Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

domingo, 20 de março de 2011

32 semanas



Olá meninass!!

Como foi o final de semana? O meu foi ótimo, bem tranquilo!

Comecei a lavar as roupinhas do João Pedro. Comecei pelas roupas que levarei na maternidade, e amanhã continuarei com as demais! Neste primeiro momento, vou lavar as de recém-nascido e P e conforme necessário lavamos as outras neh?

Nossa, aqui em Brasília choveu o final de semana inteirinho, e aproveitei pra terminar de ler meu livro! Eu não sei vocês, mas ultimamente, meu sono é tanto, que começo a ler, e mesmo me interessando muito com o assunto, meus olhos vão fechando automaticamente...ahahaha! No entanto, hoje terminei meu livro..ufa!! Estou pronto para o próximo...rs!

Bom, ontem completei 32 semanas e estou começando a sentir os desconfortos da gravidez. Tenho levantando mais para as idas ao banheiro, tenho tido insônia, desconforto do lado pra dormir....estou mais sensível ( vontade de chorar q é um absurdo...rs), e muito cansaço. Tudo isso é normal, mas agente estranha neh!? Eu não quero reclamar de nada, e nem me queixar nenhum momento, pois sei que sentirei muita falta desse período, do meu nenenzinho mexendo constantemente, da barriga crescendo muuuuuuuito, e de todo esse processo necessário para se gerar uma vida! Então, eu to bemmmmmmmmm gente...rsrsrsrs!


Agora, vamos combinar, ler esses livros específicos para bebês é uma delícia de serem lidos, especialmente quando não estamos utilizando as técnicas ainda, por que, gente, que loucura ein! Eu confesso, que as vezes paro e fico pensando se vou conseguir fazer tudo que recomendam ( sei que não, tudo não, claro...mas juro que tem coisas impossíveis)!!

No livro" Nana Nenê", a primeira coisa que fica registrado é a rotina a ser adotada desde o 3º dia de vida do bebê quanto a amamentação.
Nos primeiros três dias, eles dizem que pode dar o peito sempre que o bebê solicita, até para estimular o leite neh...mas logo após isso, ou seja, já em casa, é necessário adotar a rotina que eles nomearem de AOP - ALIMENTAÇÃO ORIENTADA PELOS PAIS.

O plano AOP é constituida de três atividades básicas que são repetidas durante o dia todo: HORA DE COMER / HORA DE FICAR ACORDADO / HORA DE DORMIR.
O método se baseia num total de 7 a 8 mamadas num período de 24h, e serve como guia para as primeiras 8 semanas.


MAMADA 

1. Manhã cedo (defina o horário) - Amamentar e trocar a fralda / Vigília: embale o bebê e cante para ele, ponha a criança de costas no berço para que ele observe o móbile / Coloque-o para dormir.

2. Meio da manhã ( 2 horas e meia ou 3 horas após a 1ª mamada) - Amamentar e trocar fralda / Vigília: passeie com o beb~e e vá fazer qualquer coisa na rua ou visitar seu vizinho / Coloque o bebê para dormir.

3. Começo da tarde ( 3 horas após) - Amamentar e trocar a fralda / Vigília: dê banho no bebê e o coloque próximo a uma janela / Hora de dormir.

4. Meio da tarde ( 3 horas após) - Amamentar e trocar fralda / Vigília: brinque com a criança, mantenha-a a seu lado enquanto lê ou faz algo / Coloque o bebê para dormir.

5. Final da tarde ( 3 horas após) - Amamentar e trocar a fralda / Vigília: momento com a família / Dormir.

6. Começo da noite ( 3 horas após) - Amamentar , trocar fralda ( período desperto opcional) / colocar o bebê no berço.

7. Hora de dormir ( 3 horas após) - Amamentar, trocar fralda e colocar o bebê de volta no berço. ( NOTA: esta deve ser a última mamada do dia. Não acorde mais o bebê deste ponto em diante. Deixe que ele acorde naturalmente.

8. Madrugada ( 3 horas após) - Amamentar e trocar fralda. Em seguida, coloque o bebê no berço para dormir.

Eu concordo que esse processo facilita muito a vida da família e a do bebê, mantendo-o numa rotina, mas a flexibilidade e o bom senso devem ser nossos guias. Eu ainda não sei como é, mas juro que tentarei...rs!

E vocês mamães, conte-nos suas experiências! Acredito que experiências reais nos ajudam muiiiito, e estou ansiosa para saber de vocês...rs!

Um beijo enorme, ótima semana!



7 comentários:

  1. Querida
    Vou te dizer um coisa, a gente até tenta criar uma rotina,mas na prática é complicado viu rs. Minha princesa está com 3 meses vai dormir por volta das 22h ou 23h, depois acorda as 3h e as 6h, cochila mais um pouquinho e acorda as 7h ou 8h. Mama muito durante o dia, eu sou da bandeira da Livre demanada - LD do Leite materno - LM rs. E tb dorme no período da manhã e tarde e a noite ela tira um cochilo de "velho" rs. Eu não reclamo pois desejei tanto essa criança que tudo é só alegria rs. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ju
    Mil desculpas por não responder o seu questionamento antes, mas minha bebê anda consumindo todo o meu tempo livre, fora os serviços de casa.
    Eu ganhei minha bebê no hospital Brasília, o parto foi cesariano. Eu adorei o atendimento de todos no hospital, não tenho o que reclama. Não tive nenhum problema. Só quero te dá uma dica, explore bastante as meninas do Banco de Leite, tire todas as suas dúvidas e não exite em chamá-las. Eu pertubei e mesmo assim tive problemas com fissuras nos seios rs. Usei a concha de amamentação 2 semanas antes do parto, para que o bico do meu seio ficasse mais protuberante. Qualquer coisa que vc precisa estou a disposição. Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi,Ju!! Fazia tempo que não comentava,mas sempre leio seus posts!! Estou crendo( em nome de Jesus!!rsrs) que o Felipe vai ser muito calminho...Vou esperar que ele faça a rotina de mamadas e depois vou ajustando conforme necessário. Estou com 28 semanas e amanhã vou fazer ultrason para ver meu bebezinho!! Bjim para vc e o João Pedro

    ResponderExcluir
  4. é interessante!!! depois me passa o nome dos livros q vc leu pq quero começar a ler. já comprei "o q esperar quando você está esperando", mas ainda ñ comecei a ler. só quero ler quando receber meu positivo.

    ResponderExcluir
  5. Jú,
    minha experiencia diz que isso não funciona, meus dois bebês foram diferentes, um não dormia nada, a outra já dorme pra caramba, um era preguiçoso pra mamar, a outra mama desde a primeira hora sem parar.
    O que vale mesmo é a tal da livre demanda.
    Ah, se precisar de alguém especializado em amamentação, faça uma consulta com a Soyama, é uma enfermeira bambambam no assunto, um amor de pessoa!
    Se precisar pode me ligar, escrever também, estou às ordens!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju. Td bem? Primeiro quero agradecer pelo kit de lençóis, gostei muito!
    Desde que a Cecília nasceu, eu mantenho essa rotina e ela se adaptou super bem. Eu só troco o banho, eu dou o banho pela manhã, mais ou menos 10h. Ela sempre acordava 4h da manhã e depois 6h ou 7h para mamar, e às vezes 2h, quuando estava de piti. rsrs... Depois foi diminuindo, com um mês e meio ela acordava às vezes 4h e depois que fez 2 meses não acordou mais de madrugada. O melhor da rotina é ensinar p bebê a diferença do dia e da noite, com isso tudo fica mais tranquilo e te ajuda muito a identificar o choro do bebê, vc saberá certinho quando for fome.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A minha experiência é de que a Livre Demanda é a melhor opção para a mãe e o bb, afinal ele não mama apenas por fome. Mas tmb por sede, por aconchego e até completar 3 meses de vida mama bem pouquinho cada mamada o que faz com que ele mame vááááárias vezes ao longo do dia e da noite. A rotina eu fiz com os horários dos banhos, dos passeios, mas a amamentação foi toda em LD e não me arrependo. Inclusive ele sempre dormiu bem a noite e durante o dia. Só agora que está com quase oito meses que fica bem acordado durante o dia. Bjinhos.

    ResponderExcluir