Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ácido Fólico



Olá meninas!

Quem aqui tomou ácido fólico antes da gestação??
Primeiramente, vamos para o conceito de ácido fólico, porque antes da minha gravidez, não tinha a menor idéia do que se tratava.

"O ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Os médicos não aconselham engravidar com o nível desta vitamina abaixo do normal. Pesquisas recentes indicaram que uma suplementação alimentar tomada no período pré-gestacional e até que se completem 12 semanas de gravidez diminui o risco de malformação do sistema nervoso da criança". Fonte: Boa Saúde UOL.

Quando fui ao ginecologista fazer os exames necessários antes de engravidar, meu médico me recomendou o uso diário de ácido fólico. A recomendação é que o uso se incie 3 meses antes da gravidez e continue durante todo o 1 trimestre.

O ácido fólico é responsável pelo bom desenvolvimento da coluna do bebê que ocorre nas primeiras quatro semanas de gestação, no qual evita problemas no tubo neural.

* O interessante é que um estudo realizado na Holanda revela que mulheres que tomaram o suplemento tinham 20% menos risco de ter filhos com problemas cardíacos congênitos. Achei a noticia fantástica, ou seja, tomando esse suplemento vitaminico, o risco de má formação cai consideravelmente.

Não podemos esquecer que uma alimentação balanceada favorece muito todo esse processo, consumindo alimentos como vegetais de folhas verde-escuras, frutas e grãos (feijões).



ATENÇAO: a ingestão de alguns medicamentos impede que o organismo absorva de forma favorável tal vitamina, como antibióticos, antiepiléticos, remédios para úlcera e colesterol.
Então, quando você for utilizar qualquer medicamento, o-faça de acordo com a orientação do seu GO (ginecologista-obstetra) e se for muuuuito necessário, ok!
Mas fiquei pensando, muitas mulheres só começam a tomar o ácido fólico depois que descobrem que estão grávidas, então é possivel se beneficiar com os efeitos desta vitamina, iniciando o uso já na gestação?




Segundo Alexandre Pupo Nogueira, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês (SP), é possível a realização de alguns exames, que identifica o nível de ácido fólico na gestante, e se haverá necessidade de aumentar ou diminuir a dosagem do suplemento, o que alivia nossa preocupação de mamães de primeira viagem, pois mesmo não tendo tomado antes de engravidar, seu bebê não correrá riscos pela ausência do ácido.

Um outo estudo na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, mostrou que, se o suplemento pudesse ser usado um ano antes ou mais, essa medida reduziria o risco de parto prematuro.
Fonte: Boa Saúde UOL.

* Ao ler essa matéria vibrei por estar no caminho certo. Quando perdi meu bebê em Março deste ano, eu já estava tomando o ácido fólico desde fevereiro, mas iniciei depois da descoberta da gestação, por que meninas, eu achava que por ter tomado 10 anos anticoncepcional, demoraria para engravidar, e em 2 meses eis a surpresa.
Enfim, não posso atribuir de maneira alguma a perda do meu bebê por este fato, mas que meu médico disse que a probabilidade de ter sido foi má formação, isso ele disse!!

Para todos os efeitos, eu continuo tomando o bendito ácido fólico, com a aprovação médica, e me surpreendi ao ver essa matéria na  revista Crescer, pois indica que estou preparando bem o cantinho para meu bebezinho se desenvolver perfeitamente.

E você, quando iniciou o uso?

Um beijo á todas,

Juliana Chicrala

8 comentários:

  1. Ju eu ja estou o ácido desde que iniciei as tentativas (4 meses).. Que maximo esse post, adoreiiii.
    Isso vamos preparar o cantinho para nossos bb sejam recebidos com todo conforto e carinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jú!!
    Obrigado pela visita no meu blog.
    Eu começei a tomar o ácido antes de engravidar a 10 meses atrás, como ñ engravidava parei e voltei essa semana quando descobri que estava grávida.
    Já estou te seguindo!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa Ju interessante eu não sabia disso.
    Mto bom! Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, também não sabia disso, vivendo e aprendendo né rs..

    Beijus

    ResponderExcluir
  5. Eu também tomo o ácido desde fevereiro e vou tomar, acho, até engravidar e depois durante a gravidez..

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei a tomar o ácido fólico somente após a descoberta da gravidez. Eu já sabia da importância do seu uso, mas iria começar a tomar somente no final deste ano, pois a nossa programação era termos a nossa nenêm somente ano que vem.
    Mas, Deus quis antes - o que nos deixou muuuuuito felizes.
    E, graças à Ele, ela está saudável e se desenvolvendo super bem :)
    Mas, quando antes a mulher puder tomar o remédio, os riscos certamente serão diminuídos :)
    Fiquem atentar!!!
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  7. eu tomo ácido fólico, oleo de primula e omega 3, eu e meu marido somos vendedores e distribuidor forever living..abraços adicionem me no msn..francisuearai@hotmail.com...caso queiram saber mais sobre a forever living...5481456155

    ResponderExcluir
  8. Naõ fazia o uso ácido fólico antes de engravidar,só depois que engravidei comecei a tomar tem probabilidades de meu bebê ter problemas?

    ResponderExcluir