Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quarta-feira, 16 de março de 2011

Benefícios do colinho!



Olá meninas! Tudo bem com vocês?

Nossa, nem sei como agradecer os comentários lindos e queridos que fizeram sobre o chá e o quartinho do João Pedro! Muito obrigada pelo carinho viu...adoreii compartilhar com vocês esse momento tão único na minha vida!

Um amiga muito querida me mandou uma matéria e achei interessante postar para vocês.

Trata-se da importância do "colo" para o bebê. Na verdade, nós sempre ouvimos por ai, que ficar com o bebê no colo o-condiciona a sempre querê-lo e deixa a criança mimada etc...mas os argumentos recentes reforçam que a segurança e o afeto transmitidos a eles, sentimentos que mesmo em excesso não fazem mal a ninguém.


Realmente, o bebê quando fica pertinho da mãe, sentem-se aconchegados, pois reconhecem seu cheiro e batimentos cardíacos.
"É o que dá segurança e tranqüilidade à criança, além do toque, da voz e do olhar afetuoso da mãe. Por isso, não raro o bebê pára de chorar quando está em seus braços", diz a pediatra Maria Esther Ceccon, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo.

De acordo com o estudo realizado por esta doutora Maria Esther, são muitos os benefícios do colo para a criança, como:

1. O bebê se beneficia de estímulos físicos no colo da mãe. "Os movimentos intestinais da criança são impulsionados, e o calor do corpo materno faz com que ela fique mais relaxada. Essa combinação alivia as cólicas".

2.  Favorece a proximidade sonora e visual que a criança tem com os pais quando está em seus braços. "É um estímulo para o desenvolvimento dos sentidos do bebê".

3.  Neste contato a criança também desperta o amor dos pais, garantindo que a peguem mais e com carinho. "O colo é tão importante quanto a amamentação. O bebê requer toda a atenção. Não importa quem o segure, se a mãe ou pai, e sim o olhar amoroso que ele recebe nesse momento".

Há várias formas de segurar o bebê, e conforme vai convivendo e conhecendo seu bebê, vai entendendo qual posição ele se sente mais confortável e você também.

Mas existe alguns "colinhos" preferidos entre os babys, vamos aprender alguns?

* Na vertical:
Após a mamada, é o colo ideal. O bebê aninha-se todo no ombro da mãe, enquanto expulsa o ar engolido com o leite.


*De costas:
Seu corpo funciona como uma cadeirinha para o bebê. De costas para você, ele fica apoiado num de seus braços, enquanto o outro o contorna como um cinto de segurança. A criança adora passear pela casa assim.


*Cara a cara:
Com o bebê de frente para você, segure-o por baixo dos braços com os polegares, usando os outros dedos para sustentar suas costas e sua nuca. Levante-o um pouco, e ele vai brincar de alpinista, escalando sua barriga.


*De bruços:
Sustente o bebê virado para o chão, passando uma das mãos entre as pernas dele. O tórax e a cabecinha, levemente elevados, ficam apoiados em seu braço e junto ao seu corpo. É um colo especial para diminuir a dor das cólicas.



E ai, o que acharam dessa pesquisa? Vamos segurar muuuito nossos bebês? Na minha opinião, teremos o " felling" e saberemos a hora de segurar, a hora de não segurar, enfim, vamos estabelecendo nossa própria rotina, de acordo com o crescimento do relacionamento mãe e bebê, neh?!

Um beijo meninas!

Ju

6 comentários:

  1. Ju
    Adorei o post e te digo que vivo com a minha princesa no colo rs. Adoro ficar agarradinha com ela o tempo inteiro. Creio q vc tb passará por isso rs. No início tinha ciúmes, não queria que ninguém pegasse ela no colo. Agora já me acostumei um pouco rs.Confesso que tive um pensamento egoísta pq antes só eu sentia as coisas e agora depois do nascimento, todos iriam pega-lá rs.
    Graças a Deus nós estamos bem. Minha princesa tah desenvolvendo bem e já fez 3 meses. Beijocas.
    P.S: Adorei tb o poste anterior o quartinho ficou lindo digno de um príncipezinho. É o chá ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Ju, com o meu Dudu dou todo colo do mundo! Sou adepta desta nova corrente de que "carinho nunca é demais". Escuto muita gente dizendo que não pode, mas, por outro lado, todo mundo diz que tem que aproveitar porque passa muito rápido. E é mesmo verdade, parece que foi ontem que fui para o hospital e o recebi em minhas mãos e já, já ele completa 05 meses.
    Então a minha opinião de mãe é DÊEM TODO CARINHO, COLO, AMOR DO MUNDO PARA OS SEUS BEBÊS!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ju,
    Cheguei atrasadinha, mas não poderia deixar de comentar :)
    Adorei ver as fotinhos do chá de bebê, tudo de muito bom gosto e capricho, é tão gostoso saber que a gente preparou tudo com carinho, não é mesmo? Os docinhos pareciam estar deliciosos.
    Fico feliz que deu tudo certo e que você gostou do trabalho do Festa a Caminho.
    Falando sobre o quartinho do bebê fiquei encantada com a serenidade das cores e dos detalhes, com certeza João Pedro vai adorar esse ambiente sereno e calminho. Você caprichou no bom gosto :)

    Sobre a amamentação, você está certíssima em ler tudo sobre ela mesmo, parece que não, mas é uma coisa complicada e muitas vezes cansativa, mas não devemos abrir mão da amamentação jamais, os benefícios para o bebê e para nós mamães são infinitos :)
    Bjs. e boa sorte pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa pesquisa e mesmo antes de conhece-la já sou a favor de colinho , amooooooooooo
    bjss

    ResponderExcluir
  5. Ju, adorei!! Sou totalmente a favor do colinho.
    Atualmente é comum vermos muitas posturas radicias, como deixar o bebê chorando e tal.... o que eu sou totalmente contra.
    Claro que o mimo excessivo é prejudicial, mas acredito que o colinho da mamãe na hora certa seja o melhor para o bebê.
    Ju, moro no Sudoeste sim. Na 302. E vc?
    Meu parto será com a Dra. Maria Jocilda (ADOROOOO!!!) no Santa Lúcia ou Santa Luzia.
    Completo 40 semanas dia 22 de abril, mas não vou marcar não. Vou esperar entrar em trabalho de parto e.... seja o que Deus quiser!!! hehehe...
    Se eu aguentar o normal, ótimo. Se não, tudo bem também. Nada de radicalismos!!
    Bjão da xará,
    Ju

    ResponderExcluir
  6. ah ju que delicia segurar os bbs né...sempre quando vai um em minha igreja ,fico doida pra segurar...mas só se a mãe deixar...não quero ser aquela pessoa chata....creio que logo vou segurar o meu bb....bjinhos se cuida...fik com Deus

    ResponderExcluir