Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Livros e Filhos!



Olá meninas!!!

Achei fofo os comentários me dando a maior força sobre o curso de fotografia! Saibam que vocês me estimulam de verdade!!!

Falando de incentivo, quem ai tem o hábito da leitura? Eu falo hábito mesmo, de não parar de ler, sair de um e entrar em outro livro?
 

Eu acho a leitura muito importante para nos levar á outro mundo! Os livros nos transportam para outra dimensão e sua visão a respeito de qualquer assunto retratado ali, será acrescida do contexto impresso pelo autor, ou seja, você ao acabar aquele livro, será: VOCÊ + elementos do livro que atribuiu importância para sua vida.

Sabiam que a partir de hoje, acontece a 21ª Bienal do Livro em São Paulo? Isso mesmo, do dia 12 a 22 de Agosto teremos a oportunidade de visitar a Bienal e conhecer os mais novos lançamentos de livros no Brasil.

Aproveitando esse clima de Bienal, acho interessante falarmos sobre o impacto da leitura nos nossos filhos. Eu me lembro que meus pais compravam coleções para nós lermos, e havia os clássicos como a Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos, Rapunzel, O gato de Botas, Cinderela, A bela Adormecida, etc, etc. Gente eu amaaaava...eu lia inúmeras vezes, e sei que a partir daqueles momentos fui adquirindo prazer em descobrir o que há dentro de um livro e a mensagem que querem me passar.
 

Os pais tem um papel muito importante para que a criança cresça com essa motivação de descobrir a leitura. “Os pais devem, em casa, se esforçar para formar filhos leitores – e não simplesmente delegar à escola essa responsabilidade.” – site: Revista Crescer.


Não basta também os pais “ensinarem” os filhos quanto à importância da leitura na nossa vida, se ele mesmo não é exemplo dessa verdade. Nós até falamos sobre isso aqui, que as crianças observam mais as atitudes dos pais do que o que eles falam.


Há algumas dicas para como iniciar e manter essa rotina saudável na sua casa:

1. Comece a ler para seu filho, antes de dormir, ou em algum momento que estipule para isso;
 

2. Seja exemplo!!


3. Invente as histórias e deixe seu filho complementar, ou mesmo faça uma brincadeirinha com ele, pedindo para ele desenhar algo, e você conta a história relacionada ao desenho, e depois vice-versa;


4. Conte uma história para ele, e depois pode virar uma peça de teatro para apresentar á família num almoço de domingo;


5. Peça ao seu filho para te ajudar a organizar seus livros nas prateleiras;


6. Chame seu filho para sentar ao seu lado, quando estiver lendo, e dê um livrinho para ele fazer o mesmo que você.



Enfim, use sua criatividade e estimule a imaginação do seu filho através da literatura, e tenha certeza que ele não estará perdendo tempo e sim desenvolvendo seu raciocínio, seu senso crítico, sua criatividade, e vários outros fatores que a leitura favorece.


Que tal fazer até um cantinho de leitura na sua casa? Boa ein!!

Beijinhos, e ótima quinta feira!!

5 comentários:

  1. Oi Ju... Eu amo ler, é aquela coisa de entrar dentro da história e devorar o livro todo. Leio cerca de 2 a 3 livros por mês. E com certeza quando tiver meu baby vou dar o maior apoio a leitura. Se depender da mamãe, do papai e da vovó o que meu filho mais vai saber fazer é ler, rs... Ótimo post, beijos*

    ResponderExcluir
  2. Juju,

    Adoro ler livros, desde romances, auto-ajuda, motivação, liderança. O último que li foi de finanças "Casais inteligentes enriquecem juntos", adorei o livro, tem linguagem fácil, e uma mensagem legal, que pode refletir na nossa vida trazendo prosperidade e equilíbrio financeiro.
    Ahhh, gosto muito de ler gibis, acho divertido, pena que tem um tempão que não leio. Quero ler muito com meu baixinho(a) as historinhas da Mônica, Cascão e sua turma...kkk...

    Bjos

    Cyntia

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju queridíssima!! ler é tudo de bom né, qdo era criança lia muuito, na adolescência também eu praticamente respirava leitura, com o tempo e a correria...fui desapegando, ultimamente os meus favoritos tem sido os relacionados á maternidade hehe, preciso me controlar porque ando gastando muito com livros assim.
    Bom ao menos teóricamente estou bem preparada haha.

    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  4. Oiii Ju brigada pelo carinho la no nosso cantinho como vc disse e é certo Deus é bom e a vida se encarrega de tudo, estou muiiito feliz!!!!
    Vc fez um post super relevante pois ler pra criança desde sempre é muito importante, eu posso afirmar porque sou Pedagoga e sei o quanto acrescenta na vida deles!!!!
    Grande bjooo bom fds!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Adorei o seu Blog, vou passar aqui sempre!!!
    Parabéns

    ResponderExcluir