Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Déficit de Atenção Infantil



Olá meninas!

Quero abordar hoje, um tema que acho bastante interessante para as mamães e até mesmo para as que ainda não os - possui, mas que certamente convive com crianças e pode com esse conhecimento, identificar alguma irregularidade de comportamento e até ser um agente de informação aos papais.

Eu convivo muito com uma criança que apresenta sintomas de déficit de atenção. Ela é uma criança muito inteligente, fala de muitos assuntos, está sempre ligado em filmes, atores, adora conversar com adultos, tem notas excelentes na escola, no entanto, ele apresenta comportamentos bastante reservados, não gosta de se relacionar com nenhuma criança, não gosta de sair de casa, e é muito desligado de tudo em sua volta, e ultimamente começou a apresentar notas baixas.

Mas qual será a postura adequada para ajudar essas crianças?


Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esse é o nome dado para o grupo de crianças e adultos que possuem comportamentos ou de hiperatividade ou desatenção, e tem sido o tema mais estudado por especialistas da área. Suas características são a desatenção; dificuldade no relacionamento interpessoal, hiperatividade, solidão e outros.

A criança apresenta dificuldades básicas nos trabalhos escolares ou em outras tarefas, de prestar atenção em algum assunto. Normalmente essas crianças dão a impressão de estarem com a mente em outro local, ou de não estarem escutando o que está sendo dito. Não respondem as solicitações ou instruções dadas á ela, e não completa atividades rotineiras, devido ao desvio da atenção.


O tratamento é realizado com a administração de medicamento e terapia. No artigo que li, sugerem alguns medicamentos, mas não vou discriminá-los aqui, pois quem tem essa permissão são os médicos neh!

Para se ter bons resultados, o diagnóstico deve ser feito rapidamente assim que a família observar os sintomas. Esse processo é complicado, pois vários fatores culturais impedem dos pais ou responsáveis anteciparem o tratamento.
 

Acredito que os pais deve-se atentar para esse assunto, pois pela estatística 3% das crianças possuem essa dificuldade e precisam de apoio profissional.

A questão mais importante no tratamento é o reconhecimento e aceitação da família quanto a essa necessidade; não só para o bom desenvolvimento da criança, mas também para maior conforto dos pais e socialização adequada do paciente. – Psiquiweb


No mercado há alguns livros que retratam essa realidade e orientam como lidar com essa criança. Listei 2 livros interessantes para leitura, quais sejam:

- Tendência à Distração - Hallowell, Edward e John J. Ratey.Rio de Janeiro, Rocco, 2000

- A Criança com Déficit de Atenção e Hiperatividade: Atualização para pais, professores e profissionais da saúde - Saul Cypel. São Paulo, Lemos Editorial, 2000



Então, se perceber alguma caracteristica de déficif de atenção no seu filho, leve-o para um profissional e assim ele poderá ter uma vida social adequada e saudável!
 
Beijinhos lindas, ótima quinta!
 
Juliana Chicrala

3 comentários:

  1. É mesmo!
    Tem criança que tem bastante dificuldade
    Minha primeira vez aqui
    Amei o blog :)


    ;*
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, eh um caso bem delicado mesmo..
    1o pq td crianca q tenha algum problema de hiperatividade ou desconcentracao, ja eh diagnosticada com o Deficit e nem sem correto.
    Outros pais ja nao aceitam que os filhos tenham problemas.
    E quem sofre com isso eh a propria crianca, que fica deixada de lado e sem ajuda.
    Assunto serio esse!!
    boa materia!
    bjkas

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, já conheci várias crianças assim. E os pais colocam em terapia desde cedo, e também tem que ter uma atenção especial. Beijos*

    ResponderExcluir