Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Nossa rotina!



Olá meninas!

Nossa, amei os comentários de vocês do post anterior. Estou visitando cada uma, mas devagar, pois quando sento para visitar vocês, meu thuthuquinho me chama...rs...! Vocês entendem neh? Mas obrigada por cada dica, e por cada comentário...

Hoje quero conversar com vocês algo polêmico, mas necessário. Como falei eu li o livro da Tracy " Encantadoras de bebês" e o livro rosa, estou lendo agora e pra mim está sendo muito melhor, pois é mais prático. Quando grávida, o azul tem mais conceitos...e o rosa é mais a realidade mesmo.

Li os comentários de vocês e muitas aderiram a " livre demanda" em relação a amamentação de seus babys, no entanto, estava achando que o João Pedro quase não ficava acordado, pois mamava toda hora e dormia e estava sempre resmungando querendo peito, ou seja, acordado queria mamar ou estava dormindo. No início, ok, recém nascido precisa mesmo dormir horas e horas, mas com 1 mês ( faltam 10 dias para fazer 2 meses), ele já fica um pouquinho a mais acordado.

Portanto, eu comecei a aplicar as dicas da Tracy e o primeiro dia foi tenso....ele se recusava a aceitar as regras! Na hora de dormir então, ele chorou muito, mas ai eu não forcei, e o-peguei no colo, dei mama e dormiu no meu colo mesmo...enfim, estou tentando, mas sem sofrimentos.

Mas comecei a inserir na nossa rotina o E.A.S.Y. que é algo coerente, e eu acredito em rotina, então fiz o teste e gente, está dando muito certo. João Pedro está mais feliz, mais relaxado, interage mais conosco pois tem a hora certa de tudo....estou amando, pois tenho mais tempo pra mim também, e o melhor, ele acorda não fica chorando, e passa até 1 hora acordado sem chorar até mamar. Vou explicar direitinho.

Tenho anotado num diário tudo que ocorre no dia do João Pedro, e o tempo das mamadas e de toda atividade que fazemos. Dai deu para ajustar no programa da Encantadora. Vejam como está o dia do meu bebê:

E ( comer ) 7h - acorda e mama ( espero arrotar, e dou mais 10 minutos de espera para não gofar)
A ( atividade) 7h30 - troco a fralda e dou banho de sol aqui na janela de casa mesmo ( 2 minutos de cada lado), dai troco ele e deixo no móbile uns 15 minutos
S ( sono) 8h30 - ( 1 hora e meia de sono) aqui ele já apresenta sinais de sono, bocejando e passando as maozinhas no rosto, então o-levo para o quarto e coloco a chupeta ( AHHH...to usando a chupeta sim meninas....) e nino no colo um pouco, quando estiver de olhinhos fechados, mas abrindo de vez enquando, coloco no berço, ele se mexe todo, e fico fazendo o " shishishih" e leves tapinhas e ele dorme.
Y ( eu) 9h - eu durmo

E - 10h - ele acorda, mama
A - 10h30 - troco
S - 11h - soneca de 40 minutos a 1 hora
Y - eu

E - 13h - acorda, mama
A - 14h - faço massagem shantala e dou banho
S - 15h- depois do banho ele mama e dorme
Y - eu

E - 17h - acorda e mama
A - 18h - troco neste período e meu marido chega e eles ficam juntos um pouco. As 19h, dou banho de baldinho, depois mama e preparo para o soninho
S - 19h30 - dorme
Y - lancho e fico com meu marido, pois esse momento é a hora que ele mais dorme no dia....tem dias que ele dorme até as 23h, ou até meia noite.
Dai quando ele acorda, ele mama, e nem acorda, já dorme de novo ( se faz cocô eu troco, senão eu não troco dessa vez, somente quando ele acorda na próxima vez)

No livro, ela diz sobre a mamada dos sonhos, que seria até as 23h, mas como ele ja acorda nesta hora, pulo essa parte. Acho que poderia dar peito neste intervalo das 19h as 23h, mas ainda não dei.

Depois ele costuma acordar as 2h da manhã, depois as 5h! Mas aqui que ainda estou tentando ver o que faço, pois ele acorda as 5h da manhã, mas mama pouco, e depois acorda as 6h e as 7h, ou seja, neste período do dia, não consigo evitar que chore e durma, ele quer mamar e eu sonolenta, nem ânimo tenho de tentar mudar esse hábito...rs!

Outra coisa, é na hora do sono, já tentei e até consegui quando o-coloco no berço meio acordado para dormir, mas ele chora e não relaxa nem com a chupeta, então prefiro pegá-lo no colo, com a chupeta ( sem peito) e ele adormece logo. Quando estiver mais velhinho, vou adaptando essas rotinas, conforme for observando ser necessário.

Bom, estou relatando para vocês, pois acho interessante compartilhar algo que está dando certo e quem sabe pode dar certo na sua casa também, mas quero frizar bem, que não vou fazer nada que eu perceber sofrimento para meu bebê, ou ser muito rígida ao ponto de não poder fazer algo, por ser hora disso ou daquilo....Acho que essas técnicas são válidas, pois foram observada por uma profissional com váaarias crianças e podemos aplicar para facilitar nossa vida, mas se não concordo com algo, não uso e pronto...como é o caso de colocar o bebê ainda acordado no berço, ou não deixá-lo adormecer em meu colo, ou dar a mamada dos sonhos...enfim, algumas coisas eu não aplico, mas adaptei outras dicas na nossa rotina e está sendo muito proveitoso.

Faça o teste, sinta como reage seu bebê, se ele se sentir mais confortável com a rotina, continue senão pare e tente fazer algo agradável para ambos. O João Pedro, como falei, está tendo mais tempo de ficar com agente, tempo de interagir, coisa que não fazia, pois ele mamava e dormia, e mamava toda hora, logo dormia toda hora....rs!

Alguém aqui já aplicou essa rotina e achou algo positivo para vocês? E de negativo, alguém tem algo para dizer? É bom trocarmos idéias neh meninas....

Um beijo grande á todas!


5 comentários:

  1. Oi Ju, é bom saber que as dicas do livro estão te ajudando com o Joaõ Pedro, tenho este livro (o rosa) não li todo, acho que quando estamos grávidas a gente se anima mais né rs..
    Quem sabe logo eu me animo pra ler, já parei de ler váárias livros pra não ficar ansiosa, daí estão todos lá parados rs..

    Um dia eu retomo a leitura deles, tomara que não demore muito né rs..

    Beijo Greande

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju!

    A rotina é a melhor coisa para um bebê, vc está colhendo os frutos de estar fazendo isso com seu pequeno... eu fazia dessa forma com minha filhota e sempre deu certo!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
  3. desde bebezinho sempre anotei tudo e tentava manter uma rotina.Mas só foi ficar tudo nos eixos mesmo quando ele completou 2 meses e as cólicas sumiram.
    Li por alto o livro,mas o que eu fazia era livre demanda, sempre após trocar a fraldinha,e antes de dormir ele tomava banho,sempre.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bem::::Que lindo esta o João Pedro, amado... adorei sua ideia de anotar toda a rotina com os horarios, muito bom para vc conseguir se programar, adotamos aqui em casa. Sobre a amamentação eu dei livremente p minha filha,mas estou cuidando mais com o João Vicente pois ele as vezes mama demais e depois vomita td, dá uma dó...então ja dei a chupeta tambem...ele é super bonzinho, só resmunga e umas 3 noites passou acordado até umas 2 da manha...dorme muito durante o dias e na hr de dormir arregala os olhos...rsrsrs mas tenho dificuldade de mante-lo mais acordado durante o dia, da uma peninha...
    Mas esta td uma delicia, estou curtindo o maximo esse momento e minha filhota esta sendo uma maezinha p ele, coisa mais linda!!!!!!!!!!!!!Meu marido ainda esta meio de licença maternidade, só trabalha de manha..rs o que me ajuda muito.
    E estou louca por um dia no salão tbem...hehehe
    Beijinhos querida...

    ResponderExcluir