Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O que é Mastite?




Olá meninas!

Estava lendo numa revista a respeito de mastite, e por coincidência uma amiga que teve bebê há 1 mês, me revelou estar sofrendo desse mal.
Ela falou que seus seios doiam muito e estava bem febril,  foi quando indo ao médico, diagnosticou a mastite.

Mas afinal, o que é mastite?

É a inflamação da glândula mamária causada pela obstrução dos ductos mamários no período da amamentação, em especial, por volta de 40-50 dias após o parto.

Sintomas

- seios avermelhados, quentes e dolorosos ao toque
- desânimo
- inchaço do seio
- dor ou sensação de queimação durante o aleitamento
- febre
- falta de apetite
Causas
 
A mastite é causada pelas bactérias da própria pele, fungos e microorganismos que infectam a mama através de fissuras ou pequenos machucados nos mamilos.
 
Tratamento
 
O tratamento consiste no uso de antibióticos por 10 a 14 dias, além de analgésicos, antitérmicos e compressas mornas.
 
 

 
Aliviando o desconforto
 
Se a área do seio estiver quente e avermelhado uma bolsa térmica fria pode aliviar, mas se sentir dores e coroços o indicado é a bolsa de água quente. Caso estiver com o seio cheio de leite, não se deve usar a bolsa térmica nem fria nem quente, pois poderá aumentar a sua produção.  
 
IMPORTANTE: Durante o tratamento, continue o aleitamento materno. A infecção não passará para o bebê através do leite. A bem da verdade, manter o fluxo de leite no seio afetado ajuda a eliminar a infecção.
 
É isso meninas, achei interessante compartilhar com vocês, pois se sentirem tais sintomas ou souberem de alguém que esteja nesta situação, podem tentar aliviar o desconforto com algumas dessas medidas.
 
Alguma mamãe aqui já passou por isso??
 
Beijinhos,
 
Juliana Chicrala

Nenhum comentário:

Postar um comentário