Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Hipotireoidismo na Gestação



Olá meninas!!!

Vamos falar hoje de um assunto muito importante e sério, trata-se da nossa saúde!

Já ouviram falar de Hipotireoidismo?

Bem, primeiro, o que é?
É a diminuição da funcionalidade de glândula tireóide.



Na grávida, sabe-se que no primeiro trimestre da gestação, que ocorre a estimulação direta da tireóide da mamãe pelas concentrações elevadas de gonadotrofina coriônica (hCG). Este aumento, ocorre normalmente entre a 8ª e a 14ª semana de gestação.

Uhum, mas como saberei se tenho Hipotireoidismo?

Alguns dos sintomas:

* intolerância ao frio
* sonolência, constipação
* inchaço nas extremidades e nas pálpebras
* diminuição de apetite
* pequeno ganho de peso
* fraqueza muscular
* raciocínio lento
* depressão
* cabelos secos, quebradiços e de crescimento lento
* unhas secas, quebradiças e de crescimento lento
* queda das pálpebras
* queda de cabelos


Meninas, para uma boa evolução da gravidez nas mulheres hipotireoidianas,  dependerá da sua descoberta (por meio de exames de sangue verificando a taxa do THS e T4) e do seu tratamento adequado.
 
 
 
As mamães deverão continuamente fazer o uso regular da medicação e manter doses de TSH em valores de até 2,5 µUI/ml já antes da concepção.
 
 
 
Fazendo o tratamento correto, o risco de alguma irregularidade na gestação, é mínimo, o risco de qualquer  gestante sem o Hipotireoidismo.
 
Eu, por exemplo, tenho Hipotireoidismo há 12 anos, e convivo com ela normalmente. Periodicamente vou ao endócrino, realizo os exames e controlo a taxa do hormônio. Já tive taxas altas, e hoje está reguladinha.
Quando engravidei, meu médico pedia exame todo mês (foram 2 meses ) e minha tireóide estava bem controlada, e hoje ainda está. Na verdade, fazem 2 meses que não faço o exame...Bem lembrado, marcarei consulta essa semana!!!! rs
 
 
 
Acho importante esse tema, pois já ouvi muitas mulheres por ai, dizerem que “decidiram parar de tomar a medicação” e tal...Gente, não é “medicação” e sim reposição hormonal, que no meu corpo existe a deficiência desta produção, ou seja, não é remédio, é o próprio hormônio que você produz, mas feito sinteticamente em laboratório. Portanto, não pare NUNCA de tomar esse “comprimidinho” para que possa ter uma boa qualidade de vida.
Não tem escolha, é tomar sempre de manhã (antes do café) e ter uma vida linda e saudável, viu!!!
 
 
Meninas, para as mamães o cuidado é redobrado, pois os hormônios da tiroide (TSH) da mãe são necessários para o desenvolvimento do cérebro do bebê. Se a taxa de TSH não estiver no nível certo numa gestante, há riscos de aborto espontâneo, complicações da gravidez (como pré-eclâmpsia) e problemas para a criança (como defeitos cardíacos).
 
 
 
Portanto, espero que cada uma fale com seu médico sobre isso, e para as que estão pensando engravidar, devem checar essa taxa de hormônio, e verificar se está tudo ok!!
 
Quem tem esse diagnóstico, ou teve na gestação, conte-nos sua história!!
 
Beijinhoss
 

11 comentários:

  1. Nossa! Super importante esse post q vc fez Ju..realmente temos q ser vigilantes com a nossa saúde!..Eu teria todos akeles sintomas acima..kkkkkk mais acho q os meus são meus msmo..ops..meus não tá amarrado..rsss da gestação em si..rs Beijinhos e uma ótima semaana p vc!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju adorei o post, muito importante saber tudo tão bem explicadinho por alguém que já passou por esta experiência.
    Um tempo atrás precisei realizar alguns exames de rotina e num dos exames deu uma alteração na taxa de TSH e a médica ficou bem preocupada, porém não sentia nada de anormal, e ela até estranhou disse que é normal ocorrer com gestantes .
    Ela pediu um novo exame para ter certeza antes de me medicar, e daí deu normal.
    Mas fica o alerta e a dica para estarmos atenta né.

    Beijo Grande

    ResponderExcluir
  3. QUE BACANA SEU POST JU....EU JA FIZ ESTE EXAME SEMANA QUE VEM VOU LEVAR E VER COMO ESTOU...MAS JA VOU LEVAR MINHAS PERGUNTINHAS TBM....AFINAL PRECISAMOS NOS CUIDAR....VALEU PELA DICA IMPORTANTISSIMA.....

    ALELUIAS......AMANHÃ É O 4 DIA....AS MURALHAS VÃO CAIR....GLÓRIA DEUS!!!

    Jeremias 29:11 "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais."

    BJINHOS TENHA UM DIA LINDO!!

    ResponderExcluir
  4. Juuu sou blog ta show amiga! mto informativo ...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa.. eu morro de frio e sinto sono o dia inteiro rs..
    brincadeirinha.. isso é serio mesmo..
    super legal você informar as pessoas
    kisses

    ResponderExcluir
  6. que benção ju...fico feliz pelo seu utero....isto ja é um lindo sinal....glória a DEUS POR ISSO...
    BJINHOS QUERIDA....
    "aquele que começou a boa obra em minha vida e na tua vida é fiel pra terminar...fik na paz..."

    ResponderExcluir
  7. estou c 15 semanas e em panico.estou tomando medicamento mas tenho medo de perder o bebe.

    ResponderExcluir
  8. mas espero q corra tudo bem.marcia .div .mg.

    ResponderExcluir
  9. Juliana,

    Muito bom poder ler seu relato. Também sofro de hipotireoidismo e tive duas gestações sem grandes problemas. O acompanhamento com o endócrino é indispensável. E precisamos divulgar os sintomas do hipo, pois como são sintomas normais em nosso dia-a-dia, muitas pessoas podem não se dar conta de que sofrem desse distúrbio na tireoide. Vou aproveitar o espaço para uma dica: o site www.mulhersemfalta.com.br. Lá há textos sobre o assunto, além de um alerta de exames muito prático(vc se cadastra gratuitamente e eles alertam o dia e hora de exames, consultas e medicações. Teste e é bem legal.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Juliana.
    Bastante interessante esse post sobre o hipotireoidismo na gestação.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Juliana.
    Bastante interessante esse post sobre o hipotireoidismo na gestação.

    Aproveitando, vou deixar uma dica:
    Acontece nesta sexta, dia 26, às 14h, um chat sobre tireoide no site www.mulhersemfalta.com.br. Na ocasião, a médica endocrinologista Dra. Gisah Amaral fala sobre a relação entre gestação, aborto espontâneo e a glândula tireoide. Ela usa o espaço para esclarecer as principais dúvidas acerca do tema.
    Como o assunto é pertinente ao seu blog, seria interessante se você pudesse participar.
    Qualquer dúvida, meu e-mail é fernanda.theodosio@agenciaideal.com.br
    Abç,
    Fernanda
    Agência Ideal

    ResponderExcluir