Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Enjôo, socorro!!!!



Olá meninas!!

Vocês sabem o que fazer quando sentem enjôos?

Pois bem, uma pesquisa feita aponta que 80% das gestantes passam por essa situação um tanto desagradável. Normalmente os enjôos acabam no primeiro trimestre, no entanto, as vezes duram um pouquinho mais.

Muitas relatam que sentem enjôos ao acordar, e suas causas são diversas, tanto físicas como emocionais. Pode ser pela à acidez do estômago (o deslocamento desse órgão devido ao relaxamento dos músculos do sistema digestivo), a secreção do suco gástrico diminui, (provocando uma digestão mais lenta dos alimentos) , ou todos os hormônios novos liberados para preparar seu corpo ao desenvolvimento do seu bebê.

Independente da causa, é importante sabermos lidar com essa situação, e tentar amenizar o máximo o desconforto que ela provoca. O interessante é que na maioria dos casos, as náuseas e os vômitos não provocam falta de apetite. Ao contrário, o apetite e a sede aumentam. O que diferencia a náusea da gestação das outras, é que "normalmente" ela não se materializa em vômitos, permanecendo somente aquela sensação de mal estar. Algumas mulheres descrevem esse tipo de enjôo como sendo muito parecido com o enjôo de mar.


Para ajudar a aliviar esses sintomas de enjôos e azia, seguem alguns conselhos ( vamos tentar neh, quem sabe dá certo rs)

1. Alimentar a cada 2 horas
2. Evite ficar com o estômago muito cheio ou muito vazio ( tenha sempre uma bolachinha de sal por perto)
3. Alimentos ácidos muitas vezes auxiliam a amenizar o enjôo
4. Beba bastante água (de preferência: gelada) e sucos naturais ( em pequena quantidade)
5. Evite durmir depois de se alimentar
6. Entre as refeições coma: abacaxi, laranja, limão, água de côco


Outros sintomas que as mamães devem se atentar e se preparar na gravidez são as dores nos seios (excesso de sensibilidade). Eles estão se preparando para a produção do leite e por isso ficam um pouco doloridos.

A dor de cabeça também pode aparecer, e um dos motivos é a presença de hormônios que seu corpo ainda está se adaptando. Se a dor for muito intensa, procure orientação ao seu médico do que fazer ou tomar. Uma medida que pode aliviar, é um banho bem morninho, depois se deitar um pouco e relaxar de olhos fechados, num ambiente quieto (se possível), onde poderá respirar profundamente e descançar um pouco.



Para finalizar,  pesquisadores do Instituto de Saúde Pública, da Noruega descobriram que o enjôo matinal pode ser genético. Isso mesmo!! "Perceberam que as filhas de mães que sofreram enjoos na gravidez têm três vezes mais chances de enjoar do que as filhas de mães que não enjoaram durante a gestação."  - Revosta Crescer on line.

E vocês meninas, sentiram muito desses sintomas? O que fizeram que amenizaram o desconforto? Quanto tempo durou? Nos conte, será um prazer ouvir suas experiências!!!

Beijinhos
Juliana Chicrala

10 comentários:

  1. Estou passando por isso!
    É horrivel...
    Estou tentando comer a cada 2horas e tomo MTA agua!
    Mas não é facil nao...

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Olha, senti enjoo até o final do terceiro mês. E passou como uma passe de mágica! Sentia enjoo de cheiros - para mim, o mundo nunca teve tantos cheiros!!!!

    O que funcionaou, para mim, foi me alimentar um pouquinho de cada vez a cada duas, três horas no máximo. E, na hora que o enjoo apertava, só o que funcionava era picolé de limão! Virei sócia da kibon na época, rsrsrs!

    No mais, não tive outros sintomas desagradáveis, graças a Deus!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ju, na minha 1° gravidez, eu tinha muitos enjôos matinais, mas eu saía do banheiro e queria comer de novo, era engraçado!
    Dessa vez os enjôos foram mais reações ao que eu comia, portanto mudei a alimentação e não sinto mais enjôos.
    Fiquei feliz pois estou seguindo todos os passos dessa sua listinha aí em cima. É bom saber que estamos fazendo certo :)
    bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!
    Eu senti enjôo no primeiro trimestre em todas as vezes que estive grávida. O que ajudava a passar era me alimentar sempre e chupar gelo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu chupava gelo (era janeiroooo rs) sorvete de uva e chupava limão!
    rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Meu pico de enjôo foi no 3 mês. Tentava escovar os dentes no banho, comia pouco assim que acordava e depois comia lanchinhos, não comia aquilo que não ia com a cara e quando viajei tomei dramin. Os seios ficaram doloridos antes de saber que estava grávida, depois ficaram normais... Jú saudades! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju.
    Menina, que coincidência...acabei de escrever sobre a chegada dos meus enjoôs e depois abri seu blog pra ver as novidades e eis que vc está falando dessa "companheira incômoda".

    Meus seios antes de ontem estava como se estivessem amortecidos sabe, de tão doloridos....agora estão melhores, só que parece que estou usando um sutiã mini...rsrsrs...achei que demoraria mais pra começarem crescer e já começaram.

    Beijo, Ci
    www.douceurdemonmonde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ou, Jú!! tudo bem??
    Eu não tive nada de enjoo, só azia e bem pouquinho!! Mais sono tenho até hj e muito sono! tem dias que acordo bem, passo o dia bem, mais hj está sendo difícil, queria ir embora do serviço e dormir o resto do dia!! Cada grávida é de um jeito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Juju,
    Na primeira gestação enjoei muito. Tinha pavor de carne, o cheiro me deixava zonza (rs), vomitei o primeiro mês durante as madrugadas e depois do terceiro mês pude me alimentar melhor. Já na segunda gestação tive pouquíssimos enjôos, mas comi tbm muito pouco durante tda a gestação, tanto que até o sétimo mês só havia engordado 6 kg.

    ResponderExcluir
  10. Oi Juju,
    Na minha primeira gestação enjoei muito vomitava todos os dias não podia sentir cheiro de comida que la ia eu, na segunda foi pior que a primeira fiquei tão ruim que passei quase os tres primeiros meses de cama, graças a Deus que minha mãe e sogra estavam sempre por perto. Agora nessa terceira gestação, que me pegou totalmente desprevinida estou péssima, peço a Deus força para agentar tantos enjôos, estou seguindo esta lista acima para ver se me alivia um pouco

    ResponderExcluir