Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Relação mamãe-bebê !



Olá meninas!!!

Vocês sabiam que o desenvolvimento do seu bebê, ou seja, o desenvolvimento biológico, emocional, intelectual e crescimento é um processo que tem início na concepção?
Pois é, podemos então dizer que, certamente, a vidinha psíquica do seu bebê não se inicia no nascimento, e é uma continuidade da vida de dentro do útero. Sabe-se hoje que tudo que a mãe sente, o bebê recebe essas influências emocionais.

Isso fica claro quando vemos o bebê se formando e que ele reage a estímulos, chupa o dedo, dorme e acorda, tem movimentos respiratórios, movimenta-se à procura de posições que lhe sejam mais confortáveis, boceja e soluça, sorri e chora...



Interessante: Gestantes infelizes e deprimidas têm maior probabilidade de ter partos prematuros ou de ter bebês com pesos mais baixos ao nascer, podendo ser hiperativos, irritáveis, manifestar dificuldades na alimentação, apresentar distúrbios do sono, choro excessivo e necessidades incomuns de ficar no colo.

Então, podemos dizer que o bebê recebe as sensações da mãe tanto os de felicidade, tranqüilidade e satisfação quanto os de choques emocionais, ansiedades, raiva, depressão e estresse.

O famoso Freud destacou que é no nascimento que ocorre o primeiro contato do bebê e a ansiedade.



Interessante: a grande 1ª ansiedade é provocada pelo fato de a criança ter que abandonar um lugar seguro e protegido e enfrentar um ambiente hostil.

É por essas e outras, que o médico Laboyer critica os ambientes hospitalares que as mães devem se submeter para o ganhar seus bebês – ele sustenta a tese do parto humanizado.

Portanto mamães, vivam dias de intensas alegrias, fazendo o que é prazeroso para você, na medida do possível, sabendo que tudo isso influenciará seu bebê por todo tempo que ele estiver no seu ventre e mesmo depois dele !!



Pensei em alguns comportamentos que poderão te ajudar: 


* Fazer uma atividade física: caminhar (por exemplo);

* Conversar aquilo que te faça rir;

* Estar com quem você ama;

* Buscar pensamentos que te dão sensação de alivio;

* Respirar profundamente várias vezes ao dia;

* Cantar, mesmo que seja baixinho no seu íntimo;

* Reservar um tempo para observar algo da natureza ( ver o pôr do sol, um passarinho cantando, o mar, o silêncio das árvores, a chuva, etc)

* Se puder, reservar um tempo para você ( fazer unha, arrumar o cabelo, fazer uma massagem, ou algo do tipo);

* Falar com seu bebê sempre;

* Ter uma alimentação balanceada, mas comer algo bem gostosão de vez em quando também faz bem (rs);

* Dar e receber carinho do parceiro (nem que seja uma boa conversa);

* Escrever o que está sentindo (alivia o estresse);

* Agradecer á Deus pela oportunidade que está tendo de gerar uma criança.

E vocês mamães, o que mais alivia sua ansiedade na gravidez? E para as que estão se preparando ai, o que te relaxa hoje, pode te relaxar quando estiver grávida....Conte-nos.

Beijocass!


5 comentários:

  1. que post lindo amiga, valeu as super dicas.

    ResponderExcluir
  2. Amiga que post OTIMO...
    muito bom, parabeens !
    Sudadeeeeees tb.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei ne?!
    Nossa, q legal...


    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Ai Ju, eu amei esse post, quero decorar cada palavra rsrsrs
    No começo, quando eu tive os sangramentos e os descolamentos de placenta, eu fiquei muito ansiosa. Chorava muito, muito mesmo. Tive medo de perder, e pensava que isso podia estar prejudicando meu bebê. Mas ansiedade é difícil de controlar né?
    Hoje em dia eu procuro fazer tudo que me dá prazer: ler, ouvir música. Tento desviar os pensamentos ruins assim que eles aparecem. Acho que com tempo e paciência, aprendemos coisas que funcionam com a gente, para aplacar um pouco esse sentimento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. ola
    tenho 20 anos e estou gravida de 34 semanas
    gostaria de saber se vc sabe alguma coisa sobre
    hipotireoidismo na gravidez
    pois estou mto precupada,fiz um exame-ultraçon no mes passado
    e minha bebe estava com 1kg apenas
    ja se passaram um mes e minha barriga continua pequena
    se vc souber de alguma coisa por favor me diga
    Obrigada
    meu e-mail
    nilvageraldeli@hotmail.com
    ou
    srtayellowcard@hotmail.com

    ResponderExcluir