Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Experiências entre mães!

Olá meninas!
Como foi o feriado de vocês??

Meninas, o meu foi ótimo! Passamos o dia na casa de uns amigos, num churrasco delícia!


Lá, aproveitamos e comemoramos o "mêssário" ( aniversário de mês - seu 11º mês) do filhinho lindo da minha amiga! Achei muito interessante e divertido. Como é um evento bem íntimo e simbólico, antes de cantar os parabéns ela colocou seu bebê em cima da mesa, e deixou que ele pegasse, comesse, se "lambuzasse" de bolo de chocolate e eu lá, só registrando o momento..ahahaha! Ele se divertiu horrores, e adorei a idéia da mãe de deixá-lo livre no dia que é todo seu neh! ( vou pegar alguma foto com ela e mostro para vocês aqui).


Depois começamos a conversar sobre filhos, especialmente sobre a educação de filhos! Um assunto com bastantes controvérsias, pois acredito que formulamos uma " técnica ou fórmula" de criação ideal, e que na verdade não existe essa fórmula. Penso que a maneira que "educamos" nossos filhos, é um mix do que aprendemos na criação em casa, com as pessoas que convivemos durante a vida, no que ouvimos, lemos a respeito, de algum mentor que escolhemos seguir, enfim, criamos a educação que julgamos "correta" baseada em vários conceitos já criados.


Jogamos na roda quanto a necessidade de corrigir seu filho com castigos, ou correções mais severas. E como imaginam, muitas concordaram com um e outras com o outro. Justificaram que o castigo leva a criança a pensar e refletir sobre o que fez, mas surgiu a dúvida, que como uma criança de 3, 4 anos tem condições de refletir o que fez, ao ponto de controlar seu comportamento numa próxima oportunidade?
Quanto a corrigir mais severamente, algumas disseram que tem situações que a criança só associará o "errado" sendo punido ( ressaltaram que isso em casos extremos, ou por falta de limite total). Dai ouvimos que nossos pais agiam assim, e nunca ficaram traumatizados, e que bastava apenas umolhar do pai que já sabia o que deveia fazer, outras disseram que isso traumatizou e não precisava dessa repressão toda, pois educação não é estimular o medo!


Conclui, que educação, independente de como construimos nossas "leis", cada família estabelece as suas, e ali todos vão identificando seus sinais e aprendendo a viver em sociedade. Como sabemos, é na família nosso primeiro núcleo social, e que papéis, uma boa educação com limites, ordem e respeito aprendemos ali e reproduziremos lá fora.

Ainda bem que seres humanos tem a capacidade de progredir e mudar quando quiser, e o que nossos pais erraram, podemos escolher não repetí-los!! Vamos considerar somente no que é produtivo neh?!

O amor, carinho e o diálogo é a base de tudo!


Um assunto polêmico não? E vocês, o que me dizem sobre esse tema?

Beijinhos,
Juliana Chicrala

4 comentários:

  1. Oi, Ju
    Eu sempre fui adepta ao cantinho do pensamento. Sempre deu certo com o Gui. A Duda, com 1 ano, já passou algumas vezes por lá. Claro que ela ainda não entende, né? Muitas vezes fica rindo quando eu a coloco lá, acha que é brincadeira. Mas a gente não pode deixar algumas coisas passarem em branco. Claro que já perdi a cabeça algumas vezes e já dei uns tapas, mas depois me arrependo. Acho que assim a gente só deseduca. Porque mais tarde eles vão querer descontar a raiva batendo...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. oi ju...que coicidencia...eu viajei estes dias....e o que mais falamos foi sobre como educar as crianças....cantinho da diciplina...palmadinhas...que alias...eu concordo em não bater na criança...tadinho nem bundinha eles tem direito...ah que dó....nada melhor que conversar mesmo...e deixar de castigo....adorei o post...bjinhos linda....fik na paz....terminei meu indux...agora é só confiar...bjs

    ResponderExcluir
  3. Ju, eu tenho 2 filhos e vou te dizer uma coisa : sou uma mãe muito mais amiga do que severa !!! Acho que a base de tudo é o diálogo mesmo e ele é muito importante com seus filhos !! Vc precisa criar um ambiente onde seu filho tenha confiança em vc , te respeite e te admire pelo que vc é e o exemplo que passa pra ele !!! Quando ele fizer uma malcriação ou algo errado, converse, explique e até corte alguma coisa que ele vai sentir falta , se for o caso. Mas bater não funciona !!! bjss PRI

    ResponderExcluir
  4. Amiga, não sou mamae ainda, mas, concordo com o post registrado pelo blog da Pri, futuramente verei se agirei assim... rs Realmente, um assunto bem polêmico. Daqui algum tempo seremos nós.hehe

    ResponderExcluir