Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A vida inicia aqui....



" Que seu filho aprenda a se amar e a se respeitar porque "é" e não porque se adapta a modelos perfeitos."

Olá meninas, tudo bem?

Imaginem meninas, nós contaremos aos nossos filhos, que milhares de pessoas acompanharam a sua gestação, deram dicas, opiniões, comemoraram, colaboraram e tudo por trás de uma tela de computador!!! uauuu...rs! Tecnologia é tudoooo! Obrigada por estarem aqui comigooo...vocês são muito lindassss (os)...fico emocionada com os comentários de cada uma...agrega tanto em mim como em todas que lêem, isso é maravilhosoo!!!

Vamos laaaaaá...rs....quem viu o programa Happy Hour de hoje?? Pois bem, eles abordaram um tema muito interessante para "nós" mamães e futuras mamães! AMAMENTAÇÃO. Vou comentando aqui alguns pontos relevantes que foram citados, ok!


Colostro! É o primeiro leite da mãe que desce logo após o parto e dura até o 3º dia. É um leite que contém uma maior quantidade de anti-corpos e células imunológicas, e depois vai diminuindo esse fluxo. Logo após, denomina-se como "leite de transição", que dura 15 dias, depois vem leite em si com a quantidade de nutrientes equilibrados.
Neste período o bebê mama um quantitativo baixo de leite, no entanto a frequência é altissima, uma média de 10 a 12 vezes por dia.


Então, quanto maior o número de mamadas nas primeiras 24h, menos risco de desenvolver "icterícia".
Achei muito interessante, pois há um movimento a favor da 1ª mamada do bebê nas primeiras horas de vida, ainda na sala de parto e não aguardar após a limpeza para esse contato. ( Quanto mais rápido for esse contato maior a chance desse contato permanecer!!!)


Máquina de tirar leite! São bastante funcionais para as mães que necessitam de se ausentar na hora da mamada ou que produzem uma quantidade excessiva de leite, e retiram o leite para doação, ao  Banco de leite ( Suuper ação ein). Esse leite é pasteurizado, a fim de evitar eventuais contaminação ao outro, fora outros requisitos solicitados...( Muito organizado esse programa)

* Sabiam que algumas empresas disponibilizam salas para as mães retirarem seu leite, para deixar seu bebê ser amamentado em casa, ou para realizar a doação?


Quanto ao período ideal de amamentação, a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), preconiza mínimo de 6 meses de amamentação exclusiva, ou seja, sem a inserção de qualquer outro alimento, seja chás, suplementos de leite, nem mesmo a água, pois o leite materno já possui a quantidade ideal de todos os componentes necessários para o bebê até essa idade. A partir disso, o pediatra indicará aos poucos,  a inclusão de alguns alimentos.

A alimentação pode afetar diretamente o bebê, sabia? Há alguns alimentos coomo chocolate, café, chá mate pode provocar cólicas no seu filhinho. No entanto, ressalta-se que, isso so acorre se ingerido em grande quantidade, por exemplo: quantidade superior á 200g de chocolate.


Acredito que a  mamãe deve buscar informações prévias, quanto a "pegada correta da mama", pedindo orientação para enfermeiras, médicos, e ver algumas mães neste processo ajuda muito, pois se aprende muito observando outras mamães na hora da amamentação.

Em situações de dificuldade na amamentação, a sugestção de uma mãe foi tentar posições diferentes em casa mamada. Cansa um tiquinho, mas garante que vale a pena!


Quando a mamãe estiver produzindo muito leite, deve-se colocar água fria em cima, pois além de diminuir a produção, ameniza a dor. Já quem está com a produção lenta, deve-se fazer uso da água quente, que aumenta a quatidade de leite.

Que tal um caderninho para registrar a rotina do seu bebê, especificando horários, frequência, quantidade de mamada, banho, soninho, xixi, cocô? Facilita as visitas ao pediatra, e a sua rotina e do seu bebê.

Relacionei algumas dicas de amamentação que te ajudará nesta hora tão especial, vamor lá?

* A mama deve estar mais exposta possível
* Apoiar as costas da mãe com uma almofada, por exemplo
* Posicionar o bebê a altura da mama
* Colocar o braço do bebê "abraçando" a mãe (ou seja, a maozinha abaixo das axilas da mãe. Deu pra entender o movimento?)
* Se necessário, apoiar o seu braço em uma almofada
* A cabeça do bebê deve estar apoiada na dobra do braço da mamãe

Diquinhas legais

Você desanima em pensar que usará aquele sutiã (biiitooo) de amamentar durante muito tempo?? Saiba que há solução para você!! rs... Olhem esses sutiãs fofos coloridos... Sutiã!! Adoreiiii!

E vocês, tem alguma diquinha sobre amamentação para nos contar??

Beijinhos...ótima terça para vocês!!!




7 comentários:

  1. Legal e importante seu post. Meu colostro começou a descer no 6o mês. Levei um susto quando vi que minha camisa estava toda molhada! Segundo nosso obstetra é um bom sinal de que virá bastante leite (de fato!) mas não recomendam estimular, pois acaba estimulando o útero.
    Sou a favor da primeira mamada e aconteceu na sala de recuperação, estava meio grogue e não conseguia achar a posição certa mas ele mamou!
    Também tirei leite, infelizmente só doei dois vidros...
    Teve um dia que comi chocolate e tomei café = BOMBA, cólica a noite toda!
    Sobre sutiãs o melhor que achei foi esse http://www.hopeonline.com.br/ch/bus/0/0/MaisVendidos/Decrescente/10/1/amamentacao.aspx.
    Diquinhas: compre a almofada de amamentação pra facilitar, depois vira uma confortável caminha pro bebê ou um travesseiro pro papai; não desista se no início for difícil, se fosse fácil não seria tão prazeroso; se possível pratique a livre demanda, amamente seu filho quando ele pedir e fique o tempo que ele quiser; compre roupas confortáveis para amamentação desde a gravidez, pois são difíceis de achar. Aproveite o máximo!

    ResponderExcluir
  2. Oi amigaa!!!
    Muito bom o post!
    tava com saudades daqui, fazia um tempinho que não passava por aqui.
    Li seu post anterior agora...
    Não desista amiga, logo logo seu bebe ta chegando!
    Deus faz rdo na hora certa!
    beijoos

    ResponderExcluir
  3. Esse é o melhor e mais completo blog que conheço para mamães e futuras mamães!

    Parabéns Juju!

    ResponderExcluir
  4. Juu, adoro essas dicas! haha, deixo tudo que me interessa nos favoritos. Pois é, com essa tecnologia a gente vai longe... Beijos*

    ResponderExcluir
  5. oi ju amada do senhor..que lndo este pst de amamentar....bm que a gente aprende mais ...adorei....ah que delicia.....olha sexta,sabado e domingo..teremos um congresso de louvor....pensarei em vc....bjinhos te amo em Cristo...."ao Senhor toda Glória!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga lindo o post.
    COmo vc sabe meu sonho era amamentar esclusivo, mas infelizmente isso não foi possivel!
    Creio eu que por falta de informação somado ao baby blues intenso e não conseguir ingerir tanta água...enfim, é sempre bom as futuras mamães ler e se atualizar sobre esse assunto!!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  7. vou ganhar nenem daqui a 20 dias e acho que vou ter muito leite porque o colostro desceu desde os cinco meses tambem .....

    ResponderExcluir