Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Encontro com o Pilates !



Olá meninas!

Frase do dia! Seu bebê é talentoso: assim que nasce pode fazer muitas coisas: ver, saborear e reconhecer sons. Fale docemente com ele e perca-se em seu olhar!!

Eu faço academia continuamente há 3 anos (com algumas pausas) e gosto muito da sensação que o exercício me proporciona. No entanto, eu acho que cansei, sabe! rs... Pensei em fazer natação para mudar de modalidade, mas confesso que meu deu dó do meu cabelinho de luzes...(olha a desculpa)! ahahah


Então, comecei a pesquisar sobre o Pilates e percebi ser um exercício que nos fornece muitos benefícios principalmente para gestantes. Ainda não estou grávida, mas em breve estarei (amém meninas?? rs) e quero já me preparar.


Para quem não sabe, o Pilates foi elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates e criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos, permitindo qualquer pessoa a praticar os exercícios.

As gravidinhas só tem a ganhar, pois melhora sua circulação e a eliminação de dores musculares devido às alterações de postura na gravidez .

Uma dúvida! Não há nenhum risco para a gestante ao praticar Pilates?

Bem, cada caso é um caso específico, e nós sabemos que antes de qualquer coisa, toda grávida deve procurar a orientação médica, pois ele quem irá determinar se você está apta para realizar tais exercícios. No caso de uma mulher sedentária a indicação é a partir do 3º mês, pois sabemos que no primeiro trimestre ocorrem várias transformações físicas e uma grande liberação hormonal que influencia todo o corpo da mulher, e sobrecarregar a freqüência cardíaca e o estimulo da flexibilidade pode gerar desconfortos. ATENÇÃO NISSO!


Mas para a gestante que já pratica algum exercício anterior a gravidez, a possibilidade do seu médico liberar o Pilates é bem maior.

O que achei interessante é que o pilates ajuda na hora do parto, principalmente no parto normal, vejam os motivos:

- fortalece a musculatura pélvica o que proporciona uma melhor sustentação desta região para o peso do feto,
- corrige os problemas de coluna que aparecem durante a gestação
- estimula o desenvolvimento da musculatura do abdômen e o trabalho de respiração, que também beneficia o bebê com a melhor oxigenação do organismo da mãe.

Legal não?


Mas há algumas contra-indicações para a gestante, por isso, insisto em dizer, que é importante informar á própria profissional do Pilates que está tentando engravidar, e comunicar ao ginecologista-obstetra da sua decisão da prática e solicitar sua aprovação, ok?

Cuidado: Não se deve praticar Pilates quem possui quadros de sangramento vaginal, placenta baixa, gestação múltipla, trabalho de parto prematuro, hematoma retro-placentário, ameaça de aborto, hipertensão, diabetes, cardiopatias e outras doenças de base.


Por isso tudo ai, hoje eu decidi iniciar o Pilates, e já na primeira aula eu ameei! Minha flexibilidade é muito comprometida e percebi que vou melhorar bastante nisso, além do enfoque na respiração, que acho hiper importante, principalmente para gestante neh! Aos poucos vou postando minha experiência aqui, mas posso adiantar que mexe com toda a musculatura do corpo e estou muito empolgada!! rs



E vocês o que acham do Pilates? Tem alguma experiência própria ou de alguma amiga que fez? Nos conte!!

Beijos ótimo dia para vocês!

16 comentários:

  1. Pilates parece ser muito legal. Queria ter feito algum exercicio mais voltado pra gestação, mas nem deu.

    Amem! Seu bebe virá loooogo.

    :D

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Obrigada pelo comentário lá no meu blog! Gostei muito do seu e vou te seguir! Tbm quero muito ser mãe! E amei a dica do pilates. Eu já conhecia, mas nunca pratiquei. bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi,JU!!
    Ate pensei em fazer pilates mas sempre pratiquei esportes de maior impacto como corrida e squash por isso acabei desistindo...Mas na gravidez e uma boa!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá! quando eu estava grávida, tbm pesquisei sobre pilates, sob recomendação médica. Mas é muito caro por aqui!!! Cerca de 200 reais, 2x por semana... daí não deu, né?
    Então optei pela hidroginástica e AMEI! Além de ser mais barato, cerca de 80 reais, 3x por semana, eu estava no último mês de gestação, e não pesava nada na água!!! uma delícia... tbm acalmava as dores lombares, desinchava... tudo de bom!
    super beijo!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jú...Seu blog é muito bacana! Tornei-me sua seguidora...Rssss...
    Olha só, posso afirmar que vc fez uma excelente escolha quanto ao Pilates! Sou adepta da academia há mais de 10 anos. Faço musculação todos os dias e quando engravidei continuei com a musculação e comecei a fazer Pilates também. Foi ótimo. Ajudou muito na postura, na respiração e na concentração/contato com meu corpo também. Essa questão (contato com o corpo) é fundamental para uma boa gestação e um bom parto (na minha opinião).Sei de cada mudança que ocorre comigo e com meu bebê. Hoje estou de 37 semanas completas e SUPER tranquila. Só esperando o meu bebê vir ao mundo! Boa sorte a você e continue mesmo com o Pilates...Só tem a acrescentar em sua vida!

    Beijosssssssss...

    :)

    ResponderExcluir
  7. Ju, eu fiz pilates algumas vezes ja e adorava!
    Sempre penso em voltar e nunca volto, fico adiando dizendo q faco qdo engravidar rsrsrs
    Aqui nao tem hidroginastica em todos os lugares, entao fica mais dificil, mas Yoga e Pilates sim.. encontramos aos montes!
    Fora q os exercicos ajudam seriamente na respiracao pra hora do parto, super importante!
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju
    Eu era louca pra fazer pilates e hidro quando engravidei, mas sou muito sedentária sabe!!
    sempre falei que ia entrar na academia e nunca entro..rs
    mas quero muito fazer...

    e o que é essa barriguinha da carolina depois de 2 gravidez hein?? me mata de inveja "branca" lógico..rs
    bjoos

    ResponderExcluir
  9. vou amanhã na obstetra e vou questionar sobre isso, mas já li muito e ajuda até na hora do parto.



    Baby Beijos :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Jú, quando tava grávida fiz hidrogestante, e não molhávamos o cabelo, raramente a professora passava algum exercício mais relaxante em que devíamos mergular a cabeça. Ou seja, seus luzes não correm perigo!!! Mas pilates é bom tbm, só acho meio carinho, mas tá valendo, yoga tbm! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu "malho" na Runway (tá,não malho,uhauhuha estou de atestado há 5 meses)e lá eu fazia entre outras coisas, pilates, que eu adoro!!! Nossa,o corpo ganha flexibilidade, a sua respiração melhora,os musculos ficam mais tonificados a boa forma agradece pq ajuda bastante a definir a musculatura,além,é claro de proporcionar um bem estar indizivel.Como meu médico me proibiu de fazer atividades, fico só na saudade...mas qdo o Miguelito nascer, vai ser meu companheiro de ginastica..rs
    Bjs Ju linda!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu amo Pilates, faço faz uns dois anos. Confesso que as vezes me dá uma certa preguiça. Mas eu faço em aparelhos, a bola raramente eu uso. É ótimo e recomendo. Beijos*

    ResponderExcluir
  13. Olá! Obrigada pelas dicas, vou pra NY em setembro, e hoje mesmo vou entrar no site e mostrar pro meu marido, hehe... Beijos*

    ResponderExcluir
  14. Ju já fizemos um bom tempo Pilates, paramos, mas é o melhor exercício!!

    Bjs das gurias

    www.gauchasnamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Amiga, vc vai ficar com a barriga da Carolina Dieckmann! hahahahaha

    ResponderExcluir
  16. Oi Juuu!!!
    To amando seu blog! Muito legal!!!

    Adorei tantos comentários sobre o Pilates, acho bom saber que trabalho com uma coisa que tanta gente ama...
    Eu tambem adoro ta gente!!! Amo fazer e AMO dar aula...

    Bjusss

    PS: Amém! Logo logo vc estará gravidissima!! E vamos trabalhar muito para que vc tenha uma excelente gestação e um bom parto!

    ResponderExcluir