Olá meninas!
Como foi o final de semana de vocês?? Espero que tenham aproveitado bastanteeeeeeeeee!!!
Estava pesquisando algumas matérias interessantes para vocês, e me deparei com uma informação que gera muita discussão entre os profissionais e entre nós ( mulheres, futuras mamys)!
O que vocês pensam sobre gestantes que bebericam bebidas alcóolicas? Posso confessar algo só para vocês? Eu já condenei altas vezes, mulheres com barrigão com uma tacinha de vinho na mão! Mas nem no final do ano?? Nãoooo, meu julgamento não perdoava nenhuma data comemorativa...ahahahahah!
Ufaaa..confessei! Mas será que nesse meu pré-conceito há fundamentos científicos?
É fato, que o o bebê está sendo influenciado com tudo que a mãe consome da gestação, e por isso há alguns alimentos que são proibidos para ela neste período, e o álcool é um desses! Mas será que só um "pouquinho" faz mesmo mal?
A resposta é:
Depende da quantidade. - É o que revela um estudo realizado pela University College London, no Reino Unido.
Os cientistas analisaram a saúde e o comportamento de mais de 11 mil crianças, até os 5 anos, e o consumo de bebidas alcóolicas de suas mães durante a gravidez. As mulheres foram divididas entre aquelas que não bebiam nada, as de consumo leve (cerca de uma ou duas unidades por semana ou em uma ocasião especial), moderado (que bebiam entre três e seis unidades por semana) e pesado (mais de sete unidades por semana ou seis em ocasiões especiais).
A pesquisa revelou que os filhos de mães que tiveram o consumo "leve" de álcool não apresentaram nenhum comprometimento no desenvolvimento comportamental e intelectual. Já as que consumiram uma quantidade maior de álcool, apresentaram comportamentos de hiperatividade ou problemas emocionais.
É lógico, que os médicos, aos serem questionados sobre o assunto, são unânimes em afirmarem a proibição total do consumo alcóolico, no entanto alguns entendem que o bom senso da gestante em tomar uma tacinha somente para comemorar algo, realmente não haverá influência no desenvolvimento do feto.
No entanto alertam, que no primeiro trimeste é extremamente PROIBIDO, pois as células do bebê estão se formando e se diferenciando, e o álcool prejudica o seu desenvolvimento.
Algumas recomendações, portanto, foram repassadas:
- Nos primeiros três meses de gestação (e nos últimos dias), a bebida alcóolica é totalmente proibida. No período inicial, as células do bebê estão se formando e se diferenciando, e o álcool prejudica o seu desenvolvimento;
- Mulheres que já têm algum problema que coloque a gravidez em risco devem ficar longe de qualquer bebida com álcool;
- Deixe para tomar um vinho ou uma champanhe (bebidas de menor teor alcóolico) somente em ocasiões especiais, como Natal, Ano-Novo, aniversário;
- Fique de olho na quantidade, que deve ser pouca MESMO. Se for tomar um vinho, não ultrapasse uma taça de 200 ml; se a bebida for a cerveja, uma latinha é o limite.
Lembre-se: é só um brinde;
- Bebidas destiladas, como vodca e uísque, estão proibidas!
O que vocês acharam da informação? Já viram alguma gestante com uma tacinha na mão e achou aquilo um absurdo? Hoje o que você pensa a respeito? Você grávida já consumiu bebidas alcoólicas?
Nos conte sua experiência!!!
Beijinhos á todas e ótima semana!