Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Expectativas e o bebê!



Olá meninas, tudo bem??
Estou em BH na casinha dos meus pais! Cheguei hoje e fico até semana que vem, mas com certeza, vamos nos falando normalmente tah! Adorooo estar aqui, sendo pararicada pela mamys rsrsr e a família toda! O jeito é aproveitar neh!

Mas li uma matéria e achei muito interessante sobre as expectativas que os pais criam em relação ao filho ( o que é de se esperar), mas dependendo da forma projetada, pode virar um peso para seu filho! Te explico o motivo.

Na psicologia a questão sobre o desenvolvimento da criança, divide em duas teorias: Conteúdos herdados geneticamente ou Conteúdos  adquiridos pelo ambiente. Na época que estudei sobre isso, já se falavam sobre a interação das suas teorias, e nesta matéria é o que o profissional afirma, que as duas teorias se completam.

Claro!! Considerando que a criança sente os aspectos ambientais e emocionais dentro do útero, de alguma forma ele vai aprendendo a captar estimulos e a respondê-los, e assim permanece ao nascer! Fico questionando que alguns bebês são calminhos outros mais agitados, ou seja, comportamentos muito distintos, que levam a crer que realmente fatores genéticos influenciam sua forma de ser e agir.

No entanto, o papel do ambiente é facilitar a utilização adequada dos seus comportamentos, pois enquanto a criança está amadurecendo, ela também influencia a família e ao mesmo tempo é influenciada.

Algo interessante é como os pais lidam com tudo isso. Muitos, quando o seu filho ainda está sendo gerado, os pais já estão fantasiando e idealizando seu futuro. "Todos esses projetos antecipam uma identidade na criança, atrelada ao puro desejo dos pais. Desejo que vai virando sutilmente uma espécie de “mandato secreto”." - Dr. Leonardo Posternak - presidente do Instituto da Família (IFA) e membro da comissão de saúde mental da Sociedade de Pediatria de SP


O que eu penso é que é inevitável os pais não imaginarem como serão seu bebês, e fantasiar mesmo possíveis situações e reações, enfim, acho impossível não haver esse tipo de pensamentos. Mas penso que, nós devemos ter esse cuidado sempre, saber que tudo que você fala, se comporta, pensa seu filho está absorvendo e com essa base, construindo sua personalidade, seus desejos, sonhos, caráter e podemos contribuir para que ele seja livre suficiente para entender e escolher o que é melhor para ele ser! Proporcionar todo o ambiente a fim de que suas verdadeiras caracteristicas se manifestem, e que o mundo receba dessa influência maravilhosa que seu filho tem para deixar registrado.

Estou filosófica hoje neh...ahahaha! Sempre peço a Deus, que meu filho seja um grande agente para fazer um mundo melhor, pois o mundo dele sendo melhor atingirá todos que estão em sua volta, e certamente muitos serão influenciados pela grande pessoa que ele(a) será!!

Será que isso não é idealizar e fantasiar,sobre caracteristicas que admiro num ser humano, e que espero que meu filho tenha??? Que seja, pelo menos vou lutar para que ele seja alguém melhor do que eu sempre!!! rs

Para terminar uma frase do J.P Sartre:

“É certo que minha história foge de mim, mas isso não significa que eu não seja o autor, foge porque os outros também fazem minha história.”

Ixiii, falei demais??rsrsrsr
O que vocês acham de tudo isso??

Beijinhos á todas.

6 comentários:

  1. Oi Ju,
    Ain... colinho de mamys é tudo de bom, né? Esses dias tb fui para Arcos/MG maatar a saudade, regarregar minhas baterias e ser chamegada pela minha família.
    Vc também é mineira?
    Bjim =D
    Gui.

    ResponderExcluir
  2. Oi Juh, ta sumidinha hein..
    Olha, a gente conhece varias historias de amigos dizendo que virou medico pq o pai era medico ou que o pai/mae queria que ele fosse engenheiro pq eles queriam ser e nao conseguirao!
    Nao tem como, sempre vai acontecer. Uns com menos influencia e outros com mais.
    Aqui em casa eu digo pra marido que quero que meus filhos facam faculdade, ele nao acha q eles devem fazer se nao quiserem, pois ele fez e nao segue a carreira, eu fiz e nao sigo tbm.
    Mas eles sendo inteligentes e com saude, sem fazer mal a ninguem eh o que importa!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vinda a BH!!!!!

    Acho que devemos fazer o melhor por nossos filhos, educando-os dentro dos preceitos que temos... desta forma, eles se tornarão pessoas de bem, se espelhando em nós.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eita, se esbaldando aí em BH hein?
    Aproveita por mim, já estou com saudades da minha terrinha...
    Amei seu post, preciso refletir muito sobre ele rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Realmente nada melhor do q estar perto da nossa família, esse fds eu vou visitar a minha tb fico tão feliz,lá todo mundo paparica a Mel e a mim tb rsrs pq a gente fica tão longe,aproveita ao máximo aí q eu vou aproveitar ao máximo aqui rsrs
    grande bjoooo

    ResponderExcluir
  6. Que bom está na casa da Mamy.....

    Parabéns......

    Bom descanso.....

    ResponderExcluir