diz que se uma fase não for bem resolvida, os problemas dela serão deslocados para a fase seguinte!! Uauu!!!

Já Freud diz que a primeira idade (0-18 meses) é a fase oral. A mãe representa a sociedade e dependendo da relação mãe-filho surge o senso de segurança, ou seja, se a mãe atender suas necessidades (carinho, alimentação, afeto, conversa, etc), a confiança será estabelecida. Mas se a mãe for despreocupada e não atender as necessidades que seu bebê precisa, pode-se criar uma criança hiper desconfiada e insegura no mundo, e responde isso através de sintomas, como um distúrbio de alimentação, uma reação alérgica, etc.!!


Então meninas, cada bebê reage e espera respostas da mãe de forma diferente um do outro. Cada um tem necessidades específicas, por tanto, é muito importante esse contato inicial, para a identificação dessas necessidades e para que a mamãe aprenda a corresponder as expectativas do seu bebê corretamente.

E o que vocês acham sobre o retorno da mamãe ao trabalho? Alguém aqui já passou pela experiência? Qual sensação de deixar seu bebezinho e ficar o dia todo longe do seu anjinho? Ainda bem que a maioria das empresas estão adotando os 6 meses de licença. Eu acho pouco, mas já é melhor do que 4 meses neh?!

5 comentários:

  1. Oi Ju, eu estudei essa fases da crianca na faculdade de Pedagogia. Sao intensas e importantes sim. E com certeza, a comunicacao entre mae e filho eh primordial pro bem estar da crianca!
    Um gde bju e boa materia

    ResponderExcluir
  2. É tão sublime a relação entre mãe e filho neh.Acho que a amamentar é a o momento mais íntimo e d ecumplicidade pros 2. Eu adoro amamentar, ter o carinho dele enquanto o alimento... ai e novembro que não chega logo...rs
    E as fotinhos escolhidas a dedo q vc colocou, dá ainda mais vontade de agarrar o nenezinho,neh??
    Bjs, Ju,tenha um dia delicioso!
    PS: Não consegui te achar no orkut.

    ResponderExcluir
  3. Oi ju...como passou o fds...???Adorei seu post ...ah que delicia né deve ser sentir esta sensação....na minha biblia tem um topico que diz as misericórdias do Senhor...são comparadas a um utero de uma mamãe com seu bb dentro...o laço é tão grande..que não se pode comparar o amor...nossa chorei tanto quando eu li isto...
    Amanhã tenho uma consulta...vou levar os meus exames que fiz a uma mes atras....ore por mim,to com medo e to tão ansiosa pela respostas do médico...sei que td está nas mãos do Senhor...mas to tão cansada de frustrações....obrigado pelo seu carinho de sempre....bjinhos.

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Acho primordial o bebe estar bem perto da mae nos primeiros meses. Ja estou acumulando minhas ferias para qdo engravidar e tiver o bebe poder ficar mais que os 6 meses que a lei estabelece.
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Boa noite JU. Estou querendo fazer uma lembrancinha para o nascimento do meu bebe com esta foto do bebe c/ laço azul. Vc pode me dizer onde consigo esta foto com uma boa resolução para impressão? Obrigada
    Ana Paula
    anafisioramos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir