Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Comportamento familiar

Olá meninass! Tudo bem com vocês?

Amanhã faço 19 semanas, obaaaaaaaaaaa!!! Mega feliz! E então, amanhã venho dizer á vocês como foi essa semaninha tah!

Hoje, gostaria de compartilhar sobre uma entrevista que vi na Tv e achei interessante o tema discutido.

Realmente, antigamente a estrutura familiar era bem diferente da de hoje, onde a mãe ficava em casa cuidando dos filhos e o pai trabalhava fora. A criança recebia tudo de bom e de ruim em casa, pois tinha essa atenção 24h por dia.
Hoje, muita coisa mudou. Os pais vão trabalhar fora e a criança vai pra escola, creche, a convivência com os amigos é bem maior, e o controle dos pais neste sentido, ficou mais restrito.

O psicólogo na entrevista, destacou o problema da "falta de disciplina interna"! Comentou que na Ingleterra, foi realizado uma pesquisa na qual comprovaram que a vontades do filho sempre satisfeitas dificulta sua progressão como indivíduo. Eles são aprendem a produzir, e como sempre são supridos em casa, facilmente transferirá essa necessidade de estarem sempre supridos para a sociedade.

Se reina em casa, deverá reinar na rua!!!

Um dica no comportamento dos pais, seria a implantação da cidadania familiar. Estabelecer tarefas, mesmo que mínimas, para que elas possam aprender que cada um faz a sua parte, tem sua responsabilidade. Lembrando que a família é o primeiro núcleo social que o seu filho está descobrindo e aprendendo.

O que deve-se evitar, é colocar o filho na posição de Rei, onde ele tem o direito de fazer o que quer. Podemos achar isso muito distante de nós, mas imagine só: você tem 1 filho apenas, passa o dia trabalhando, e ao chegar em casa seu filho te pede tal comida, quer assitir tal programa na tv, quer seu tempo o tempo todo, até competindo essa atenção com o pai, mas o que você sentiria nesta situação fictícia?

Poxa, muitas de nós, tentaríamos suprir nossa ausência e faríamos que o nosso filho está pedindo. Na situação onde a mãe tem a possibilidade de ficar com seu filho o dia todo também ocorre isso. Como seu filhinho foi tão esperado e amado, é difícil para a mãe negar certas coisas, apenas pelo motivo de não mimá-lo!

Algumas situações parecem que servem somente para as mães de filho único, mas já pensaram que existem pais que criam seus filhos como únicos mesmo numa família com mais filhos? Estou louca?? Não....

Observem que é a maneira como os pais criam, que fazem seus filhos serem indivualistas, sem limites, com suas vontades sempre supridas, não conhecem o "não", enfim, independente de ter 1 ou mais filhos, analise a forma que adotou para educá-lo, se não está fazendo demais por ele, coisas que ele já tem condições de fazer para si mesmo, e estimule a auto-estima do seu filho, pois ele saberá que ele pode fazer e se sair muito bem naquela tarefa!

Lembre-se: LIMITES aos filhos, desenvolverá uma personalidade saudável

Um beijo grande, ótimo final de semana á todas!!!


5 comentários:

  1. Oi Ju! já 19 semanas que delícia como o tempo passa hein, ainda não vi foto da barriguinha estou ansiosa pra te ver gravidinha.

    Gostei da matéria, com certeza os tempos mudaram a realidade hoje é bem outra e isso altera e muita na criação dos filhotes.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Filha, li, sua matéria sobre educação de filhos...Parabens linda...Cada dia melhor...Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju, lendo esse seu post me recordei do livro "Quem Ama, Educa" e em um dos capítulos o autor, Içami Tiba, que se não me engano tbém é psicólogo comenta que devemos fazer nossos filhos, desde bebês, experimentarem as frustações, pois certamente ele terá várias ao longo da vida e para não ser pego de surpresa com essa nova emoçãqo já grande e fora do lar que ele a experimente pelas mãos dos pais e como exemplo citou que ao invés de pegar seu bebê do carrinho ao primeiro resmungo espere um pouco mais, deixe ele resmungar e até (às vezes) chorar e ai sim pegue e converse com ele.
    Temos de educar os filhos para suportar os amores e as dores do mundo, então tratá-lo como rei só fará com que as dores ofertadas pelo mundo sejam mais fortes do que muitas vezes são.
    Enfim, tudo isso comporta muita reflexão, autocontrole, equilibrio e ação!
    Bjs pra Vcs.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o tema que vc abordou nesse post. Desde já precisamos estar bem conscientes em relação a educação que vamos dar aos nossos filhotes. Anna Sophia com certeza não será a rainha da casa. E desde cedo vamos ensiná-la com amor a ter limites. Bjks

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por estar comigo durante este ano ,que possamos continuar no proximo ano,obrigado pelo carinho de sempre... que seus desejos se realizem....boas festas...você é muito especial pra mim... ツbjinhosツ
    ღfik na paz de CRisto.ღ

    ResponderExcluir