Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Filho único, eis a questão!!!

" As crianças necessitam mais de modelos do que de críticos"


Olá meninas!!

Quantas vezes ouvimos que "filho único" é uma criança "mimada, egoista"? Eu já ouvi várias vezes! Até quando alguém diz que quer ter apenas 1 filho, logo se ouve que não é bom para a criança, enfim, vocês sabem o que estou dizendo neh?!


Hoje, a sociedade tem ditado uma mudança da estrutura familiar, considerando uma família pequena ideal, devido ao mundo capitalista que estamos inseridos, e tudo que engloba esse conceito.
Mas essa nova perspectiva familiar pode acarretar problemas sociais aos nossos filhos?


Sem entrar no mérito específico de cada família, ou seja, genaralizando a informação é que não foi observada no estudo do grupo de investigadores da Ohio State University, onde analisou mais de 13 mil estudantes, que crianças que não tenham irmãos têm menos capacidade de desenvolver relações sociais do que aquelas que os têm.


Neste estudo, foi verificado a popularidade das crianças, num ambiente escolar, e percebeu que cada jovem foi citado cinco vezes por outra pessoa. Não foram encontradas diferenças de popularidade entre aqueles que possuíam irmãos e os filhos únicos.

Portanto, concluiram que mesmo sem irmãos para incentivar na interação social, as crianças têm a capacidade de aprender por elas próprias no espaço escolar.


"As crianças interagem na escola, participam em atividades extracurriculares e socializam. Todos aqueles que não tiveram a interação entre irmãos em casa, têm oportunidade de desenvolver a sua vida social quando vão para a escola." -  disse Donna Bobbit-Zeher, uma das coordenadoras do estudo.

Em termos leigos e subjetivos, acredito que a forma de como os pais educam seus filhos, a comunicação adotada em casa, os ensinamentos sobre temas altruístas, podem despertar nas crianças o hábito de interagir com outras crianças e desenvolver o aspecto social.


Algumas dicas para despertar esse senso de socialização, é deixar os filhos brincarem no parquinho com outras crianças; ao ganhar um brinquedinho novo pedir que seu filho separe algum que já tenha para doar á um amiguinho; quando estiver brincando trocar de brinquedo com o amiguinho ao lado; sempre que estiver com alguma coisa a mãe pode estimular pedindo um pouquinho, e dependendo da reação mostrar a importância deste ato; observar a interação do seu filho com os outros coleguinhas, e ver o que pode ser feito para minimizar eventos desagradáveis......


Há muitas ações que os pais podem intervir para ajudar a socializar seu filho. Você concorda com isso? Qual o papel que a escola exerce neste processo? Tem alguma sugestão?

Esse assunto é importante e os depoimentos de mamães e papais que passaram por essa situação, podem ajudar muitas outras famílias com seus depoimentos. E quem não passou, a opinião é muito importante, nos levando a reflexão!!!


Um beijo queridas...ótima terça para todas!!!



11 comentários:

  1. Realmente acho que os pais têm o papel fundamental. A minha irmã quando nasceu eu ja tava a fazer os 10 anos e ate a data nunca fui uma criança mimada nem com problemas de socialização com outras crianças, plo contrario, pois o facto de n ter crianças em casa pra brincar fazia com que interagisse muito mais com os meu amiguinhos na escola e perto de casa!

    bjo*

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, ótimo post.
    Acredito que os pais têm papel fundamental na criação desenvolvimento social da criança, eu conheço casais com apenas 1 filho e este ser super sociável, tanto com as outras crianças como com adultos.Mas tb acredito que há um pouco de personalidade também.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oie Ju
    Eu tb acho que os pais tem sim o papel fundamental na criação, e que varia de criança para criança. Conheço familia que tem varios filhos e um é mais mimado, e familia com um filho e a criança e muito sociavel.
    Otimo post.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Tb penso que a criação influencia muito, a personalidade tb. Conheço poucas familias com filhos únicos e percebo pouca diferença entre esta e uma que tem mais de 1 filhos, oq vale mesmo é educar com amor,dando liberdade para cada um desenvolver sua personalidade, sem premissividade,claro!!!
    Ahhh,por mim, quinta ta bom Ju. Apesar da zona aqui na casinha...hauuauhhua
    kiss call me.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem linda?
    Vamos criar polêmica, haha, adoro isso!
    Na minha opinião a sociedade cobra muito das pessoas. A vida é a da gente e as pessoas se metem. Um casal feliz necessita ter filhos? Nem sempre... E se tem apenas um filho, vão falar o que você disse mesmo. A criança fica mimada, isso e aquilo. Pra mim é questão do gosto da família mesmo, tudo depende de como os pais educam os filhos. A minha vontade de ter dois, é mais para não se sentirem sozinhos ou para fazerem coisas juntos. Eu só tenho um irmão de 16 anos, e é a coisa mais rica que minha mãe poderia me dar no mundo. E se ele tivesse minha idade seria melhor ainda. Beijos*

    ResponderExcluir
  6. oiiiiiiii

    Adooorei seu blog. Convido a conhecer o meu:
    http://blogdapattysilveira.blogspot.com/

    beijos

    Patty
    http://blogdapattysilveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. oiiii Ju,

    Entao, eu nao sou de Ribeirao, sou de Sao Joaquim da Barra que fica mto perto, mais fiz 3 colegial lah no Coc da Tibirica e amoooo aquele centro de RP!!! Tenho irmao que mora lah e sempre estou indo para lah!! Qdo vier, quem sabe nao fazemos um encontro blogueiras em RP? haha

    beijos
    Patty Silveira
    http://blogdapattysilveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Vou dar a minha opinião: Sou filha única, e nunca dei trabalho aos meus pais. Não fazia birra, não os chantageava com biquinhos, nada disso. Posso dizer com clareza que sempre amei ser filha única, e nunca fui traumatizada por causa disso. Hoje estou grávida, e desejo ter um filho só, assim como meus pais. Pra ter dois filhos, nós temos que pensar em como o mundo está hoje em dia, e pensar tb na questão financeira. Então, se não for da minha vontade, e da vontade do meu marido, nós não teremos outro filho só porque a sociedade cobra... É isso! Ju, que tema ótimo vc levantou aqui, viu? Beijocas pra vc!

    ResponderExcluir
  9. OI gente , eu amei o tema !!!!
    Nossa eu tenho uma filha de 7 anos , eu estava pensando em ter outro baby, mai snos dias de hj está muito dificil ter mais que um filho , mais fico com medo de a minha filfa ficar muito sozinha...ou coisa assim....
    A minha filha é um amor de criança , nao é mimda , nçao é egoista , nõa me dá um pingo de trabalho em relaçao a educação....
    Oq eu faço , tenhou outro baby ou não....dúvida crue....rsrs..
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  10. OI gente , eu amei o tema !!!!
    Nossa eu tenho uma filha de 7 anos , eu estava pensando em ter outro baby, mai snos dias de hj está muito dificil ter mais que um filho , mais fico com medo de a minha filfa ficar muito sozinha...ou coisa assim....
    A minha filha é um amor de criança , nao é mimda , nçao é egoista , nõa me dá um pingo de trabalho em relaçao a educação....
    Oq eu faço , tenhou outro baby ou não....dúvida crue....rsrs..
    Bjsssss

    ResponderExcluir