Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bebê dorme a noite toda?

Olá meninas! Como está o final de semana?

Hoje estava dando uma olhadinha em algumas matérias sobre gestação e bebês ( que novidaaade neh..ahaha), e achei algo bem interessante.

É difícil imaginarmos que nosso bebezinho dormirá a noite toda! Na verdade, desde gestante, já nos preparamos para não dormir, pois o que mais ouvimos é a frase: " Durma muito agora, porque depois, vai ser difícil"!!!

No entanto, um estudo realizado por pesquisadores da University of Canterbury, na Nova Zelândia, envolveu pais de 75 crianças que preencheram um diário sobre o sono do filho durante seis dias por mês, do nascimento aos 12 meses. Os resultados mostraram que aos 5 meses 50% das crianças eram capazes de dormir entre 22h e 6h.

Como falamos num outro momento ( está no livro: Os segredos de uma encantadora de bebês), estabelecer uma rotina ao bebê desde o primeiro momento, favorecerá que ele se adapte e que o sono se organize mais facilmente. Mas as mamães de plantão ai, podem confirmar que isso não é nada fácil, é preciso muita paciência! Mas nós vamos tentar ne meninas...rs!

Algumas dicas então, para nós "aprendizes" na maternidade, do que devemos evitar:

1. Ninar bebê no colo diariamente (o correto é colocá-los na cama ou berço e ler por uns 15 minutos ou cantarolar embalando-o pelo mesmo tempo);

2. Não é bom ficar andando com o bebê pela casa para que ele pegue no sono. Dê uma fraldinha, que ele se auto ninará;

3. Passear no carro para que o bebê durma, nem pensar;

4. Não ofereça mamadeira ou chá a cada choramingo;

5. Pode ser uma delícia, mas não é correto ficar abraçados, lendo até eles dormirem. Você deve deixar o quarto deles quando estiverem sonolentos, mas ainda acordados. Eles devem perceber que estão sozinhos, para não se assustar quando despertarem no meio da noite;

6. Nada de inventar situações negativas em relação ao sono, como bicho-papão;

7. Atenção: Não faça do berço um lugar de castigo!


Acredito que nós mamães, estamos prontas para aprender e aplicar, na medida do possível, todas as técnicas estudadas e comprovadas para o melhor desenvolvimento do nosso filho e hormonia do lar.

Um beijo grande, curtam o final de semana!

Ju Chicrala

8 comentários:

  1. Oi, Juuuu!!!!!!
    Tudo bem?
    Olha, o Gui dormiu muito bem até começar a frequentar a creche, aos 4 meses. A partir daí até um ano foi um caos. Li diversos livros sobre o assunto nada adiantou. Só o tempo. A Duda sempre dormiu a noite toda. Uma beleza. Vai entender.....

    ResponderExcluir
  2. Juju estar informada em tudo sobre cuidar do bebê...vai minimizar esta tarefa tão abençoada....que é ser mãe...Beijo filha...Vc é uma benção!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sus dicas. Também li que desde de a barriga começam a ter seus horários de sono e posição para dormir. Se for isso mesmo o meu dorme a noite toda! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ju,
    É muito bom saber que você está lendo tudo sobre gestação e bebês, mamães informadas são mamães preparadas. Parabéns :)
    São dicas bem importantes, pois se a gente faz certinho desde o começo com uma boa rotina, o bebê se acostuma e tudo fica mais fácil. Agora, se a gente cria "manias", a hora de dormir vira pesadelo, rsrsrs
    Também fiquei feliz que você tenha fechado com as meninas do Festa a Caminho, elas são muito caprichosas e espero que dê tudo certo. Com seu bom gosto, tenho certeza que vai ficar tudo lindo! É mesmo uma correria essa preparação, mas deixar tudo pronto ajuda e muito quando chegar a hora.
    Aproveite bem a feira de bebês e realmente as roupinhas, principalmente as RN que são pequenininhas, são as mais fofas. Dá ou não dá uma vontade louca de sair comprando tudo? ahahaha
    bjs e boa sorte pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Lá em casa não funcionou, mas tomara q eu seja exceção e vc seja uma abençoada!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. As dicas acima postadas são preciosas, mas nem sempre funcionam, vai depender do temperamento do bebê e da mamãe. Sugiro que leia "Soluções para noites sem choros", um livro que, além de ser mais suave e delicado, é bem mais realista que os da Tracy Hogg (a que se dizia encantadora de bebês).

    ResponderExcluir
  7. Quero te dizer que a tribulção produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança....
    fique firme em seus objetivos e Deus te ajudará
    bjinhos tenha uma linda semana.

    ResponderExcluir
  8. essa encantadora de bebes e uma charlatona. prega domesticar um RN, que so precisa de carinho e atencao, coisas que a mae tem de sobra.

    fico muito triste d eler que ainda exstem pessoas que se deixam enganar com esse tipo de postura, e o pior, que ainda existe pediatra que afirma que bebes possuem manias.

    ResponderExcluir