Blog da JuCHICrala

Blog da JuCHICrala

segunda-feira, 4 de abril de 2011

34 semanas



Uauuu...estamos na 34ª semana! Quando penso, confesso que me dá um friozinho na barriga gente...rs! Mas ao mesmo tempo, ansiosa para pegar e ver meu baby lindo! Deus é bom! Posso dizer que minha gestação está sendo muito tranquila e não tive muitos desconfortos! Entrando no último mês, acho que estou começando a me sentir mais pesada, cansada, azia ta forte....e para dormir está sendo mais complicado...mas por pouco tempo, então nem vou ver passar neh...rs!

Vou tirar fotos todas as semanas agora, até o final, pois já percebi que estou mudando a cada semana...! uiii...rs

Ouvi dizer que mais no final da gestação, por ter menos espaço, o bebê se moveria menos...mas até agora não senti nenhuma mudança. Na verdade, são movimentos mais rigorosos...mais firmes e amooooooooooo rsrsr!

Ah, falei que li o livro " Choro e Conforto" da Johnsons neh? Meninas, maravilhoso o livro!! Eu amei, e sei que será tipo livro de cabeceira! Livro que a todo tempo, recorremos para tirar dúvidas. Ou seja, vale a pena ter um.

Primeira coisa que ele já expõe é que estudos feitos em comunidades não-ocidentais, onde há mais contato corporal e a amamentação é feita à medida que o bebê solicita, apontam que há menos choro!!! INTERESSANTE NÃO?



Dentre vários pontos apontados no livro sobre o choro, em um certo momento, ele classifica em 2 desconfortos que o bebê enfrenta, e chora.

1º - Desconforto emocional - nos primeiros dias, todos os bebês precisam de conforto e da confiança proporcionados pelo colo. Quando o bebê chora, você deve ser capaz de identificar se há algum desconforto físico ( logo falaremos dele) ou emocional. Se estiver tudo ok com suas condições ambientais, é provável que ele precise se sentir reconfortado.

* Insegurança: Fica feliz no colo, ou próximo aos pais, sentindo que está próximo de alguém que conhece.

* Tédio: o bebê pode chorar por estar entediado. Isso ocorre normalmente lá pelos 5 meses, mas acontece mais cedo nos bebês mais ativos e atentos.

* Excesso de estímulos: esse ítem achei muito interessante, pois eu já presenciei muitas pessoas fazendo gracinhas, enfiando bonequinhos na cara do bebê para ele parar de chorar e nada resolve. Além do mais, hoje nós, mamães, achamos
" lindos" os brinquedinhos sonoros, que piscam, e as vezes isso pode atrapalhar. Atentar à isso!!!

* Muito cansaço: a criança muito cansada precisa ser acalmada. Pode ser útil utilizar técnicas como embalá-la ao som de uma música tranquila, abrançando-a, ambiente silencioso, pouca luz, um banho gostoso...

( O recém-nascido adora a segurança do colo, sentindo o ritmo do seu coração, enquanto examina seu rosto sorridente )



2º -  Desconforto Físico -

* Fome: Ao sentir fome o bebê chorará. Mas antes de amamentar, observe os sinais para certificar que trata-se de fome mesmo, como: chupar os dedos, abrir e fechar as mãos sobre o peito.

* Sede: Os bebês não precisam de outro líquido senão o leite materno. Então se achar que está com sede, dê de mamar.

* Fraldas sujas ou molhadas: Observar sempre se a fraldinha está sequinha, senão deve trocar.

* Gases: isso já sabemos neh meninas! Gases são os responsáveis pelas temíveis cólicas! Para tentar evitar, ao amamentar coloque o bebê numa posição mais ereta possível, com a cabecinha mais elevada que o corpo. E após amamentar, coloque-o de pé no seu colo e dê tapinhas leves nas costinhas, isso vai ajudá-lo a elimitar os gases.

* Muito calor ou frio: o bebê não consegue regular ainda a sua temperatura, e precisa da sua ajuda. Para descobrir se ele está com frio ou calor, sinta a " barriga dele" e não as mãos ou pés. Se estiver quentinha, ele pode estar com calor, e se estiver mais fria, pode estar com frio.

* Mudança de posição: seu bebê pode estar querendo mudar de posição e não consegue fazer sozinho, por isso chora para que você o ajude. Então, dê uma viradinha nele, e veja se para o chorinho.

A personalidade do bebê também influencia muito se será um bebê irritável e por tanto chora mais, ou mais calminho. O interessante é observar todos os sinais do seu filho e as vezes até anotar para ir se acostumando com os sinais.

Então, quando seu bebê estiver chorando muito, tente consolá-lo que poderá resolver sim.

- Embalar o bebê no colo é sempre bem vindo!! Seu batimento cardíaco, sua respiração, e movimentos ritmados ajudam o soninho do seu bebê chegar.
- Afagos, acariciando suavemente a testa ou qualquer outra parte do corpo do bebê ajuda a relaxar.
- Massagem quem não gosta?? rs. Até os bebês gostam. Então crie esse vínculo e ganhará além do relacionamento entre vocês dois, menos chorinhos...rs
- Músicas sempre ajudam.
- Dar uma voltinha na casa, só para mudar de ambiente, pode ser uma alternativa.

Dicas legais ne? Eu também amei...estarei colocando algumas para vocês aqui ok!

Um beijo grande a cada uma, e ótima semana!!

4 comentários:

  1. Otimas dicas.. e fazem efeito melsmo.... a maioria delas eu testei... o mais importante e difícil é vc manter a calma nesses momentos de choro...

    bjao...

    ResponderExcluir
  2. Que mamãe mais bem informada! Por mais contraditórias que sejam as inúmeras informações que recebemos enquanto gestante, mais tarde tudo será muito útil. Vc vai juntar tudo que ouviu, vai somar ao seu instinto maternal e saber usar aquilo que melhor se adaptar ao seu bebê e família. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. oiii ju eu te avho linda elegante uma princesa ja te acompanho faz tempo mas nunca comento rsrs
    parabéns pelo seu casamento e pelo bebe vc esta muito bonita ,sou mãe de um menino tbm um sonho é a maior alegria da minha vida ,vc vai ver ,bom so passei para dizer que te acompanho e te admiro um beijo grande e fica com DEUS

    ResponderExcluir
  4. Ju,
    Que é a GO que está te acompanhando?
    Vc poderia me passar o contato?
    Estou a procura de GO aqui em BSB, mas tá difícil acertar.
    Super beijo =D
    Gui.

    ResponderExcluir