Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Falando de algo sério



Olá meninas!

Senti saudades de vocês! Dei uma sumidinha neh, mas eu estava muito comprometida com o aniversário do Gabriel (filho da minha amiga linda Gabi). No sábado, comemoramos o aniversário dele e foi lindo, perfeito!! Valeu a pena todo o esforço da Gabi! Depois mostro as fotinhas da decoração para vocês tah!

Mas hoje, queria compartilhar com vocês, algo muito importante para se ter o conhecimento, pois mesmo sendo um assunto um tanto incômodo para muitas, temos que lembrar que várias mulheres passam por esta situação e normalmente se desesperam no primeiro momento.

Muitas daqui sabem o que passei no início do ano, precisando me submeter a uma curetagem, a fim de retirar “restos placentários” do meu útero. Quando passei pela interrupção da minha gestação, eu procurei diversos sites e blogs que falavam a respeito, para me tranqüilizar, o que foi fundamental! A orientação médica que tive (muito boa e consciente, por sinal) foi que após o diagnóstico da ausência dos batimentos cardíacos no bebê, eu deveria aguardar alguns dias, para que meu próprio organismo reconhecesse e o-expulssasse. Tomei um medicamento para ajudar a expelir, o que deu resultado, no entanto, houve um aborto incompleto e precisei da curetagem


Foram-me apresentadas duas opções: Aspiração e Curetagem.

A aspiração (AMIU) é um procedimento médico, rápido, simples e seguro de esvaziamento uterino para o tratamento do aborto retido ou incompleto no primeiro trimestre da gestação. É realizado sob anestesia local ou geral , que consiste na aspiração do conteúdo uterino através de um aspirador à vácuo acoplado a cânulas de plástico.

Vantagens:

- a satisfação das pacientes
- o uso de anestésicos locais em substituição à anestesia geral
- o tempo de recuperação da paciente (é mais curto)
- reduz o risco de complicações durante o tratamento
- taxas de complicações são consideravelmente mais baixas do que a curetam

Curetagem tem como função principal limpar os restos do aborto. Após a anestesia local ou geral, necessário a dilatação, para introduzir no útero, o instrumento médico (cureta).

Vantagens:
 
- Permite retirar todo material do útero, evitando deixar restos
- Com o material, é possível realizar exames para identificar a causa do abortamento
 
Ambos possuem desvantagens, mas após um “aborto retido”, o ideal é esvaziar o útero, o-deixando limpinho evitando riscos de infecção. O importante é verificar com o médico, qual a melhor opção, pois cada caso é tem suas particularidades.
 
 
É interessante saber desses dois caminhos quando se depara com uma situação dessa, pois além da dor psicológica, o procedimento que minimizar a “dor física”, será o mais indicado aqui. Eu passei por isso, meninas, mas logo racionalizei que milhares de mulheres vivem essa experiência, e rapidamente estão com seus bebês nos braços, o que motivou a criar o blog, e mudar muita coisa na minha vida, me preparando para meu momento, que em breve chegará!
 
E então, alguém aqui, já passou por essa situação? Conhece alguém que já viveu isso?
Conte-nos, será muito importante para as mulheres que estão passando essa dor, ler depoimentos de outras com sucesso.

Me desculpem meninas, mas sinto um pouco melancólica quando lembro desses momentos que vivi, no entanto, achei importante registrar aqui essas poucas informações, pois pode ter alguém que as-estão procurando.

Desejo uma ótima semana para todas!
Beijinhos...

Ju Chicrala

10 comentários:

  1. Oi Ju querida, é verdade amiga foi muito bom você ter compartilhado destas informações conosco.
    Tenho sabido de algumas blogueiras que passaram pela interrupção de suas gravidez e é muito triste, porém é importante sabermos dos procedimentos.
    ótimo post.

    Beijo Grande, e uma ótima semana pra ti querida.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Eu também passei por isso. Há dois anos e meio eu tive um aborto espontaneo. Quando eu estava de 10 semanas fui fazer o primeiro ultrassom e então o feto não tinha batimento cardíaco. O médico também falou pra eu esperar que o meu corpo ia expelir naturalmente, e foi o que aconteceu depois de 1 semana. Não precisei fazer curetagem porque o meu útero expeliu tudo. Na época eu não estava planejando gravidez porque eu tinha acabo de mudar pra Australia, eu tinha trazido pilula, mas aí quando ela acabou eu não fui à médica daqui pedir prescrição de mais pílulas. Então no primeiro mês de intervalo da pílula eu engravidei e foi uma grande surpresa, mas eu e meu marido ficamos super felizes. Contamos pra toda a família. Mas depois acabei perdendo. Estou resumindo uma grande história porque na época eu fiquei muito triste, sentia um vazio grande dentro de mim, foi horrível. Aí eu comecei a tomar pílula de novo pra evitar uma outra gravidez pois fiquei com medo. Naquela época não tínhamos nem amigos aqui na Australia ainda. Então imagina a barra que passamos. Mas Deus se fez presente me consolando e me fortalecendo. A verdade é que até pouco tempo não tinha superado essa perda. Mas Deus tem falado comigo através de pessoas que mal me conhecem, profetizam coisas maravilhosas. E esse ano decidi que quero engravidar. Então desde o começo do ano estou me cuidando e tomando vitaminas e faz mais de um ano que parei com a pílula. A minha esperança está no Senhor. Realmente é bom vir e compartilhar isso com outras mulheres que passaram pela mesma situação. Nós não estamos sozinhas. Temos que crer que a nossa vez chegará, que o nosso milagre vai vir a qualquer momento. Um dia eu estava muito triste pensando nisso e então sem querer acabei encontrando duas músicas do Fernandinho chamadas: Uma nova história; e Deus tem o melhor pra mim. Foi como como se o Senhor estive colocando um bálsamo no meu coração enquanto eu ouvia aquelas músicas. Tenho uma amiga que passou por isso em janeiro desse ano e quando foi em março ela engravidou novamente e está com 5 meses de gravidez e está indo tudo bem. O Senhor restituirá o que foi perdido! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Obrigada pela visita no blog da Baby Cool!
    Seu blog é muito legal!
    Dá uma passadinha conhecer um outro blog, sobre viagens com filho (Eu Viajo Com Meus Filhos) que tbm ajudo manter!
    http://euviajocommeusfilhos.blogspot.com/

    Bjo!
    Halini

    http://www.babycoolbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju !
    assim com vc tbm tive uns dias ausente mais to de volta...rsrs
    seu poste me fez lembrar da minha cunhada....ela passou por isso ...nossa foi um choque...e ela na epoca naum tinha nenhuma informação do procedimento...mais graças a Deus naum teve nenhuma complicação....hoje ela ja tem um bb meu sobrinho Daniel...mt lindo e saudavel...mas na epoca foi uma barra pra todos nos...mais Deus sabe de todas as coisas neh....
    saudades de passar por aki...
    te desejo uma linda e abençoada semana
    bjuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  5. Oiii Juju,

    Olha, minha mãe também passou por isso, foi na sua primeira gravidez, ela não sabia que estava grávida e tentou mudar de lugar um vaso com uma planta. Como forçou muito, pois o vaso era pesado, ela teve um aborto espontâneo e teve que se submeter a uma curetagem. Passados poucos meses ela engravidou novamente, e veio um linda menina chamada Cyntia...kkk... mas o mais difícil foi na 3ª gravidez, era um menininho, o sonho do meu pai, já na maternidade para dar a luz, o médico f icou enrolando e esperando que o parto fosse normal, mesmo o ultrassom confirmando que não seria possível ser normal pela posição do bebê. Quando decidiram fazer a cesariana já era tarde, tinha passado da hora, minha mãe não ouviu o bebê chorar e ficou desesperada, o médico alegou que o bebê nasceu com pneumonia e não suportou. Foi um momento muito difícil!!! Depois de 1 ano ela engravidou novamente e veio outra menininha...

    Quem sabe no próximo ano vem um netinho né?!

    Bjos,

    Cyntia - Goiânia

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju... É triste, mas muitas vezes esses acontecimentos que nos dão forças para tentar e tentar sempre. São ótimas dicas que você dá, pois nem todas nós sabemos como funciona essas coisas dos primeiros meses de gestação. Acho que essa fase deve ser a mais complicada, onde a mulher tem que ser mais mulher para ter uma boa gravidez. Adoro ler isso, beijos*

    ResponderExcluir
  7. Sei o quanto este assunto é dificl Ju, não sei se vc sabe,mas eu estou na minha quarta gestação e só tenho um filho biologico.Já sofri 2 abortos retidos e tive que fazer a curetagem. Em ambas as situações tomei anestesia geral e tive uma rapida recuperação física. Para mim tb ainda é muito doloroso falar a respeito porque o lado emocional fica sempre fragilizado. O fantasma do aborto ainda me atormenta. Mas é importante tentar de novo e crer que será diferente. Que tudo ficará bem, crer em Deus e suas promessas, é isso que tenho feito nos ultimos 5 meses amiga, acreditando que meu Miguel em breve estará nos meus braços. E logo o seu dia tb vai chegar, e espero que você tenha nos braços a forma física do milagre divino.
    Bjs, fique bem!!!

    ResponderExcluir
  8. Amiga linda! Já agradeci, mas quero agradecer de novo seu imenso carinho e amor expresso em toda a ajuda que me deu para um dia tão especial e importante na minha vida - o niver do Biel. Pude relembrar que há exato um ano você também estava ali presente, do meu ladinho, segurando o Bibil!!!
    Você é muito especial. Te amo!!!
    Já já estaremos preparando a festinha de um ano do seu bebê. Passa muito rápido e sei que Deus te abençoará com um neném lindo e cheio de saúde brevemente.
    Gaby

    ResponderExcluir
  9. oi Ju... Obrigada pela dica do livro, e já tinha visto por alguns recados que o azul é o 1º q devemos ler, assim mesmo como vc citou! Só estou esperando entrar no estoque do site americanas.com pois foi o lugar mais barato que encontrei, apenas 21,90 cada!!!

    Mudando de assunto flor...a dez anos atras, no auge de minha juventude, "me descobri" grávida, e em menos de 8 semanas sofri um aborto retido, ou seja, passei pela mesma situação, a tal curetagem... pois ao ir na 1ª consulta pré natal, já não foi possível escutar os batimentos do bebê! Fiquei triste, mas claro que olhando para trás, hj em dia eu agradeço que esse bebê não veio tão cedo, pois hj eu vejo que isso aconteceu para o meu próprio bem, para a minha "evolução" e hj sim, me sinto preparada psicologicamente, fisicamente, e tbm financeiramente (esse último ítem nem tanto, mas sempre se dá um jeito né, rs) do que naquela época!
    Mas olha Ju, posso dizer que foi uma das piores experiências de toda a minha vida, pois na verdade eu acho que os médicos (SUS p/ variar) que fizeram meu atendimento naquela época, entenderam talvez q eu tivesse feito algo pra provocar o aborto, e me trataram de qualquer jeito, se é que vc me entende... poxa, eu seria uma mãe ainda meio que adolescente, e creio que eles simplesmente "suporam" que eu mesma tivesse provocado aquilo... mas que nada menina, tdo aconteceu na forma mais natural, eu não tive culpa nenhuma...jamais provocaria um aborto, ou seja, resumindo, fui mto mal atendida, e tive um pós cirurgico de 15 dias, dos quais foram os mais doloridos e sofridos de toda minha vida, pois nem com o mais forte remédio p/ dor, eu não conseguia parar de sentir dores em meu útero... foi muito, mas muito terrível!
    E por isso hj em dia eu agradeço a Deus por estar dando tudo certo nesta minha gestação, e daqui +ou- 9 semanas estarei com meu bebê lindo no colo, passando pela maior felicidade do mundo, que é a de ser mãe!!!

    Ju, isso acontece com muitas mulheres, umas sofrem mais e outras menos, mas não desista não, pois toda espera vale apena, toda dor tem um propósito, por mais que não entendemos na hora, mas um dia a gente compreende o pq disso ter acontecido justo com a gente...

    BEIJOSSSSS!!!

    ResponderExcluir
  10. Tive um aborto em abril de 2009. Após a análise do material retirado chegou-se ao diagnóstico de MOLA HIDATIFORME.
    Esse é um tumor trofosblástico gestacional que ocorre a partir de uma gravidez. Apesar de pouco conhecido até pelos médicos é de suma importância um tratamento correto para que não cause infertilidade na mulher.
    Fiz 06 meses de tratamento e graças a Deus em Novembro de 2009 recebi alta e logo em abril do ano seguinte engravidei. Hoje estou com quase 05 meses e minha bebê está muito bem.
    Sobre a curetagem gostaria de ressaltar a importância de fazê-la da melhor forma possível e com os melhores profissionais! TENHO VISTO RELATOS DE COLEGAS COM DIFICULDADES DE ENGRAVIDAR E ATÉ MESMO DURANTE A GRAVIDEZ TER TIDO ALGUNS PROBLEMAS, COMO POR EXEMPLO, A BANDA AMNINÓTICA, POR UMA CURETAGEM MAL FEITA.
    Por isso meninas toda atenção do mundo com esse importante procedimento!

    ResponderExcluir