Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Shantala - Um toque de amor !





Hora de relaxar!!!

Musiquinha no fundo, um óleo vegetal ( pode ser de amêndoas ou um especial para bebês), carinho, concentração!! Toda essa preparação é para iniciar a massagem Shantala no seu bebê!

Nós sabemos que quando o bebê nasce, ele sente um enorme choque, e aos poucos vai se adaptando a sua nova realidade, primeiramente atravéz do leite materno, aconchego dos pais e muito amor recebido por todos.



Difícil fase para a mamãe também, pois um dia está grávidinha e no outro não está mais...é...a adaptação é mútua!!!

A Shantala tem origens indianas, e foi descoberto pelo obstetra Frédérick Leboyer. Ele observou que as massagens exerciam vários benefícios, não somente para o bebê mas também para a mamãe.

Quais benefícios?

Na verdade, a grande finalidade de toda massagem é trabalhar a relação mãe/bebê, levando ao recém-nascido tranqüilidade, segurança e auto-estima e de brinde benefícios físicos eliminando seus gases, cólicas, prisão de ventre e tranqüilizando o soninho. É excelente para os sistemas circulatório e linfático da criança, pois ativa a circulação sanguínea local.
Além disso, desenvolve a psicomotricidade do bebê, promove o auto-conhecimento e alivia os pontos de tensão do seu corpinho.



Mas todas mamães podem se arriscar a fazer a massagem no seu bebê?
Sim. É um procedimento fácil de se aprender.

Recomenda-se:

- A massagem deve ser feita pela manhã, e o bebê não deve estar com o estômago cheio
- Materiais utilizados: óleo vegetal, toalha de banho e músicas suaves
- A mamãe deve aquecer o óleo nas mãos, e o bebê deitado com as perninhas em direção ao seu peito .



A massagem

1º - A massagem deve ser feita no peito do bebê
2º - As mãos da mamãe deve cruzar o peito ( mão direita para o lado esquedo e vice e versa)



3º - Torcidinho no bracinho (pegar em cada bracinho e fazer movimentos de leves torções)
4º - Massagear aos mãozinhas (com seu dedo polegar, massageie a palma da maozinha, direcionando a cada dedinho)
5º - Barriguinha (deslize do peito até o final da barriguinha como se fosse esvaziar o ventre)
6º - Movimentos circulares no sentido horário na região umbilical.



7º - Nas pernas e pés - mesmos movimentos
8º - No rosto – movimentos com os polegares da mamãe
9º - Não esqueça das costinhas



A massagem é indicada para bebês a partir de 1 mês e o exercício deve durar em média 20 minutos.

Ufaaaaaa!!! Depois desse alívio todo, nada melhor que um banho bem gostoso no seu baby, que provavelmente estará prontinho para durmir, pois seu corpo está bem oxigenado e relaxado.


Euu ameeeeeeeeeeiii, e você o que achou??

Beijinhos, ótimo dia para todas!

5 comentários:

  1. Olá! Vim agradecer sua visita e comentário, lá no meu blog. E A-M-E-I o seu, de paixão! Tbm adoro me vestir bem e ficar antenada com a moda (embora falte muitoooo financeiramente falando pra mim me vestir como relamente quero, mas um dia chego lá).
    Claro que o assunto que mais me interessa no momento é maternidade. E o mundo da blogosfera vai se descortinando à minha frente, com muitas coisas legais!
    Muito interessante esse assunto de massagem, faço na minha filha ás vezes, e ela adora! Aliás, toque físico é uma linguagem de amor, especialmente importante para as crianças.
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ai..a Shantala é tudo bom para os bebês né, se nós adultos gostamos tanto de massagem imaginem eles, sem contar que é uma delícia apertar as dobrinhas dos bebês haha e é um momento único.

    Beijão Ju.

    ResponderExcluir
  3. Ju quero te agradecer pela presença sempre positiva no meu cantinho. Agora mais do que nunca sei que a decisão de ter um blog foi a mais acertada. Minhas amigas virtuais nunca me deixam na mão, estão sempre ali pertinho. Um beijão. Adorei o post da Shantala!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jú, resolvi criar meu blog tbm. Depois entra lá. A Shantala salvou um dia de cólica do Amir, fiz baseada num livreto da Natura que ensina (recomendo a todas). Ele amou tanto que soltou tudo que estava preso, se vc me entende, hahaha. Bjs e parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir