Olá meninas!
Estava lendo numa revista a respeito de mastite, e por coincidência uma amiga que teve bebê há 1 mês, me revelou estar sofrendo desse mal.
Ela falou que seus seios doiam muito e estava bem febril, foi quando indo ao médico, diagnosticou a mastite.
Mas afinal, o que é mastite?
É a inflamação da glândula mamária causada pela obstrução dos ductos mamários no período da amamentação, em especial, por volta de 40-50 dias após o parto.
Sintomas
- seios avermelhados, quentes e dolorosos ao toque
- desânimo
- inchaço do seio
- dor ou sensação de queimação durante o aleitamento - inchaço do seio
- febre
- falta de apetite
Causas
A mastite é causada pelas bactérias da própria pele, fungos e microorganismos que infectam a mama através de fissuras ou pequenos machucados nos mamilos.
Tratamento
O tratamento consiste no uso de antibióticos por 10 a 14 dias, além de analgésicos, antitérmicos e compressas mornas.
Aliviando o desconforto
Se a área do seio estiver quente e avermelhado uma bolsa térmica fria pode aliviar, mas se sentir dores e coroços o indicado é a bolsa de água quente. Caso estiver com o seio cheio de leite, não se deve usar a bolsa térmica nem fria nem quente, pois poderá aumentar a sua produção.
IMPORTANTE: Durante o tratamento, continue o aleitamento materno. A infecção não passará para o bebê através do leite. A bem da verdade, manter o fluxo de leite no seio afetado ajuda a eliminar a infecção.
É isso meninas, achei interessante compartilhar com vocês, pois se sentirem tais sintomas ou souberem de alguém que esteja nesta situação, podem tentar aliviar o desconforto com algumas dessas medidas.
Alguma mamãe aqui já passou por isso??
Beijinhos,
Juliana Chicrala
Nenhum comentário:
Postar um comentário