Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Parto sem dor, existe?



Olá meninas!!

Especialistas afirmam que a hora correta de chamar o anestesista, é quando a gestante sente dor.
É o que nós pensávamos mesmo, não é?

Mas esta ideologia tem se estabelecido entre os médicos e aceito pelas mães recentemente.


Nos anos 80, achavam que a anestesia podia prejudicar o trabalho de parto, pela quantidade elevada da analgesia e outras combinações medicamentosas utilizadas no parto. Mas atualmente essas concentrações de analgesia são bem menores e o risco é insistente, baseado em pesquisas realizadas nos Estados Unidos.

Quem defende o parto natural afirmam que a analgesia não deveria nem ser usada, pois o corpo é capaz de produzir substâncias que aliviam a dor, como a endorfina, cuja produção é desencadeada pela dor das contrações.


Mas pensando bem, a mulher precisa mesmo sofrer essa dor desnecessáriamente e dispensar a tecnologia desenvolvida ao seu favor???

Há uma diferença entre analgesia e anestesia!!!
A analgesia alivia a dor do parto normal e não tira totalmente as sensações; e a anestesia é usada no parto cesárea limitando a movimentação da mulher.


Para a gestante que utiliza a analgesia, é importante o acompanhamento do médico - anestesista o tempo todo, até o nascimento do bebê, para evitar qualquer surpresa. É lógico também, que cada caso é um caso específico, e deverá ser analisado essa possibilidade junto ao seu obstetra para ver se suas condições e do bebê, condizem com o método á ser utilizado. Por isso, converse muito com seu médico a respeito, e tire suas dúvidas, para estar tranqüila neste momento.

Mas quando devo tomar essa analgesia?
Pois bem, alguns médicos acreditam que só devem aplicar quando a gestante estiver com 5 ou 6 cm de dilatação. Outros apóiam a linha de aplicar a analgesia de acordo com o limiar de dor da gestante, ou seja, a dor deve ser suportável à gestante.
“E é entre os 4 cm e os 8 cm que a mulher se encontra em aceleração do trabalho de parto. Como a dilatação é mais rápida, a dor é mais intensa, é nesta hora que as mulheres mais pedem a analgesia.”


“Sem dor, a mulher pode contribuir melhor para o processo e, por isso, torná-lo mais rápido. Com dor (e medo), a adrenalina entra na corrente sanguínea da futura mãe, provocando aumento da pressão arterial, taquicardia e contrações não coordenadas, que são mais dolorosas, sem ser efetivas para o trabalho de parto. Quando a analgesia entra em ação, a mulher se acalma, o ritmo cardíaco é restabelecido e o fluxo sanguíneo entre o útero e a placenta volta ao normal.” - ressalta o anestesiologista norte-americano Gilbert Grant.


Meninas, o intuito deste post é mostrar que há possibilidades estudadas e disponíveis para serem utilizadas. Mas temos que ter consciência que se tratando de um parto, muitas variáveis devem ser consideradas, e por isso conversando com seu médico, poderão analizar individualmente em que situação você está e quais as suas possibilidades.

Eu, euzinha, acho que a tecnologia se desenvolve para nos auxiliar e para que, neste caso, tenhamos um parto tranquilo, sem dor extremas, desgastes, ansiedade, enfim, e que essa informação poderá ser útil para muitas mãezinhas que estão prontas para ter seus bebês.
Então, sugiro que peça explicações mais detalhadas ao seu médico, leia a respeito, veja artigos científicos que justificam tais teorias, e escolha a melhor opção para você!

Um grande beijooo...ótima semana lindinhass!

Juliana Chicrala

10 comentários:

  1. hummm acho que não existe não!!! todos tem seus por menores, mas o mais indicado é o natural!!

    ResponderExcluir
  2. Bem que eu queria saber como é essa tal analgesia..ahhah..no primeiro filho sabe Deus por que cargas d´agua não usei..e no segundo realmente não deu tempo...qdo as dores ficaram insuportáveis o bebê já estava de fato nascendo...mas eu concordo com vc..tecnologia do bem a favor da mulher é sempre bem vinda!
    bjss
    Giovana

    ResponderExcluir
  3. Sou contra a anestesia ou analgesia no parto. Cesariana é cirurgia, então , não tem como não ter anestesia.

    Segue link de parto praticamente sem dor.
    http://www.youtube.com/verify_age?next_url=http%3A//www.youtube.com/watch%3Fv%3D4grRewQ-AQ0

    ResponderExcluir
  4. Ahhh Ju queria poder um dia tentar um parto normal, com todas as estapas e se for possivel torna-lo mais indolor,melhor ainda neh...rs
    Mas no meu caso, a cesarea já está indicadadevido aos problemas apresentados na gestação. Quem sabe uma outra vez,neh..uhahauhuaEu ainda quero mais 2 ..kkkkk
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem??
    Concordo que devemos utilizar da tecnologia a favor da mulher, desde que esta não venha causar nenhum problema ao bebê né.

    Gostei do Post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, aqui em UK elas tentam usar outros metodos de alivio pra dor.
    Existe o gas, nao sei terminacoes nem nada, to te contando como uma leiga, Esse gas diminiu a dor sim mas elas usam ate o momento q a dor eh intensa demais e ai elas pedem a epidural.
    Mas, toda gestante tem que fazer um plano de parto e nele colocar se quer ou nao alivio pra dor e quais.
    Entao, se ela nao tiver colocado la no papel, dificilmente ela recebera.
    Por isso tbm q dizem q Yoga e pilates ajudam na hora do parto, pq a mulher aprende a respirar corretamente e controla as contracoes!!
    saudades suas... bjkas

    ResponderExcluir
  7. Olha amiga graças a Deus existe a tecnologia para partos como o meu! sem dilatação, sem encaixe... então vou aproveitar tudo q a modernidade me dá... não sou xiita do parto normal, apesar de achar q ele seria o melhor... masssss... tb to tranquila qto a minha opção... outra coisa q vou aproveitar da modernidade cesariana são os pontos! eles não existem mais agora é só colinha cirurgica! rsrs
    Seja q Deus quiser!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esse assunto tem rondado horrores minha cabeça ultimameente.

    No começo eu achava que dava pra ter sem tomar anestesia mas hoje eu penso que não vou ficar lá morrendo de dor e 'dispensando' a anestesia.. Não sei..

    Veremos no dia em que o Oliver chegar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Um parto totalmente sem dor eu acredito que não exista. A dor pode vir depois como no caso da cesariana, mas acho que ela faz parte de um processo que é dar a luz. Claro que a medicia está moderna, e está cada vez mais fácil e eficiente amenizá-la. E é disso que a gente gosta rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju...algumas mamães tem medo do parto normal por conta da dor. Eu optei pelo parto normal totalmente consciente da analgesia...realmente alivia as dores mas ainda sim vc tem condições de fazer a "força" necessária....
    Os médicos mais modernos já te apresentam essa alternativa no momento em que escolhe por esse tipo de parto..pelo menos comigo foi assim..não existe a necessidade de tanto sofrimento... e pelo menos comigo depois da analgesia o resto foi mto rápido...
    bj grande :)
    Carol

    ResponderExcluir