Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A chegada do segundo bebê!!



Olá meninas!

Como foi o final se semana de vocês? O meu foi ótimo! Esse finde resolvi que seria todo caseiro. Sábado fui ao salão, a noite no niver da minha amiga (Para quem é de Brasília, já deixo a dica - Restaurante Le Jardin Du Golf – maravilhoooso, com vista para o lago, tudo neh!!) e domingo extremamente caseiro...assistido filminhos na Sky com direito a pipoca e guaraná!! rs


Então, eu estava aqui pensando como deve ser complicado ter o segundo bebê! A palavra na verdade não seria “complicado”, mas acredito que a adaptação da família e principalmente para o primeiro filho, requer uma atenção e paciência extra. Vendo esses programas de bebês na TV, uma psicóloga deu algumas dicas para ajudar nesta nova fase da família que achei muito interessante, e gostaria de compartilhar com vocês.


No caso, o primeiro filho tinha no máximo 3 aninhos, e chegou o novo bebê em casa. Como toda a rotina familiar altera, a do 1º filho também sofreu mudanças. Ele não queria dormir no horário certo, pedia colo todo momento aos pais, especialmente para a mãe quando ela estava amamentando (olha isso...) e deu para observar uma leve regressão de comportamentos, fazendo xixi na cama, não comendo sozinho, ou seja, tentando chamar a atenção dos pais, que antes era só dela.

Os profissionais deram várias orientações, e uma que me chamou atenção foi que adquirissem o hábito da leitura ao colocá-lo (1º filho) para dormir. A sugestão foi escrever um diário contendo a rotina dele e ao ler ele seria o personagem principal, o que prenderia maior atenção. Neste caderno, a linguagem seria adequada à idade do seu filho, e lá registraria como a criança é, o que ela faz desde o acordar até o deitar.
 
 
Imaginei um exemplo:
 
“ Você é o nosso filhinho querido e amado. Nós desejamos que você viesse ficar do nosso lado antes mesmo de você estar na barriguinha da mamãe. Quando você estava na barriguinha da mamãe, nós conversávamos com você, te dávamos beijinhos, cantávamos para você, fazíamos carinho!! ( Neste momento, você pode repetir com atitudes o que está lendo – no carinho você pode pedir para ele fechar os olhinhos, para ele ir relaxando). Daí você nasceu e foi uma alegria para todos nós. A mamãe te dava banho, te dava leitinho, te fazia dormir, te dava beijinhos, banho....Depois a mamãe ficou grávida de novo, e seu irmãozinho começou a crescer na barriguinha da mamãe. E você beijava ele, abraçava, falava com ele, lembra? E ele ficava se mexendo com vontade de te conhecer, sabia? E hoje ele está aqui pertinho de você, querendo seu abraço, seus beijinhos, que você converse com ele. Ele te ama muito! E a mamãe quer ajudá-lo a crescer logo para poder brincar com você e sabia que você pode me ajudar com isso? Quer me ajudar?”
Enfim, algo desse tipo ( não sou mãe ainda, e você saberão melhor do que eu descrever todo esse momento ok..rs)

Outra sugestão que será interessante também, é colocar fotos de cada momento que for descrevendo e ao ler a historinha vai mostrando as fotos, e entreterá mais seu filho. Pode ser algo mais curto, e a orientação da psicóloga era que poderia ser o pai contando a história também. Outra dica, seria o pai ficar com a criança até ela pegar no sono durante 1 semana, e aos poucos acostumando que ela terá que dormir no seu quarto de agora em diante. (Isso porque no 1º filho, alguns pais permitem que seus filhos durmam com eles até uma idade avançada, mas com a chegada do outro, as coisas devem ir tomando seu lugar correto).


Eu adorei as dicas, e acho que no início tudo é mais difícil, mas aos poucos criarão nova rotina, e todos se adaptarão.Você já passou por esta experiência? Conte-nos. E você que ainda não passou, o que acha da sugestão?

Um grande beijo, ótimo inicio de semana, que tenhamos ótimas notícias sabendo que o melhor ainda está por vir! Vamos dar o nosso melhor hoje?

 
“Gastamos muito mais tempo falando de nossos inimigos do que elogiando nossos amigos”.
Aconselhe que não falem mal de ninguém, mas que sejam calmos e pacíficos e tratem todos com educação. Tito 3:2

8 comentários:

  1. Bem legal o post amiga!!!
    Eu quero logo outro bebe, acho que em menos de 3 anos ta vindo outro aii,e de preferencia menina, ja pensou, um casal? aiiiiiii delicia!
    acho que vai ser bom demais!!!
    beijão

    ResponderExcluir
  2. Como sempre seus posts bem elaborados e abordando assuntos bacanas, adorei.

    ResponderExcluir
  3. Ju, adoro seus post com dicas para gestantes e mães!!!

    Me passa o link do seu perfil com as roupinhas?!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Coicidência né! Tenho um filho de 1 ano e 9 meses e o Bruno, meu segundo baby, está para chegar a qualquer momento! Tenho lido mt a respeito e temos nos preparado..mas como será não sei dizer...aliás comentei justamente isso no meu último post...
    As dicas aqui também vão para minha listinhas de "não posso esquecer"...rsrsr...Valeu!!

    ResponderExcluir
  5. Olha eu adorei o seu canto.E vou voltar outras vezes. Esta forma que escreve com total sensibilidade é fantástica. Parabens...Qto ao texto eu realmente fico com a pulga atras das orelhas ( as duas ao meRmo tempo ), pq. sou filha única e cometi o meRmo erro, ou seja, tenho um único filho de 15 anos, AGORA ABORRECENTE...É sim um grande erro, pois ser filha única era maravilhoso até que... tudo ficou terrível... e estou caminhando na mesma direção q. meus pais...Enfim, segundo filho dizem q. é bem melhor no sentido de não sermos mais marinheira de primeira viagem, porém, dizer que o SEGUNDINHO SEMPRE É UM HORROR... Mais acho q. é o ideal... A coragem é sempre amparada pelas mãos de Deus então ele ajuda sempre...nénão? Bjitos mil e parabéns de novo.

    ResponderExcluir
  6. Xiii voltei... para agradecer e me tornar sua seguidora...bjitos mil ..amei a visita.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!
    Quando a Duda nasceu, o Gui tinha 3 anos. Ele estava ansioso pelo nascimento da irmã, tentei todas as dicas pra amenizar a chegada do 2°, mas mesmo assim o Gui mudou um pouco. Voltou a fazer xixi na roupa, passou a dormir muito tarde, chorar pra tudo... Tudo pra chamar a atenção. Agora está melhor. Acho que nunca teve ciúme dela, só queria aparecer também. Quem anda tendo crises de ciúme agora é a Duda, que não pode ver o Gui perto de mim que chora, grita e empurra o coitadinho.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, até porque o meu segundo filho vem ai e estou bem preocupada com as reações do primeiro quanto a todas as mudanças...

    ResponderExcluir