Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mamãe mais esperta



Olá meninas! Tudo bem com vocês?

Adoro quando vocês comentam sobre o assunto do dia, pois assim todas aprendemos com a experiência da outra. Juro que quando chegar a hora, vou ler tudo de novo e os comentário de todas, pois são carregados de experiências importantes!!

Mas hoje vamos falar de uma matéria que recentemente li numa revista, que as mulheres ficam mais espertas depois do nascimento dos seus filhos!! Como é que é??????????? rsrsr...

Isso mesmo, uma pesquisadora americana autora do livro: Inteligência de mãe: como a maternidade nos deixa mais espertas, a autora descobriu por meio de várias pesquisas, que a maternidade e todo o desafio que nela existe, provoca uma pequena revolução no cérebro.


O cérebro se exercita tanto com novas atividades pós-parto, nunca antes realizadas, que deixa os neurônios ativados constantemente, fazendo com que as mamães fiquem mais espertas e ligadas.

Interessante não? Mas realmente, deve ser assim mesmo. A mãe nunca descança, além da preocupação e atenção permanente com seu bebê, ela tem que estar sempre finalizando um passo e pensando e se organizando pro outro, ou seja, amamenta depois coloca pra arrotar, depois troca fralda e assim vai...rs!! Sem falar quando vai crescendo...ixiii...ai é atenção redobrada!!rs ...Isso ativa o cérebro, certamente!!

Delícia meninas...to precisando engravidar logo pra ficar mais espertinha...ahahaha!

Beijocas lindinhas!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A saudade que fica!!




Olá meninas!!!

Sei que muitas de vocês estão gravidinhas, mas muitas também, já passaram por outra gestação antes, e por isso vão entender quanto ao post de hoje. E vocês gravidinhas de hoje, poderão ver as sensações que poderão sentir quando sua barriga de repente desaparecer!!

É normal logo depois do parto a mulher sentir uma certa saudade do período da gravidez. Esse processo é denominado de " luto da barriga", poque representa o nascimento da mãe e a morte da gestante ( que forte não??)


O que acontece é que a mulher passa nove meses sendo o centro das atenções, sendo paparicada, mimada e quando o bebê nasce todas as atenções se voltam para ele. Não estou dizendo que a mãe não esteja curtindo esse momento ou que não seja uma boa mãe, é que acontece um mix de sentimentos, a alegria com a chegada do bebê e a tristezinha de perder a barriga.

Os especialistas dizem que todas as mulheres passam por essa fase psicologicamente, no entanto, a intensidade de sentimentos é que mudam.


Ahh!! E não precisam se envergonhar por sentir saudade desta fase tão importante e única da mulher, o importante é você curtir intensamente a gestação e estar se preparando emocionalmente para a próxima e próxima e próximas fases....rs!

E vocês, acham que essa situação acontece mesmo? Passaram por essa experiência? Nos conte.

Beijinhos, ótima quarta feira!!!

sábado, 25 de setembro de 2010

Quando fazer a 1ª Ultrassom?



Olá meninas!
Que saudades de vocês?? Sabe o que aconteceu? Meu marido precisou ir ao Rio de Janeiro e eu fui junto na quarta, e foi tudo de última hora que nem consegui vir aqui avisar vocês....sorry!! rs! Aproveitei e conheci a Maitê, filha da Aninha uma amiga querida que mora lá ( lembram do chá de bebê que coloquei aqui? é dela), e sua bebezinha é linda, tranquilinha, não chora, uma fofa!!

Pronto, vamos lá!


Vocês sabem quando fazer a primeira ultrassom? Será que deve ser feita logo após a descoberta da gravidez? Em qual semana é possível ouvir as batidinhas do coração do bebê?

Pois bem, se você descobriu logo no ínício e confirmou com o exame do Beta HCG, provavelmente seu médico pedirá a ultrassom quando você estiver na 7ª semana, pois assim será possivel identificar seguramente a idade gestacional que se encontra, e ouvirá o coraçãozinho do bebê.


Seu médico poderá solicitar a ultrassom antes desse período para verificar se não é o caso de uma gravidez ectópica, no entanto, alguns outros fatores ( dores intensas num lugar só do abdomem, seguido de sangramentos) podem indicar ao médico que o embrião está implantando no lugar certinho. Caso fizer, poderá ser visto o saco gestacional e mais nada.


Então, na ultrassom que conseguir ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê, saiba que poderá ficar mais relaxada, pois a chance de a gravidez prosseguir sem problemas é de mais de 97 por cento.

E vocês meninas, quando fizeram sua primeira ultrassom??

Beijinhos, ótimo final de semana!!




terça-feira, 21 de setembro de 2010

Comidinhas da mamãe!



Olá queridas lindas!

Sabemos que todas as gravidinhas engordaram ao longo dos 9 meses de gestação ( umas mais outras menos), no entanto, alguns cuidados e recomendações médicas são importantes seguir, cuidando tanto da sua saúde como a do seu bebê!

Seria interessante as gravidinhas terem o acompanhamento de uma profissional da área " Nutricionista", mas sabemos que a realidade muitas vezes, não permite e por isso, deve-se saber o que é e o que não é importante na alimentação na gestação.


De modo geral, todas sabem que devem diminuir o consumo de doces, refrigerantes, alimentos gordurosos, alimentos crus, chá mate!

As nutricionistas afirmam que as grávidas devem comer de 2 a 4 porções de frutas por dia, aumentar o consumo de proteínas, leite e derivados, frutas e vegetais.

As carnes e ovos, são mega importantes, e devem ser consumidos 2 a 3 vezes por dia. Gostam de fígado? Essa carne deve ser consumida 1 vez por semana, e o ovo pode substitituir a carne até 3 vezes por semana ok!


Você sabia que a gestante deve consumir 1 litro de leite por dia?? Pode ser em forma líquida ou de alimentos, como queijos magros e iogurtes.

As frutinhas, que tal inserir no cardápio 2 frutas cítricas para sugar bem a vitamina C?? Sugestão de profissional. Quanto as verduras, se concentre nas verduras escuras ou amarelo e alaranjado, e modere na batata, inhame, mandioca!


O carboidrato entra no pão integral de manhã, na colher de arroz e feijão no almoço, e na massa com molho de tomate a noite! São 6 porções desse alimento, mas tente comer alimentos integrais que melhoram seu intestino, facilitam sua digestão e segura sua fome por mais tempo.

Como anda a dieta de vocês mamães??

Beijinhoss





segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cólicas na gravidez



Olá meninas, tudo bem? Como foi o final de semana de vocês?

Hoje vamos falar sobre "cólicas na gravidez"! É um assunto que muitas sabem, mas que também muito preocupa as gravidinhas!

Será que toda cólica é um mal sinal? Quando será que devo acionar o médico?

Bem, quando estava grávida, as cólicas eram minhas inimigas mortais..rs! Sentia uma pequena fisgadinha, já era motivo de ficar de repouso e preocupações.
Buscando maiores informações sobre o tema, verificamos que as cólicas são hiper normais, e é até sinal que o bebê está em plena fase de desenvolvimento.


Pense bem, você gerando um bebê na barriga que pressiona os músculos, ligamentos, veias e os outros tecidos internos do seu corpo, portanto não é de surpreender que você fique desconfortável, e sinta essas dores abdominais.

Muitas cólicas são geradas pelos famosos "gases" ( depois falaremos sobre isso). Quando engravidamos, a primeira coisa que o obstétra receita, é a ingestão de "dimeticona" quando se sentir incomodada.

É importante ressaltar, que a cólica "saudável ou normal" é aquela que quando você se senta, relaxa ela passa no máximo em 30 minutos, e não é acompanhada por sangramento, hemorragia, febre, calafrios, forte secreção vaginal, sensibilidade e dor.


Há uma cólica com dor aguda sentida em um dos lados da barriga, e essa pode caracterizar uma gravidez ectópica, no entanto essa dor normalmente é acompanhada com sangramentos, muita dor, tontura, náuseas, diarréias. Essa gravidez, pode ser detectada pelo BHCG, onde seu valor é bem abaixo do esperado, de acordo com a semana gestacional que está.

Então meninas, quando tiverem cólicas, não fiquem preocupadas e estressadas, pois isso sim, poderá afetar seu bebê. Analise as condições, e qualquer situação de risco, ligue para seu médico ou corra à emergência.

E você, já sentiu cólicas e pensou estar acontecendo algo de errado com seu bebê? Nos conte!!!

Beijinhoss



quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Enjôo, socorro!!!!



Olá meninas!!

Vocês sabem o que fazer quando sentem enjôos?

Pois bem, uma pesquisa feita aponta que 80% das gestantes passam por essa situação um tanto desagradável. Normalmente os enjôos acabam no primeiro trimestre, no entanto, as vezes duram um pouquinho mais.

Muitas relatam que sentem enjôos ao acordar, e suas causas são diversas, tanto físicas como emocionais. Pode ser pela à acidez do estômago (o deslocamento desse órgão devido ao relaxamento dos músculos do sistema digestivo), a secreção do suco gástrico diminui, (provocando uma digestão mais lenta dos alimentos) , ou todos os hormônios novos liberados para preparar seu corpo ao desenvolvimento do seu bebê.

Independente da causa, é importante sabermos lidar com essa situação, e tentar amenizar o máximo o desconforto que ela provoca. O interessante é que na maioria dos casos, as náuseas e os vômitos não provocam falta de apetite. Ao contrário, o apetite e a sede aumentam. O que diferencia a náusea da gestação das outras, é que "normalmente" ela não se materializa em vômitos, permanecendo somente aquela sensação de mal estar. Algumas mulheres descrevem esse tipo de enjôo como sendo muito parecido com o enjôo de mar.


Para ajudar a aliviar esses sintomas de enjôos e azia, seguem alguns conselhos ( vamos tentar neh, quem sabe dá certo rs)

1. Alimentar a cada 2 horas
2. Evite ficar com o estômago muito cheio ou muito vazio ( tenha sempre uma bolachinha de sal por perto)
3. Alimentos ácidos muitas vezes auxiliam a amenizar o enjôo
4. Beba bastante água (de preferência: gelada) e sucos naturais ( em pequena quantidade)
5. Evite durmir depois de se alimentar
6. Entre as refeições coma: abacaxi, laranja, limão, água de côco


Outros sintomas que as mamães devem se atentar e se preparar na gravidez são as dores nos seios (excesso de sensibilidade). Eles estão se preparando para a produção do leite e por isso ficam um pouco doloridos.

A dor de cabeça também pode aparecer, e um dos motivos é a presença de hormônios que seu corpo ainda está se adaptando. Se a dor for muito intensa, procure orientação ao seu médico do que fazer ou tomar. Uma medida que pode aliviar, é um banho bem morninho, depois se deitar um pouco e relaxar de olhos fechados, num ambiente quieto (se possível), onde poderá respirar profundamente e descançar um pouco.



Para finalizar,  pesquisadores do Instituto de Saúde Pública, da Noruega descobriram que o enjôo matinal pode ser genético. Isso mesmo!! "Perceberam que as filhas de mães que sofreram enjoos na gravidez têm três vezes mais chances de enjoar do que as filhas de mães que não enjoaram durante a gestação."  - Revosta Crescer on line.

E vocês meninas, sentiram muito desses sintomas? O que fizeram que amenizaram o desconforto? Quanto tempo durou? Nos conte, será um prazer ouvir suas experiências!!!

Beijinhos
Juliana Chicrala

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Escolhendo o Obstetra!



Olá meninas, tudo bem?

Adorei a repercussão do post anterior. Realmente em alguns casos, percebi que é muito difícil a decisão de deixar de retocar a raiz ou pintar, mas todas afirmaram que neste momento, o mais importante é realmente, a saúde do bebê! O que penso é estar bem assistida por um médico, e você confiar na posição dele quanto à esta prática.

A propósito, além de ser fundamental a escolha de um obstetra, é muito difícil identificar se ele vai atender todas suas expectativas logo na primeira consulta. Antes disso, a busca do obstetra é uma saga sem fim. Tem que se levar em consideração inúmeros fatores, desde se o médico está no seu plano de saúde, sua disponibilidade, enfim, até a empatia mesmo.


Quando eu engravidei inicio do ano, eu imaginava que engravidaria lá pro final do ano ( olha a cabecinha aqui...rsrsrs) pois havia tomado anticoncepcional durante muito tempo e tal. Mas para minha surpresa, engravidei 2 meses depois de ter parado o remédio. Mas e o obstetra??? ahahaha...não tinha meninas, pode?
Sou de Goiânia ( na verdade sou mineira de Uberaba, um pouquinho paulista, misturado com cuiabana, ixii uma mistura só. Já rodei demais por esse Brasil, mas agora estou firme e forte em Brasília, rs) e não conhecia muitos médicos aqui. Por trabalhar numa empresa de planos de saúde, pude ter algumas indicações, e acabei sendo assistida por um médico maravilhoso, que me acompanhou sábado, domingo desde quando descobrimos o aborto.


Então, acredito que seja muito importante a indicação do seu obstétra, seja do seu amigo, parente, outra médico que te acompanha. Indicações positivas de pessoas em que você confia são a melhor pista para encontrar um bom profissional. Mas escolha você mesma. Isso porque algumas amigas minhas, sentem receio quando a mãe ou sogra, cunhadas indicam seus médicos e você não sentiu segurança.

Interessante pesquisar entre os selecionados, se ele é membro da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, se possui título de especialista na área. Pegue referências.

Outro ponto relevante, é descobrir se o médico corresponde as suas expectativas quanto ao tipo de parto, utilização de analgesia, e outros fatores relacionados. O médico deve estar alinhado ao seu perfil.


Há médicos que possuem uma mega estrutura no consultório, com direito a ministração de cursos á gestante, aparelho de ultrassonografia ( o meu tinha, era ótimo), enfim, as vezes é interessante pois toda consulta, você verá como está o desenvolvimento do seu bebê e ficará tranquila. Bem, eu não vou mais ser assistida por esse meu médico, pois ele somente atende particular, e não é nada barato. Como tenho plano de saúde vou buscar na listagem. ( Na verdade já estou até vendo, pra não deixar para a última hora. Se alguém de Brasília para me indicar obstetras que atendam planos de saúde, agradeço!!rs)


Sinta-se à vontade para analisar bem a primeira consulta. Se o médico te informa os telefones particulares dele, se ele te dá atenção suficiente, e se você não gostou, converse com ele, e  busque outro. A grávida é você, e ele é um prestador de serviços que você, mais do que nunca, precisa ter muita afinidade e cumplicidade. Não deve faltar segurança, amizade, firmeza e os princípios éticos fundamentais a boa prática médica.



E por fim, leve uma lista pronta ao médico com suas dúvidas, e veja se ele tem paciência e disposição para te responder, considerando que você não é especialista do assunto, e está completamente envolvida nele, e precisa de esclarecimentos de alguns pontos, quer dizer, de vários pontos relacionados a sua gestação, seu bebê e situações que você mesma pode se encontrar.


E para você, foi fácil encontrar o obstetra que te transmitisse confiança???

Um beijo, tenha uma semana cheia de boas notícias! Deus é bom!

Beijinhos, Juliana Chicrala.






Luzes no cabelo, pode?



Olá meninas!

Como vocês estão?

Quantas de nós já vimos gravidinhas com aquela raiz escura gigante no cabelo ?? Pois é. Vocês já devem ter lido ou ouvido em algum lugar que grávidas não devem pintar o cabelo para proteger seu bebê. Mas será que há comprovações científicas que corroboram essa afirmativa?

De acordo com o site Baby Center "ainda não há pesquisas sólidas que indiquem se as tinturas para cabelo são ou não prejudiciais ao feto."
No entanto, não se pode negar que a tintura possui componentes tóxicos, como a amônia, portanto a obstetra Dra. Rosa Maria Ruocco, do Hospital das Clínicas de São Paulo, diz que o melhor que a grávida faz, é não tingir os cabelos pelo menos no primeiro trimestre da gestação, por esta ser uma fase de maior formação dos tecidos e órgãos fetais.


Essa orientação é a respeito da "tintura", mas normalmente os médicos liberam o uso do reflexo e luzes para as grávidas após o 1º trimestre, por não ter contato com o couro cabeludo da mãe.

No site da Unimed ressaltam que o couro cabeludo produz uma espécie de proteção imedindo que o processo de luzes atravesse essa camada. Já a tintura por ter concentração muito alta de componentes tóxicos, podem, atravessar esta camada de sebo e penetrar no couro cabeludo.

É um assunto polêmico, e que deve ser discutido com seu obstetra e entender quais os riscos após o 1º trimestre, de utilizar luzes no cabelo ou se essa conclusão generalista do Ministério da Saúde é para evitar maiores transtornos na população que possuem menos informação a respeito.


Na minha opinião, neste momento que você foi presenteada para gerar um bebê com saúde e perfeição, devemos nos concentrar no que é importante para "ele" e fugir de qualquer risco, mesmo que seja mínimo. Mas como ainda não sou mãe e cuido das luzes do meu cabelinho normalmente, quem sou eu para opinar ein?? rs
Adriane Galisteu fez luzes com 4 meses de gestação

Me digam vocês!!! Alguém já passou por essa situação? Qual sua experiência quanto aos cabelithos na gestação??

Um beijo grande!

Juliana Chicrala


sábado, 11 de setembro de 2010

Mamães estilosas!

Meninass...

Que tal as mamães aproveitarem o final de semana e convidar o maridão para uma noite romântica?? Hum??
Olha só que legal! Você o-convida para um jantar hoje a noite, e começa seu dia de "princesa" rsrsr! Mas não é pra rir não...é verdade!!

Você faz uma hidratação no cabelo, as mamães de cabelo mais liso, uma escova legal, e para os cabelos encaracolados, um bom leave-in para os fios ficarem bem soltinhos.

Fazer as unhas! Você mesmo pode fazer em casa...claroooo...se não der para ir no salão.

Escolha um look legal, e tchanãaaa....você estará um ESPETÁCULO, prontinha para curtir uma noite e tanto com o amor da sua vida!

Para te ajudar nas opções de look para grávida, selecionei algumas opções legais, desde o casual até um estilo mais elegante! Agora é escolher um que você se SINTA hoje, meu bem!! rsrs



Beta HCG alto!



Olá meninas!

Contei aqui que uma grande amiga minha descobriu estar grávida e estou acompanhando 100%. Uma das coisas interessantes que ela fez, foi decidir até os 3 meses de gestação não contar para ninguém. Acho prudente pois gravidez cria expectativas nas pessoas em você mesmo, e se poupar é sempre bom!


Mas ela me mostrou o seu exame de sangue e deu 2240u/l com 3 dias de atraso de menstruação. Ela foi ao médico no mesmo dia, ele disse que isso não quer dizer gravidez gemelar não, mas somente a ultrassom poderá esclarecer. Ela vai fazer a ultra daqui 3 semanas.

Vocês conhecem alguém ou já passaram pela experiência do beta dar muito alto em poucos dias de atraso? Mamães de plantão ai...o que vocês acham que pode ser???


Obrigada pelas diquinhas...vocês são o máximo e sei que aprendo muitooooooo com vocês!!! Amoooo!

Beijocas, ótimo final de semana para cada uma das minhas queridas seguidoras! Adoroo vocês!

Juliana Chicrala

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dúvidas sobre o resultado!!!


Olá meninas!!

Como vocês estão? Semaninha curta ein...bom demais!! rs! Vamos falar hoje sobre um tema que todas nós queremos saber!

Como identificar o teste de gravidez de farmácia: POSITIVO OU NEGATIVO!!

Uma grande amiga minha passou por essa experiência e eu também havia passado (antes do aborto) e na hora não sabemos identificar a "linguagem" daquelas tirinhas...

Essa amiga estava com a menstruação atrasada, mas apenas 3 a 4 dias, e resolveu comprar o teste de gravidez na farmácia! Realizou exatamente como mandam, e ficou lá esperando ( ohh esperinha longa essa viu)! Logo surgiu a lista vermelha intensa, e a expectativa era de aparecer as duas listrinhas vermelhas! No entanto, uma era bem forte e a outra foi aparecendo lentamente, mas bem clarinha! Essa menina, jogou o teste no lixo e concluiu que o teste era negativo.

Mas como a internet é a " luz no fim do túnel" rsrsrs...ela pesquisou relatos, e fotos dos exames e eis que pensou: Posso estar grávida??? E não é que ela estava mesmo...êhhhhhhhhhhhhhhh!!!

Sei que essas dúvidas passam na cabecinha de muitas meninas, e é interessante conhecermos as possibilidades que temos e sabermos identificá-las, neh!

Nas instruções do teste, vem essa figura:



Então a orientação da bula do teste é que se você identificar uma tirinha é "negativo" e duas tirinhas intensas vermelhas ou azuis é "positivo" seu teste.

Ok! Mas na realidade, observamos experiências diferentes. Tem mulheres que fazem o teste de gravidez muito cedo, e o nível do hormônio hCG é mínimo ainda e não é suficiente para marcar a linha, ou não usaram a urina da manhã e pode alterar essa coloração também, ou não está grávida mesmo.


Esse teste é um típico NEGATIVO, orientado pelo fabricante do exame. Ou seja, não aparece listrinha nenhuma, nem clara nem nadica de nadaaaaaaaaa!
Mas muitas amigas minhas pensaram não estar grávida quando apareceu uma listra bem clarinha!!!
Também foi o meu caso. Na época, eu estava com a menstruação atrasada e fiz o exame de farmácia a noite. A listra apareceu, mas muiiiito clarinha. Joguei no lixooo..ahaha...dai entrei no E-family e as meninas me orientaram a fazer o exame porque elas achavam que era um positivo. E realmente, a listra clarinha deu um positivo de 1400 do hormônio.
Então, "leigamente" rs, eu acho que se apareceu uma listrinha, faça o de sangue rápido e confirme logo.


Esse já é um exame positivo intenso ne! Mas observam que a segunda listra sempre é mais clarinha que a primeira já existente no teste!


Olha a diferença desse positivo para o negativo mostrado acima! Mas nem sempre é assim, pode ser um positivo fraquinho! Vejam!


Nesta foto, a pessoa fez 3 testes. Percebam que o primeiro a 2ª listrinha é bemmmmm clara mas ela APARECE!! O segundo teste também é fraco, já o terceiro a 2ª listra aparece mas é menos intensa que a primeira listra! E esse é um resultado POSITIVO!

Este post meninas, não tem informações técnicas muito menos médicas e sim experiências vividas por nós mortais...então, o ideal é ir ao seu médico e pedir um exame de sangue, fazer o teste e tirar todas as suas dúvidas!!!

Espero um POSITIVO para todas as "treinantes" e para as " não treinantes" um dia e uma  vida hiper POSITIVA!!!

Beijinhos,
Ótima quinta feira!

Juliana Chicrala