Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Colinho gostoso da mamãe !!!



Olá meninas, tudo bem?

Adorei os depoimentos de vocês no post anterior, tenho aprendido muito aqui!!!

" O primeiro passo na educação de uma criança é compreendê-la." - Jean Piaget



Todas as vezes que o bebê chorar pode pegá-lo? Bebê sempre no colo pode acostumá-lo mal?

Meninas, se pararmos para pensar, a primeira forma de comunicação e a mais importante que nós manifestamos é o “afeto”. Isso por que desde que o bebê nasce, ocorre o primeiro contato, que promove seu alimento, e esse contato intenso permanecerá por um longo período.

Abraçar é aceitar, é uma forma de dizer o quanto ele é bem-vindo, amado e desejado .


O colinho da mamãe remete ao cantinho protegido, confortável e cheio de amor do útero. Isso mesmo que você ouviu (leu, rs), quando seu bebê está em seus braços ele sente o seu calor, seu cheiro, segurança, e os toques do coração da mamãe.

É por isso, que ouvimos muito, que o bebê ao nascer, chora muito, mas ao ser segurado pela mãe, ele pára na hora. As crianças mais velhas, ouvindo a voz da mamãe sentem-se amparados, mas os recém-nascidos precisam do contato físico. Quantas vezes, você faz tudo que seu bebê necessita, amamenta, troca a fralda, dá banho, e ele continua chorando? Especialistas afirmam que muitas vezes, seu bebê está clamando pelo contato, por seu toque, sua voz carinhosa, ouvir seus batimentos....
“Chora para chamar a atenção, porque é essa a única maneira que o bebê tem de se comunicar” – palavras da pediatra Maria Esther Ceccon.


Olha só, como os estudos comprovam que o bebê também se beneficia de estímulos físicos no colo da mãe, e não importa se é a mamãe ou o papai que segura seu bebê no colo, o importante é o olhar amoroso que ele recebe nesse momento.
"Os movimentos intestinais da criança são impulsionados ao serem abraçados, e o calor do corpo materno faz com que ela fique mais relaxada. Essa combinação alivia as cólicas", explica Maria Esther.

Mas e o mito que os bebês ficam “mal acostumados” no colo da mãe?

É preciso pensar que atualmente a grande maioria tanto das mães quanto dos pais trabalha fora e tem pouco tempo para ficar com o bebê. Proibir-lhes que o carreguem, quando está chorando, chega a ser cruel, mesmo porque não é isso que irá deixá-lo mais mimado. O bebê chorou, pode pegar. As únicas ressalvas são que não o façam à noite e que não o levem para dormir na cama do casal. - Dra. Denise Varella Katz - medica pediatra do Hospital Albert Einstein (SP).


O que vemos aqui é que colo é saudável e necessário para seu bebê, e a natureza sábia irá indicar quando essa fase estiver passando, pois ele estará descobrindo o mundo, e logo estará dando seus primeiros passinhos, e suas necessidades também passarão por mudanças.

No entanto, chega uma fase que é importante também a mamãe começar a interagir seu bebê com a sociedade, com pessoas fora do círculo familiar. Então leve-o para passear, ver pessoas desconhecidas, mas esteja sempre por perto, para que ele possa saber que poderá conhecer o novo, sempre contando com o apoio e segurança da mamãe ( ou uma pessoa que conviva com o bebê continuamente).


Vejam que dicas interessantes:

- Quando colocar o bebê na creche ou contratar uma babá, tente acostumá-lo aos poucos para não ser algo muito traumático;
- Não saia escondida. Mesmo que o bebê chore ao vê-la pronta, explique aonde vai;
- Sabe aquela brincadeirinha de esconde-esconde com a toalha? É uma ótima opção para fazê-lo entender que você não vai embora toda vez que sair de perto dele, e ele entenderá que sempre vai voltar.


Então, aproveite, e dê muito colinho para seu lindo bebê, curta essa fase maravilhosa, de carinhos, descobertas de ambos, troca de olhares, conversinhas, sorrisos, pois estará contribuindo para o desenvolvimento emocional e todas as áreas do seu filho.


Ótimo dia para vocês, e que as mamãe curtam bastante seu bebê, lhe-dando muito esse seu colinho quentinho e gostoso!
Beijinhos

11 comentários:

  1. Que lindo post Ju!! Amoooo bebês,sejam meus filhos ou não,adoro pegar dar uns cheiros,carinho,brincar de esconder com a fraldinha,sabe... Acho que aquele sorriso banguela a melhor expressão de carinho tb.
    Bjim Ju!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Eu concordo que os bebês precisam de colo sim, acho que é uma importante forma de eles se sentirem amados e protegidos. Então, eu voltei no post que tem os relatos de algumas mulheres que tbm passaram pela mesma situação e até comecei chorar. Não é fácil mesmo passar por aquilo, mas tudo tem um propósito. Um beijão

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Querida que lindo o post de hoje. Essa é minha maior dúvida. Muitos dizem que se ficar o tempo todo no colo da mamãe ou papai fica mal acostumado(a). Eu não sei se estou certa ou errada, mas acho que tudo tem limites. Quando se é bebê e ainda não tem consciência de absolutamente nada claro que é colo. Pode ser dor, mal estar, ou apenas querer carinho. A mamãe tem que pegar sim e mimar até o último. Mas conforme vai crescendo e vão aparecendo as birras e frescuras, isso sou contra. Meu maior medo em ser mãe é esse, não gosto de ver criança mal educada fazendo birra. Se pega no colo e satisfaz suas vontades a criança para na hora de chorar e as coisas não funcionam assim, aliás é dentro de casa que os pais preparam os filhos para o mundo. E no mundo de hoje atender a 100% das birras é o maior erro. Por isso acho que ao bebê, até 1 aninho não entende nada, e a mãe tem que pegar no colo e cuidar 100%, mas á partir do momento em que a criança for crescendo as coisas mudam. Posso estar errada, mas vou tentar agir dessa maneira. Beijos*

    ResponderExcluir
  5. Juuuu, vc adivinhou meus pensamentos com esse post!
    Dia desses eu estava pensando: a fase do bebê querer e precisar de colo é tão curta, que não vale a pena se martirizar e deixá-lo chorando, só pra não deixá-lo "mal acostumado". Eles crescem muito rápido; num piscar de olhos começam a engatinhar e não vão mais querer colinho. Claro que a dica de evitar fazer isso à noite é muito válida, até pra ele aprender a curtir seu cantinho, seu quarto. Mas com certeza eu vou curtit muito dar colinho pro Rafa!
    Aliás, eu tenho uma prima que não deixava que as visitas pegassem as bebês dela no colo, falando que depois elas ficariam chatas e choronas... Vá entender! rsrsrsr

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Juju,

    Se até nós, que já atingimos a idade adulta, às vezes precisamos do colinho do maridão, ou da nossa mãezinha querida, agora imagine eles!! Tão pequeninos e frágeis... Mas tenho o mesmo medo que a "Van" comentou, tenho medo de mimar demais e depois a criança achar que pode ganhar tudo através do choro e da birra.
    Quero ser muito carinhosa com meu baby, olhar nos seus olhinhos (tomara que seja puxadinhos igual do meu marido japinha kkkk), dar cheirinhos, fazer com que se sinta protegido e muito amado...

    Bjos,

    Cyntia

    ResponderExcluir
  7. oiiiiii amiga, tudo beem?
    por aqui esta tudo otimoo!!!

    ahh e sobre o Pediatra, se eu soubesse q seria tão dificil achar uma boa pediatra eu teria estudado medicina e não pedagogia.. rsrs

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Ai Ju... assim fico com mais vontade que os dias passem rápido para pegar minha filhota e enche-la de amor!!!
    (suspiros)

    ResponderExcluir
  9. Ai dar colinho é tuuuudo de bom, meu sobrinho Isaac tem 9 meses, e está numa fase de descobertas..rs..tudo que ver que pegar, começou a engatinhar daí já viu né rs..mas todo mundo quer pegar ele no colo, e ele vai com todos e dando risada quem resiste? ninguém né.
    Eu babo de mais nele hehe.

    Adorei o Post.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Amada, olha como estás linda lá no meu blog...hehehe
    http://anabauerexclusivestyle.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. E quanto ao colinho acho tudo de bom!!!!!!!!Minha filha vai fazer 10 anos e ainda pede o colinho da mamy e eu adorooooooo!!!!!!E eles crescem tão rapido gente, tem que curtir ao máximo!!!!!

    ResponderExcluir