Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Chupeta, e ai?



Olá meninas!!

Vocês já presenciaram alguma criança maiorzinha com a chupeta na boca? Acho que todas nós já vimos essa cena! Mas, afinal, é ou não é prejudicial á criança o uso da chupeta? E qual a idade correta para a retirada?


A chupeta serve de complementação da necessidade de sucção do bebê, na qual ela deve ser preenchida. Se isso não ocorre, a criança fica extremamente irritada e inquieta.

Os problemas que a chupeta acarreta á criança, quando esta estiver ultrapassado a idade recomendada ( após os 3 anos), vai de problemas na arcada dentária até a possibilidade da fala prejudicada.


“O uso da chupeta afeta, ainda, a função respiratória, ocasionando, por vezes, respiração bucal com roncos e fadiga, que causam distúrbios de atenção e dificuldades no aprendizado”, diz o especialista Wilson Salgado Junior, pediatra do Prontobaby Hospital da Criança, no Rio de Janeiro.


Atitudes punitivas e palavras impositivas podem atrapalhar o processo da retirada da chupeta do seu filho. Para tentar te ajudar nesta difícil tarefa, veja algumas dicas:

* Reforce com palavras a atitude do seu filho quando ele não estiver com a chupeta na boca
 
 
* Distraia a atenção dele, para ele ficar o máximo de tempo sem a chupeta na boca
 

* Quando seu filho estiver dormindo, retire a chupeta


* Conte historinhas antes de dormir, para que ele se distraia e durma sem a chupeta


* Nunca use prendedor na roupa, isso facilita que seu filho fique constantemente com a chupeta na boca


* Faça uma troca. Use alguma coisa que ele te pediu, e diz que o - dará se ele jogar fora a chupeta dele
* Alguns médicos recomendam colocar “gosto ruim” na chupeta para ele ir perdendo o interesse


* Marque um dia com ele, de jogar a chupeta fora, e não volte atrás depois


* Quando sair de casa, explique que a chupeta precisa ficar em casa


* Se tiver por perto de alguma criança, fale para ele dar a chupeta para o bebê, pois ele já está grandinho para usar chupeta


Estava conversando com amigas que têm filhos e já passaram por essa experiência, e uma delas falou que seu filho resolveu jogar a chupeta fora. Então ela e seu filho foram até o lixo, e ele mesmo jogou fora. Chegou à noite, ele pediu de volta, e ela falou que ele tinha jogado fora e que não tinha como pegar a chupeta toda suja cheio de bichinhos. Ele chorou e ficou manhoso durante 5 dias, depois esqueceu e nunca mais.
 

Uma notícia boa para as mamães, é que muitas crianças perdem esse hábito ao entrar na escola pois acabará sendo influenciada pela pressão dos amiguinhos.

Tente fazer desse momento, uma relação de cumplicidade e verdade entre você e seu filho, para que ele sinta-se seguro quanto ao que está dizendo. Não puna e nem force a retirada, pois isso sim poderá ser danoso ao seu filho.


Saiba que certamente, em algum momento ele deixará a chupeta e o hábito de estar sendo suprido oralmente constantemente.

Beijinhos, ótima quinta!!! Êhhh amanhã é sexta, adorooo!! rs

11 comentários:

  1. ah ju que lindo este post..muito interessante viu....vc acredita que eu chupei chupeta até os 13 anos...parei quando eu sofri acidente...pois fiquei com vergonha de usar...heheh...eu levava a chupeta até pra escola...mas meus dentes são perfeitos...minha tirava de mim quando eu dormia...eu amo chupeta..acho que os babys ficam mais calmos....e vc não acredita...eu comprei uma chupeta lindinha pro meu baby...do corithias...só pra agradar meu maridão...heheh...bjinhos te amo em cristo...vamos seguir em fé.

    ResponderExcluir
  2. Ju, eu sou contra chupeta. O filho da minha amiga nunca precisou, nem gostou.. e eu achei isso tao facil de lidar.
    Alem do que eu acho horrivel ver bebes recem nascido com chupeta na boca.
    Entendo q a chupeta eh uma forma de seguranca, mas os pais extrapolam e usam a chupeta como a baba, como pai, como a salvacao dela e o bebe chorao!!
    So pra constar, eu chupei chupeta ate quase 6 anos!! E so deixei qdo ela caiu no esgoto da rua.
    Minha prima teve carie aos 6 anos pq usava chupeta ainda mamava na mamadeira!!
    Meu irmao usa aparelho ate hoje pq a chupeta fazia com q ele respirasse errado e ai os dentes ficaram tortos..
    so, Im not taht into dummy!!
    saudades suas e bom finde

    ResponderExcluir
  3. amei a materia....mt interessante...
    bjuuuu

    ResponderExcluir
  4. Juju,

    Que legal esse post!

    Como tudo tem seu tempo, acho que a chupeta deve ser usada por crianças de até 3 aninhos. Acho lindinho bebezinhos com chupeta, mas em compensação, fico incomodada com os pais que deixam seus filhos chupar chupeta até 5,6 anos de idade.
    Às vezes fico pensando, são tantas etapas que os pais vivenciam com seus filhos. Cada etapa é tão importante e determinante na vida dos filhotes. Veja só, uma simples chupeta pode influir até na respiração de uma pessoa...
    É, ser mãe/pai é assumir uma responsabilidade muito grande...

    Bjos

    Cyntia

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju lindona, como vc está? espero que bem final de semana chegando...isso é bom né rs..

    Quanto ao post, ultimamente não tenho presenciado o costume do uso da chupeta nem na família e nem com filhos de amigos mais próximos, não sei o que acontece mais alguns bebês acho que já nascem sem vontade pra chupar a chupeta rs..
    Também não acho legal criança usando ela por muito tempo não, como disse a Cynthia tudo tem seu tempo e pra usar a chupeta tb.

    Beijus

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog, mt bom!!
    bjo bjo!! http://marcelacecilio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ju,

    Pra mim, chupeta é a melhor coisa do mundo. O nome em inglês, pacifier, diz tudo. A criança se acalma, pára de chorar, dorme melhor... Beleza.
    A do Gui foi dada pro Papai Noel quando ele tinha 2 anos e meio. Passou uma semana pedindo antes de dormir, depois eaqueceu.
    Acho um exagero a neura por trás disso...

    Passa lá no blog, que tem promoção!!!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju... Você só coloca tema polêmico hein! haha... Que acalma a gente sabe, que a criança fica feliz a gente sabe. Mas até quando? tudo tem limite, e sou da seguinte opinião, se nós pais não temos poder com os nossos filhos quem vai ter? Quando for a hora de tirar tem que tirar. E não deixar a criança fazer birra pra ter o que quer e na hora que quer. Pra mim é assim que educa um filho, temos que fazer isso enquanto são crianças, porque depois o mundo que decide por eles. Beijos*

    ResponderExcluir
  9. essa bendita/maldita... rs

    ótimo texto. eu já tentei tudo isso aí (referente à idade dele), mas ele continua viciado.

    vamos deixar rolar...

    ResponderExcluir
  10. OI Ju, tdo certo por aki?

    é um dilema terrível mesmo o uso ou não de chupetas...
    Seu tema foi mto bem abordado! Parabéns...

    beijos florrr!

    ResponderExcluir
  11. é, chpeta é um ítem muito contraditório...

    ótimo texto, como sempre Ju.

    Beijão

    ResponderExcluir