Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

domingo, 8 de agosto de 2010

Linguagem de amor !!



Olá meninas lindas....como foram o final de semana de vocês!! O meu foi ótimo, teve até uma festa "agostina" para curtir...e olha que estava tudooo uma deliiiiiiícinhaa!!

Hoje gostaria de te perguntar algo. Você conhece a linguagem de amor do seu filho(a)??? Mas você sabe o que é "linguagem de amor" ??? Nãaaaaaaaaaaaooo??? Então vou te contar.


O psicólogo Gary Chapman, após acompanhar inúmeros casais durante mais de 30 anos, descobriu que existem cinco linguagens básicas pelas quais o amor é expresso e compreendido. Ele reforça que cada pessoa nasce com uma forma específica de demonstrar esse amor, e é importante o "outro" saber qual é essa forma para o relacionamento ficar harmonioso.
O primeiro livro foi destinado á casais, e depois ele foi adaptando aos comportamentos e necessidades também das crianças.

Mas quais são essas 5 linguagens de amor?

1.Palavras de Afirmação
O amor se manifesta com palavras de afirmações e incentivos, como: "acho que você faz isso muito bem", "vai dar tudo certo", enfim, a pessoa que possui essa linguagem entenderá seu amor, quando você demonstrar com palavras de motivação e encorajamento.


2. Qualidade de Tempo
É a dedicação de um tempo exclusivo. A pessoa necessita e espera receber amor com uma pessoa que a-ouve, que gosta de conversar, rir junto, ter programas juntos. Vale até assistir Tv junto...O tempo é muito valorizado, mas não a quantidade e sim a qualidade desse tempo.


3. Presentes
O amor não vem coberto de luxo não, pelo menos não é o mais importante. A demonstração que vale é a intensão do outro em agradar dando um presente, como se dissesse: "eu pensei em você quando vi isso". Pode ser um bilhetinho, uma flor, uma gentileza de buscar algo para o outro.


4. Gestos de Serviços
Suas atitudes falam mais do que qualquer palavra. Isso diz tudo neh....pessoas que valorizam o ato do outro levar seu carro para revisão, de lavar uma louça, trocar uma lâmpada.


5. Toque Físico
O amor é expressado por carinhos! Muitos beijos, carícias, abraços! Sabe aquela pessoa que ama um cafuné? Que pede para fazer carinho nas costas até durmir? Saiba que é assim que ele recebe seu amor.


Não quero dizer aqui que cada pessoa está condicionada a somente receber e doar com tal linguagem. Pode haver um "mix" de linguagem, mas você perceberá que uma sempre predominará.
O importante é você identificar no seu parceiro a sua linguagem de amor, para que possam compreender seus comportamentos, suas dificuldades, e entrar num equilíbrio no relacionamento!!


Essa teoria pode ser transferida no seu relacionamento com seu filho. Cada criança possui uma linguagem de amor principal e específica, uma maneira através da qual ela compreende melhor o amor do pai e mãe. Tente observar essas caracteristicas e adapte sua forma de ouvir, entender, e agir com seu filho.


Esses princípios estão descritos no livro "As Cinco Linguagens do Amor". É um livro gostoso de ler, e te traz muitos ensinamentos que usará em todos seus relacionamentos, e ainda possui um Plano de Ação incluído no final do livro que te ajudará a conseguir isto. Vale a pena viu!!!


Tem algo interessante, o "nível do tanque"!!! Quando ocorre algo que te deixou triste, ou te irritou, seu tanque de amor tende a abaixar o nível, e resta ao seu amado, usar a sua linguagem, para enchê-lo.rs...é verdade e dá certo!!!

Eu amoooo analisar e entender comportamentos, e esse livro foi uma ferramenta maravilhosa que me abriu os olhos para melhorar meus relacionamentos, tanto com marido, família, como amigos!!


Você consegue identificar qual é a linguagem de amor do seu parceiro? E do seu filho, conseguiu vê-lo nestas caracteristicas???

Desejo uma semana maravilhosa para todos nós, que possamos chegar na sexta feira, e perceber que muitas coisas fizemos e colaboramos para uma vida melhor para nós e para os que estão ao nosso lado!!!

Beijinhos minhas queridas!!!








3 comentários:

  1. Bom dia Ju. O meu fds foi mara, hehe...
    Pra mim gestos e atitudes são o mais importante. Depois vem o carinho, hum... Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Vc como sempre arrasando nos post né linda? Amei tudo e estou louca pra ler esse livro tb! Mais um pra minha coleção!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju....estou "divulgando" AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR(LINK),porque eu li....e sempre lembro de vc...amei...vale a pena...li em um dia....amo vc!

    ResponderExcluir