Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Escolhendo o Obstetra!



Olá meninas, tudo bem?

Adorei a repercussão do post anterior. Realmente em alguns casos, percebi que é muito difícil a decisão de deixar de retocar a raiz ou pintar, mas todas afirmaram que neste momento, o mais importante é realmente, a saúde do bebê! O que penso é estar bem assistida por um médico, e você confiar na posição dele quanto à esta prática.

A propósito, além de ser fundamental a escolha de um obstetra, é muito difícil identificar se ele vai atender todas suas expectativas logo na primeira consulta. Antes disso, a busca do obstetra é uma saga sem fim. Tem que se levar em consideração inúmeros fatores, desde se o médico está no seu plano de saúde, sua disponibilidade, enfim, até a empatia mesmo.


Quando eu engravidei inicio do ano, eu imaginava que engravidaria lá pro final do ano ( olha a cabecinha aqui...rsrsrs) pois havia tomado anticoncepcional durante muito tempo e tal. Mas para minha surpresa, engravidei 2 meses depois de ter parado o remédio. Mas e o obstetra??? ahahaha...não tinha meninas, pode?
Sou de Goiânia ( na verdade sou mineira de Uberaba, um pouquinho paulista, misturado com cuiabana, ixii uma mistura só. Já rodei demais por esse Brasil, mas agora estou firme e forte em Brasília, rs) e não conhecia muitos médicos aqui. Por trabalhar numa empresa de planos de saúde, pude ter algumas indicações, e acabei sendo assistida por um médico maravilhoso, que me acompanhou sábado, domingo desde quando descobrimos o aborto.


Então, acredito que seja muito importante a indicação do seu obstétra, seja do seu amigo, parente, outra médico que te acompanha. Indicações positivas de pessoas em que você confia são a melhor pista para encontrar um bom profissional. Mas escolha você mesma. Isso porque algumas amigas minhas, sentem receio quando a mãe ou sogra, cunhadas indicam seus médicos e você não sentiu segurança.

Interessante pesquisar entre os selecionados, se ele é membro da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, se possui título de especialista na área. Pegue referências.

Outro ponto relevante, é descobrir se o médico corresponde as suas expectativas quanto ao tipo de parto, utilização de analgesia, e outros fatores relacionados. O médico deve estar alinhado ao seu perfil.


Há médicos que possuem uma mega estrutura no consultório, com direito a ministração de cursos á gestante, aparelho de ultrassonografia ( o meu tinha, era ótimo), enfim, as vezes é interessante pois toda consulta, você verá como está o desenvolvimento do seu bebê e ficará tranquila. Bem, eu não vou mais ser assistida por esse meu médico, pois ele somente atende particular, e não é nada barato. Como tenho plano de saúde vou buscar na listagem. ( Na verdade já estou até vendo, pra não deixar para a última hora. Se alguém de Brasília para me indicar obstetras que atendam planos de saúde, agradeço!!rs)


Sinta-se à vontade para analisar bem a primeira consulta. Se o médico te informa os telefones particulares dele, se ele te dá atenção suficiente, e se você não gostou, converse com ele, e  busque outro. A grávida é você, e ele é um prestador de serviços que você, mais do que nunca, precisa ter muita afinidade e cumplicidade. Não deve faltar segurança, amizade, firmeza e os princípios éticos fundamentais a boa prática médica.



E por fim, leve uma lista pronta ao médico com suas dúvidas, e veja se ele tem paciência e disposição para te responder, considerando que você não é especialista do assunto, e está completamente envolvida nele, e precisa de esclarecimentos de alguns pontos, quer dizer, de vários pontos relacionados a sua gestação, seu bebê e situações que você mesma pode se encontrar.


E para você, foi fácil encontrar o obstetra que te transmitisse confiança???

Um beijo, tenha uma semana cheia de boas notícias! Deus é bom!

Beijinhos, Juliana Chicrala.






17 comentários:

  1. Deus é maravilhoso mesmo Ju!!
    Menina, vim tb agradecer a honra do seu comentário no meu blog =)) Muito obrigada viu?

    E acredite, estou exatamente nesse impasse da escolha do meu GO. Na realidade já fui a dois...um particular (sim, é caro, mas é tãããoo atencioso e simpático) e um do posto de saúde que acho que nem me ouviu, que faz o "feijão com arroz" e está bom.

    O do postinho iniciou meu pré natal, pediu meus exames e tudo mais, mas não respondeu perguntas básicas como o que eu faço quando tiver dor de cabeça (se posso continuar tomando o remédio de hábito), qual a minha alimentação, indicação de hospital. Acho que eu queria demais, concordo, mas pensando por outro lado ele deveria dar atenção da mesma forma, pois não pagamos ali na hora para eles, pois é um serviço público, mas por isso mesmo ele deveria dar toda aatenção, já que nossos impostos e demais taxas geram o salário (que não é pequeno) deles.

    Fui ao postinho pq minha madrinha trabalha lá e eu estava com uma cólica imensa. Ele me acalmou, explicou que eram gases, isso me tranquilizou, mas parou ai.

    Já o particular (atende convênio, mas não o meu) conheci tb através dessa minha madrinha, pois é médico dela (só que ela tem um ótimo convênio, né?)

    Mas tomei coragem e marquei com o particular sim. Dia 21 estarei lá, para perguntar tudo pra ele e tudo mais, porque ele vai me responder e estou cheia de dúvidas.

    Vc tem razão...a gestante, ainda mais as de primeira viagem não têm obrigação nenhuma de saber as coisas e nem adivinhar. É uam situação totalmente nova para nós.

    Um beijo Ju e ficaria muito contente se vc seguisse meu blog.
    Ci
    www.douceurdemonmonde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ju,
    Eu também moro em Brasília e estou no mesmo impasse que vc, pois a médica com quem eu consultava a uns 4 ou 5 anos se descredenciou do meu plano (Cassi). Agora estou em busca de um novo ou nova GO. Mas já notei que não vai ser nada fácil... Parece que os bons médicos não estão querendo atender mais pelos planos de saúde. E pagar particular depois de ter pagando plano durante uma vida não dá!
    Se eu conseguir algum que seja bom, te falo. Se vc conseguir, me avise tb que eu vejo se atende pelo meu plano.
    Boa sorte para todas nós!
    Bjim =D
    Gui.

    ResponderExcluir
  3. Eu demorei pra achar "a obstetra" que era minha antiga GO, e logo no final da minha gestação ela engravidou e eu fiquei na mão...rsrs
    esses imprevistos acontecem,mas a próxima estou escolhendo aqui ainda, buscando indicação, para não acontecer imprevisto, escolhendo logo duas, que assim se uma engravidar tenho a outra!!
    rs
    bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Juu, chego dia 15 da europa!!! ötimo vai bater a data! combinamos algo.. me manda email depois, pra anotar meu cel e me avisar qndo vier! bjbj

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, mto obrigada pela visitinha! Adorei:))))
    Boa sorteeee:)

    Bjinhosss e volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga!!! saudades...
    Adorei o post, tuuudo de bom e muito informativo, realmente escolher o obstetra não é tarefa fácil, o GO é também obstetra, muito requisitado a minha última consulta com ele, havia umas 30 pacientes na sala de espera acredita!!! mas assim tb não gosto porque saio de lá muito tarde, mas...por enquanto vou continuar com ele.

    Beijo Grande flor, muita saudades...

    ResponderExcluir
  7. Ah vc conhece o nosso, super bom, ótima estrutura, mas carinho... eu acho que pra mim, qu enão tinha plano, valeu a pena, e tbm por ser a primeira gestação, ele me passou bastante segurança e os cursos me prepararam bastante. Antes tive com uma indicada por uma médica de uma amiga, mas não gostamos dela. O nosso foi indicado por uma amiga que tbm estava sendo acompanhada por ele. Bjss Jú (ps: fiquei esperando sua ligação...)

    ResponderExcluir
  8. Amiga.. eu tambem devo ter passado por uns 5 GO antes de me encontrar com o meu... mas agora é definitivo.. adorooo..

    E quanto as luzes no cabelo... meus pais sao cabeleireiros.. e tem algumas ginecologista, quando tinha uma gravida, ela mesma fez baleagem com 5 meses...

    Eu acho que vou retocar a minha com 7 meses..
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Olha, quanto ao cabelo, eu tinha luzes, tinha feito em julho e engravidei em agosto. Em dezembro, com a liberação da minha médica, fiz luzes invertidas. Foram feitas mechas da cor do meu cabelo natural no comprimento, onde estavam as luzes. Desta maneira, o loiro ficou mais suave e a raiz já não destacava tanto. Gostei tanto que até hoje não refiz minhas luzes e nem sei se vou refazê-las!

    Sobre o médico, acho que é uma coisa de "feeling" mesmo. De empatia. De sentir confiança. Já na primeira consulta, acho que vc deve perguntar tudo, sem vergonha de parecer mal informada ou adiantada demais. Eu gosto muito da médica que acompanhou minha gestação, ela seguiu tudo que eu queria e não tentou me forçar a ter uma cesariana. Mas, infelizmente, como ganhei o Miguel de "emergência", não foi ela que fez meu parto pois não dava tempo dela chegar no Hospital, rs.

    Beijos, até mais!

    ResponderExcluir
  10. Penso que uma das coisas mais difíceis aqui no brasil é encontrar um obstetra que realmente apoie o parto normal e humanizado.
    muitos se dizem favor do parto normal, mas a maioria da desculpas para fazer cesária, deixa a gestante co9m medo e ansiosa, e so atrapalha em vez de ajudar.
    por isso aconselho a todas a fazer um plano de parto e levar para o seu médico e ver o que ele pensa disso.e é sempre bom correr a traz de informações, conversar com outras gestantes e maes que tiveram experiências de parto positiva.
    Aqui fiz um post sobre o plano de parto: http://cantinhoencantado-princesha.blogspot.com/2010/09/plano-de-parto.html

    ResponderExcluir
  11. Pra mim foi dificílimo Ju! Passei por vários e várias e sempre tinha um problema. Falta de tato, falta de educação (rsrsrs), desatenção, médicos que se achavam os donos da verdade.
    Pra mim, o essencial é que seja atencioso e simpático. Que entenda que a gestante (principalmente de primeira viagem) está passando por um momento de dúvidas e ansiedade. Mas cada uma procura requisitos que a satisfaçam. É como eu costuo dizer: médico é igual namorado, tem que ir experimentando até encontrar o melhor kkkkk

    Beijocas minha linda, uma ótima quarta!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, é uma questão dificil obstetra pra mim, ju. Sou chata,adoro atenção e se o medico for dakeles q mal olham ou conversam ja não dá. O medico que fez meu primeiro parto já se aposentou,foi otimo,me sentia segura com ele. Quando me casei pela segunda vez,passei a ir no GO da ex do meu marido por indicação dele,o Dr Jorge Sasaki,não sei se já ouviu falar, mas é muito conceituado aqui em BSB. Ele fez o parto das minhas 2 enteadas,cuida de mim há uns 3 anos e acompanhou minha gestação passada, foi ele quem fez a curetagem e tal... Ele é mto atencioso e diligente, bem detalhista, gosto do jeito dele, que por mais tensa e medrosa q eu possa estar, ele sempre consegue me acalmar e me deixar esperançosa. Sempre diz q vai dar tudo certo... E eu espero que dê mesmo.
    Se te in teressar,te passo os numeros dele depois. Ele atende no centro clinico sul e no hospital brasilia.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. JU, é muito importante a escolha do seu obstreta , e de preferência que ele te acompanhe desde o inicio da gravidez até o momento do parto !! Nos meus 2 filhos, tive um obstetra do inicio ao final , e foi maravilhoso !! Vc cria um vínculo de confiança e isso é muito bom !!! bjss Pri

    ResponderExcluir
  14. Ju,
    Pelas minhas contas o período fertil já passou. Mas vai saber, né?!
    Engraçado cada vez que vejo a primeira foto deste post penso que sou eu alí fazendo a ultra. Essa mocinha se parece comigo. Hehehe!
    Bjim =D
    Gui.

    ResponderExcluir
  15. Visite e anuncie na melhor vitrine virtual de produtos novos e semi-novos de bebês.

    Os primeiros 250 cadastrados terão acesso gratuito, por 03 (três) meses, ao site!!

    Acesse WWW.BEBETROCA.COM.BR

    ResponderExcluir
  16. Flor quem foi seu GO aqui de Bsb?
    Preciso de uma indicação...
    Se possível gostaria que me enviasse por email (jady_bel@hotmail.com)


    Obrigada!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  17. também estou à procura de um bom GO aqui em BSB, A missão é mais complicada que parecia.
    Se alguem puder me mandar algumas dicas:
    brigolini@gmail.com

    ResponderExcluir